Conheça a técnica e os tipos de vocal rasgado que existem na música alternativa



Baixar 96,01 Kb.
Encontro15.09.2018
Tamanho96,01 Kb.
Berrar ou gritar, eis a questão.

Conheça a técnica e os tipos de vocal rasgado que existem na música alternativa.


Por: Bruna Menezes



Mitch Lucker, ex-vocalista do Suicide Silence; fazendo a técnica em seu show.

Muitas pessoas têm uma espécie de preconceito com esse tipo de vocal, por ele ser agressivo, muitas vezes protestante, e muitas vezes "sujo" , ou seja, pessoas que não tem conhecimento não entendem o que se está sendo cantado. Mas com essa reportagem, serão mostradas técnicas e tipos desse vocal rasgado, que podem esclarecer muitas dúvidas ou até mesmo acabar com esse preconceito.

Berros são encontrados no estilo hardcore, deathcore, deathmetal, metalcore, entre outros. Esse tipo de vocal requer muita técnica para ser usada. O principal dessa técnica é o diafragma, uma parte do nosso corpo que fica dentro da caixa torácica abaixo do pulmão. Quando ele é contraído, a densidade do ar diminui e o ar entra, quando o diafragma fica relaxado, a densidade do ar aumenta e o ar sai. Quando contraímos o diafragma, nossa região acima da barriga bem aonde termina a caixa torácica fica dura, com um controle de respiração, incluindo entrada e saída de ar do nosso corpo, mais nossas cordas vocais forma esse vocal rasgado. Mas, existe muita técnica, e prática para isso, fazendo da maneira errada pode causar sérios problemas. Sabemos que estamos fazendo da maneira errada quando tossimos, quando sentimos coceira na garganta, ou até mesmo dores. Caso você sinta qualquer um desses sintomas, pare! Por quê? Porque está usando apenas a garganta, e isso é ruim porque trará consequências, essas consequências, são: Cuspir sangue, perda de voz, voz com rouquidão em excesso, e você pode até mesmo rasgar uma corda vocal. Um exemplo de que teve problemas com essa técnica é o cantar Danny Worsnop vocalista da banda britânica Asking Alexandria, que teve uma das cordas vocais. Passou por uma série de tratamentos, mas sua voz ficou com um pouco de rouquidão, e não consegue cantar mais afinadamente, porém ainda continua a fazer essa técnica vocal.





Danny Worsnop, vocalista da banda Asking Alexandria, cantando.

Curiosidades :


A maioria das pessoas acham que existem um único tipo de berro, e resumem estas técnicas como uma gritaria só. Mas, não é verdade. Existe vários tipos desse vocal. Aqui há alguns deles e suas descrições:

  • Growl - Esse tipo, é bem grave e sujo. Ou seja, pessoas que não têm conhecimento, ou que não sabem fazer, a maioria das vezes não consegue entender o que está sendo pronunciado com essa técnica.



  • Death Growl - Ele é parecido com o Growl, porém a voz fica bem mais rouca, e pode-se entender alguma coisa.

  • Sneal - Ele é parecido com o Death Growl, mas um pouco mais agudo, porém continua sendo bem rouco.



  • Pig Squeal - Esse é mais conhecido por " mata porco ". O som dele é exatamente o som de um porco, quando provavelmente está "chorando", ou quando o estão matando.

Fontes: Entrevista com Francisco Ullmann; Videos no YT; Wikipedia;


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal