Considerando o esquema acima, assinale a afirmação verdadeira



Baixar 110,98 Kb.
Página1/2
Encontro17.01.2019
Tamanho110,98 Kb.
  1   2

01 - (UECE/2016)

Um sistema heterogêneo G é constituído por uma solução verde claro e um sólido marrom. Esse sistema foi submetido ao seguinte esquema de separação:



Ao destilar-se o líquido Q sob pressão constante de 1 atmosfera, verifica-se que sua temperatura de ebulição variou entre 115 ºC e 130 ºC.

Considerando o esquema acima, assinale a afirmação verdadeira.

a) A operação 1 é uma destilação simples.

b) O sistema heterogêneo G tem, no mínimo, 4 componentes.

c) A operação 2 é uma decantação.

d) O líquido incolor Q é uma substância pura.

02 - (IFSC/2016)

O óleo de cozinha usado não deve ser descartado na pia, pois causa poluição das águas e prejudica a vida aquática. Em Florianópolis, a coleta seletiva de lixo recolhe o óleo usado armazenado em garrafas PET e encaminha para unidades de reciclagem. Nessas unidades, ele é purificado para retirar água e outras impurezas para poder, então, ser reutilizado na fabricação de sabão e biocombustíveis.

Fonte: http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/comcap/index.php?cms=reoleo&menu=5
Acesso em: 20 Jul. 2015.

Considerando essas informações e os processos de separação de misturas, é CORRETO afirmar:

a) Óleo e água formam uma mistura homogênea.

b) Para separar o óleo de cozinha de impurezas sólidas e água, podem ser usadas, respectivamente, a filtração e a decantação.

c) O óleo é uma substância mais densa que a água.

d) A filtração é um método usado para separar a água do óleo.

e) Óleo é uma substância composta e água é uma substância simples.

03 - (UEPG PR/2016)

Em um acampamento, um estudante do curso de química da UEPG deixou cair na areia todo o sal de cozinha disponível. Utilizando seus conhecimentos de química, ele conseguiu recuperar o sal de cozinha, separando-o da areia. Nesse contexto, assinale o que for correto.

01. A mistura de sal de cozinha com areia é uma mistura heterogênea.

02. A primeira etapa para separar a mistura de sal de cozinha com areia é a adição de água à mistura para a dissolução do sal de cozinha.

04. A adição de água produz a mistura de sal de cozinha, areia e água, que através de um processo de filtração simples, separa a areia do sal de cozinha + água.

08. A separação do sal de cozinha da areia pode ser realizada por destilação simples.



04 - (UECE/2016)

Uma planta descoberta recentemente por pesquisadores da EPAGRI de Itajaí (Santa Catarina) é a matéria-prima para a produção do primeiro sal vegetal no Brasil. O sal de cozinha também é, prioritariamente, extraído da água do mar e das minas de sal gema. O processo tradicional de extração do sal de cozinha da água do mar é uma

a) destilação simples.

b) decantação.

c) cristalização.

d) convecção.



05 - (UNIFESP SP/2016)

O abastecimento de água potável para o uso humano é um problema em muitos países. Para suprir essa demanda, surge a necessidade de utilização de fontes alternativas para produção de água potável, a partir de água salgada e salobra, fazendo o uso das técnicas de dessalinização. Estas podem ser realizadas por meio de tecnologias de membranas ou por processos térmicos. Na figura está esquematizado um dessalinizador de água do mar baseado no aquecimento da água pela energia solar.



(http://aplicacoes.mds.gov.br. Adaptado.)

a) Dê o nome do processo de separação que ocorre no dessalinizador representado na figura. Descreva o processo de separação.

b) Compare as propriedades de pressão de vapor e de temperatura de ebulição da água do mar com as respectivas propriedades da água purificada. Justifique sua resposta.



06 - (UFPR/2016)

A extração de petróleo em águas profundas segue basicamente três etapas: i) perfuração, utilizando uma sonda; ii) injeção de água pressurizada, que extrai o petróleo das rochas subterrâneas; e iii) separação do petróleo misturado com água e pedaços de rochas.

A terceira etapa é realizada por meio dos métodos de:

a) decantação e filtração.

b) extrusão e evaporação.

c) sedimentação e flotação.

d) destilação e centrifugação.

e) evaporação e cromatografia.



07 - (UNICAMP SP/2016)

As empresas que fabricam produtos de limpeza têm se preocupado cada vez mais com a satisfação do consumidor e a preservação dos materiais que estão sujeitos ao processo de limpeza. No caso do vestuário, é muito comum encontrarmos a recomendação para fazer o teste da firmeza das cores para garantir que a roupa não será danificada no processo de lavagem. Esse teste consiste em molhar uma pequena parte da roupa e colocá-la sobre uma superfície plana; em seguida, coloca-se um pano branco de algodão sobre sua superfície e passa-se com um ferro bem quente. Se o pano branco ficar manchado, sugere-se que essa roupa deve ser lavada separadamente, pois durante esse teste ocorreu um processo de

a) fusão do corante, e o ferro quente é utilizado para aumentar a pressão sobre o tecido.

b) liquefação do corante, e o ferro quente é utilizado para acelerar o processo.

c) condensação do corante, e o ferro quente é utilizado para ajudar a sua transferência para o pano branco.

d) dissolução do corante, e o ferro quente é utilizado para acelerar o processo.



08 - (FM Petrópolis RJ/2016)

[...] a água é levada do manancial para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Já o tratamento de esgoto é feito a partir de esgotos residenciais ou industriais para, após o tratamento, a água poder ser reintroduzida no rio minimizando seu impacto ao ambiente. Podemos dividir o tratamento de água em duas etapas, as quais chamamos de tratamento inicial e tratamento final.

Disponível em:

  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal