Contrato de prestaçÃo de serviços tratamento ortodôntico



Baixar 35,26 Kb.
Encontro20.08.2018
Tamanho35,26 Kb.


CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TRATAMENTO ORTODÔNTICO
PACIENTE:

DATA NASCIMENTO:

ENDEREÇO:

CIDADE:

ESTADO:

TELEFONE:

PAI:

MÃE:

NOME DO RESPONSÁVEL:
TRATAMENTO ORTODÔNTICO
1 Considerações Gerais:
O bom resultado de um tratamento ortodôntico está vinculado à capacidade do profissional que o executa, mas depende em muito de um paciente cooperativo. Parte dessa cooperação deve ser resultado do conhecimento deste tratamento, suas regras, riscos e benefícios.
2 Tratamento e outras alternativas:
O tratamento Ortodôntico é executado de acordo com um planejamento baseado em informações clínicas como o exame da cavidade bucal, análise facial e outras, advindas de documentação radiográfica dos arcos dentários e fotografias.

A decisão do que fazer será tomada com base científica, contudo influenciada pela experiência do profissional e pela sua filosofia de trabalho. Você deve considerar portanto, que a opção de tratamento sugerido pelo seu dentista não é a única e que provavelmente haveria outra forma de tratá-lo.

Encare o plano proposto como aquele que, pela sua experiência, o profissional julga melhor por estar apto a realizá-lo.
3 Em relação ao que fazer, as alternativas mais comuns são:
a) Tratamento com extração ou sem extração.

b) Na falta de elementos dentários, tentar aumentar espaços ou mesmo conservá-los para próteses ou implantes, ou fechar os espaços colocando dentes em posições atípicas.

c) Nas discrepâncias esqueletais, tratar compensando com movimentos dentários ou musculares, através de aparelhos ortopédicos funcionais, ou utilizar os recursos da cirurgia ortognática.
4 No tocante ao como fazer, as variáveis seriam:
a) Aparelhos ortodônticos fixos ou removíveis.

b) Aparelhos ortopédicos mecânicos associados.

c) Aparelhos ortopédicos funcionais.

d) Aparelhos ortopédicos funcionais associados a ortodônticos fixos.


As informações sobre o diagnóstico, plano de tratamento e aparelhos que serão adotados, serão apresentadas ao paciente. Analise isto como uma alternativa e considere de forma prioritária as informações sobre os compromissos do tratamento, ou seja, o que será corrigido e quais as informações advindas disto.
5 Benefícios:
O objetivo do tratamento é colocar os dentes, dentro do possível, em suas posições, considerando todas variantes de forma, tamanho, posição e características incomuns ou anormais, melhorando a distribuição de forças durante a mastigação. Isto protege as raízes dos dentes, o osso de suporte, o tecido gengival e articulação temporo-mandibular.

O correto alinhamento dos dentes ajuda a manutenção de uma boa higiene bucal e conseqüentemente a diminuição do risco de cárie e de doença periodontal. Além disso, o sorriso vai ficar mais agradável com os dentes alinhados e esteticamente isto é significativo.


A intensidade destas melhoras vai depender das condições iniciais de cada caso e muito da resposta individual ao tratamento ortodôntico. Esta resposta é desconhecida e dependente das condições biológicas e do envolvimento e participação do paciente no processo. Porém, um prognóstico é possível e vai ser fornecido sem o compromisso de ser exato, característica de toda atividade na área de saúde. Ocorrências importantes e não esperadas durante o tratamento serão prontamente comunicadas. Assim como qualquer anormalidade deve ser comunicada primeiramente ao profissional que está fazendo o tratamento ortodôntico.
6 Problemas:

As atividades na área de saúde, envolvendo a ortodontia, tem riscos e limitações. Embora sejam exceções na prática clínica, é importante que você conheça problemas potenciais:




  1. Tempo de tratamento:

Não há uma previsão exata, mas uma estimativa será fornecida. Crescimento craniofacial inadequado, diversidade nas respostas biológicas, faltas freqüentes, quebra de aparelho e pouca cooperação com os aparelhos removíveis, podem alongar o tempo de tratamento e impedir a obtenção de um bom resultado final.
b) Descalcificação:

Principalmente com o uso de aparelhos fixos, a escovação deficiente e uma alimentação inadequada, muito rica em açúcar, poderia marcar o dente definitivamente com manchas brancas. Este problema pode ser agravado com inflamação na gengiva e em casos extremos, chegar a perda do tecido ósseo.

-Obediência aos princípios de higiene que serão fornecidos e a manutenção das visitas semestrais ao cirurgião dentista serão procedimentos indispensáveis para controle destes problemas.
c) Reabsorção:

É muito comum o arredondamento do ápice radicular (perda da ponta da raiz) como conseqüência da movimentação do dente através do osso. Mais rara é a reabsorção acentuada da raiz, embora geralmente mesmo nestes casos não haja conseqüência significativa. Alguns pacientes têm tendências a este tipo de ocorrências.


d) Recidivas:

Nome dado à tendência do dente movimentado voltar à sua posição de origem. Isto pode ser parcialmente controlado pelos aparelhos de contenção, com excesso da região dos caninos e incisivos inferiores. Com o tempo, podem ocorrer alterações por outros fatores fora do controle do ortodontista, como: alterações introduzidas por crescimento ou resultado da manutenção e envelhecimento da face, alterações funcionais como respiração bucal, hábitos bucais e, hipoteticamente, até a erupção dos terceiros molares (dentes do siso), além do mau uso do aparelho de contenção e hábitos ou alimentação inadequada que ocasionam quebra destes aparelhos. Nestes casos o custo de nova aparatologia de correção a serem confeccionados ficará por conta do paciente.


e) Alterações na ATM (Articulação Temporo-Mandibular):

Problemas na ATM, causando ruídos, dores localizadas ou difusas na cabeça ou no ouvido podem aparecer. Estes problemas podem ocorrer com ou sem tratamento ortodôntico.

Mantenha seu ortodontista informado se estas alterações acontecerem.
f) Irritação:
Alguns aparelhos, como os braquetes ou a parte interna do AEB (Arco Extra-Bucal), podem causar irritação (vermelhidão ou inchaço) e, raramente, lesará (causará feridas) a mucosa ou as bochechas. Isto costuma acontecer depois da adaptação inicial que dura em torno de dois ou três dias, mas tem regressão simples e não chega a ser problema.

Infecções bacterianas ou viróticas, conhecidas ou não, ocorrem com ou sem o uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, devendo ser comunicado imediatamente ao dentista.


g) Acidentes com aparelhos:
É necessário atenção ao manipular os aparelhos extra-bucais. No momento de sua colocação ou retirada, tenha cuidado. Apesar de seu desenho, que busca minimizar a ocorrência de acidente, o aparelho pode machucar sua mucosa, bochechas, faces ou sobretudo os olhos. Evite usar o aparelho quando estiver participando de atividades esportivas ou outras que possa criar contato íntimo com pessoas.

Pequenos aparelhos de acrílico como jig ou desprogramadores da musculatura deverão estar firmes para não serem deglutidos - o que só ocorrerá se o paciente não comunicar a sua mobilidade excessiva.


h) Problemas gerais de saúde:
Algumas doenças como diabetes, disfunções renais ou hormonais, podem ter influência sobre os efeitos do aparelho nas reações provocadas nos dentes e nos tecidos de suporte. o mesmo ocorre com medicamentos, inclusive pílulas anticoncepcionais.

Mantenha seu dentista informado sobre o seu estado de saúde, inclusive sobre pílulas anticoncepcionais.

A desinfecção química do instrumental, produtos descartáveis como sugadores e cuidados com a lavagem adequada das mãos, são procedimentos suficientes para a mútua proteção, evitando contaminação. porém, em caso de doenças infecto-contagiosas informe o profissional para que providências, como atendimento isolado ou mudanças no esquema rotineiro de atendimento, possam ser tomadas para a sua proteção, a do profissional e a de outras pessoas.
7 Atendimento:
O paciente será sempre atendido com hora marcada ou, eventualmente, quando houver problemas com o aparelho ou dúvidas, em atendimento extra, marcado com a antecedência possível. o ortodontista e suas auxiliares sob supervisão, prestarão o atendimento tentando obedecer o horário marcado, mas contando com a flexibilidade exigida por procedimentos que sejam necessários e não previstos. Por outro lado você também pode alterar o horário de sua consulta, mas não o faça se houver um motivo consistente e comunique com antecedência.

Pacientes transferidos ou enviados de outros profissionais, ortodontistas ou não, deverão trazer os informes pertinentes sobre intervenções anteriores em qualquer especialidade. As informações deverão ser apresentadas por escrito, datadas e serão anexadas à documentação do contrato.

Caso o paciente não apresente, ficará responsabilizado por qualquer manifestação que ocorrer por falta de conhecimento do ortodontista.
8-Informações específicas sobre o tratamento ortodôntico a ser adotado para
Diagnóstico:

Prognóstico:

Descrição geral dos aparelhos a serem utilizados:

Previsão estimada do tempo de tratamento:


Outras Observações:

9-Honorários:
Os honorários referentes ao tratamento ortodôntico serão pagos na forma de parcelas mensais no valor de R$ _________________________________________________________

enquanto durar o tratamento, que terá uma duração provável de ______ meses.


Os pagamentos mensais serão efetuados durante todo o tempo que decorrer o tratamento e independem da freqüência ao consultório, ou seja, paga-se todos os meses na data estipulada e não somente quando se vai ao consultório (se houver a necessidade do paciente comparecer mais de uma vez no mesmo mês, pagará apenas uma mensalidade. Da mesma forma, também paga-se uma mensalidade mesmo se o cliente não precisar comparecer.
As mensalidades serão reajustadas com base na variação acumulada do IGP-M, ou índice substituto do mesmo, em caso de extinção e de acordo com a periodicidade autorizada por Lei.

A primeira mensalidade deverá ser paga em ___________________________e no mesmo dia nos meses subseqüentes.


As mensalidades pagas em atraso serão acrescidas de multa de 2%, juros de 1% ao mês e correção monetária, de acordo com o índice oficial, bem como as despesas com protestos e honorários advocatícios eventualmente gastos com os procedimentos de cobrança, administrativa ou judicial.
Os pacientes ou responsáveis poderão a qualquer momento desistir do tratamento ortodôntico, resguardando o mesmo direito ao profissional se algumas das cláusulas não estiverem sendo cumpridas.
Caso o paciente ou responsável desistam do tratamento, não serão restituídos os valores já pagos, o mesmo ocorrerá quando o profissional interromper o tratamento por motivo justo (faltas freqüentes, ausência do consultório por 03 meses ou mais, higienização deficiente, falta de uso do aparelho removível, ou qualquer outro motivo que impossibilite o prosseguimento normal do tratamento)
O profissional não se responsabiliza pelas conseqüências acarretadas da interrupção do tratamento por desistência do cliente ou responsável, ou interrupção, por motivo justo, por parte do profissional e também pelas conseqüências advindas de grandes ausências do consultório.
Após a remoção do aparelho e colocação das contenções, os retornos rotineiros ao consultório serão com 30 dias, 6 meses, 1 ano e depois anualmente durante 5 anos. Nestes retornos o valor a ser pago será o valor da consulta vigente.
Cirurgias e outros tratamentos clínicos necessários não estão incluídos no tratamento.
10-Autorização:
Conhecendo e tendo entendido as informações pertinentes ao tratamento a ser realizado em ______________________________________________________, autorizo a sua execução e autorizo também o uso da documentação ortodôntica, incluindo fotografias, tomadas antes, durante e após o tratamento e período de contenção, com propósitos de consulta profissional, pesquisa, educação ou publicação em revistas profissionais.

(Cidade) (DATA)

....................................................... ...........................................................

(Assinatura do paciente) (Assinatura pai ou responsável)


....................................................... ...........................................................

(Testemunha) (Testemunha)

.....................................................



(Cirurgião Dentista)




©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal