Congresso Universitário da Lagoinha – 19/09/16 Luz do Mundo – o cristão e a universidade na transformação da sociedade Serie



Baixar 40,79 Kb.
Encontro25.08.2018
Tamanho40,79 Kb.
Congresso Universitário da Lagoinha – 19/09/16

Luz do Mundo – O cristão e a universidade na transformação da sociedade

Serie: Prática Cristã

Tema: Reações Inesperadas

Texto: Filemon

Proposição: O texto de Filemon nos ensina que um encontro com Jesus transforma as nossas vidas e hoje vamos estudar como nossas reações podem refletir a sua glória.
Boa noite a todos.

- Apresentação pessoal

- Abraço do Pr. Paschoal e da PIB

- Agradecer ao Pr. Bruno, Pr. Vinicius e a todo o pessoal da Liga.


- Pedir a Pizza – Ilustração de reações inesperadas

Para começarmos, quero contar uma história. E nesta história você vai decidir o final. Isso mesmo, tipo você decide. Não sei se é da sua época este programa. Mas com certeza é da época de alguns dos pastores aqui e de alguns um pouco mais velhos do que eu. O Programa é da época em que o Pr. Richard colocava o VHS do desenho moda amarela do Smilinguido para seu filho o Zulato assistir.

Mas se você não estava nesta época deixa eu te contar como funcionava o programa...

Um prisioneiro foge de uma delegacia, e ainda rouba algum dinheiro do delegado da delegacia. Vai para outra cidade, fugindo, e lá conhece um homem. Nas conversas com este homem, o prisioneiro se converte. E volta para se encontrar com o delegado. E agora você decide. O que o delegado deve fazer? Prende-lo novamente, ou perdoar ao prisioneiro? Esta é a história com algumas adaptações que vamos estudar nesta noite.

Nesta noite vamos falar sobre reações inesperadas.

Vamos buscar entender como no dia a dia nossas reações podem refletir a glória de Jesus. Isto mesmo, como na prática podemos viver diariamente com Jesus e impactar as pessoas à nossa volta. E assim transformar

Na teoria tudo é muito bonito. Sabemos que devemos andar com Jesus em todo tempo. Agora na prática, é um pouquinho diferente. Na prática, na correia do nosso dia a dia algumas vezes Jesus acaba ficando de lado.

Legal, o que você tem que fazer? Ler a Biblia, orar (quantas vezes por dia?), vir a igreja, o que mais.

Nesta noite vamos estudar as reações de Paulo, Filemon e Onésimo, três personagens crentes de uma mesma história na carta de Paulo a Filemon. E entender como na minha e na sua vida devemos agir para refletirmos a sua glória onde estivermos.

Ter atitudes que refletem quem realmente somos em Cristo vai lhe fazer andar na Contra mão do mundo, em uma contracultura. E isto é o que acontece aqui nesta carta. E assim ser esta luz do mundo na transformação da sociedade.

E assim, através das suas reações mostrar o amor de Jesus pelos seus amigos, pelos excluídos, pela sua família e pelas pessoas a sua volta.

O livro de Filemon é o menor das cartas de Paulo no Novo Testamento. Faz parte, juntamente com Efésios, Filipenses e Colossenses, de um conjunto de Epístolas da Prisão. (Tito...Filemon...Hebreus)

E hoje quando o culto acabar, você poderá voltar para a casa correndo e dizer para sua mãe, ou quem sabe alguém que ficou em casa. Que no culto você leu um livro inteiro da Bíblia! Só não conta qual é, pois este é bem curtinho.

Baseado na história do você decide do começo. Esta carta mostra que Onésimo, um escravo, entre os milhões que haviam no império romano, rouba uma quantia de dinheiro de seu senhor, chamado Filemon, líder da Igreja em Colossos e foge. Por fim, chegou a Roma onde seu caminho se cruzou com o de Paulo. Se por pedir ajuda, ou por aparente “acidente”, (se é que você me entende), ele se converteu. E foi enviado com uma carta muito simpática para aliviar seu retorno ao seu Senhor.

Paulo escreve esta carta para Filemon, sua esposa Áfia e seu filho e cooperador Arquipa, e a igreja que estava na sua casa. Pedindo a Filemon que recebesse de volta seu escravo, agora irmão no Senhor Jesus.
Texto Filemon

1 – Paulo prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemon, também nosso colaborador;



2 – e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro em lutas, e a igreja que está em sua casa,

3 – graça e paz a vos outros, da parte de Deus, nosso Pai e Senhor Jesus Cristo.

4 – Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações,

5 – estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos,

6 – Para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo.

7 – Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor; porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio.

8 – Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo, para te ordenar que convém,

9 – prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora até prisioneiro de Cristo Jesus;

10 – sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas.

11 – Ele, antes, te foi inútil, atualmente, porém, é útil, a ti e a mim.

12 – Eu te envio de volta em pessoa, quero dizer; o meu próprio coração.

13 – Eu queria conserva-lo comigo mesmo para, em teu lugar; me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho;

14 – nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade.

15 – Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre,

16 – não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim, e com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor.

17 – Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo.

18 – E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta.

19 – Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei – para não te alegar que também tu me deves te a ti mesmo.

20 – Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este beneficio. Reanima-me o Coração em Cristo.

21 – Certo, como estou, da tua obediência, eu te escrevo, sabendo que farás mais do que estou pedindo.

22 – E, ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, vos serei restituído.

23 – Saúdam-te Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus,

24 – Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.

25 – A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.”
O texto de Filemon nos ensina que um encontro com Jesus transforma as nossas vidas e hoje vamos estudar como nossas reações podem refletir a sua glória.

1ª Reação – Envolver-se além das expectativas

Paulo

12 – Eu te envio de volta em pessoa, quero dizer; o meu próprio coração.

13 – Eu queria conserva-lo comigo mesmo para, em teu lugar; me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho;

14 – nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade.

Paulo durante seu primeiro encarceramento em Roma, em prisão domiciliar esperando julgamento. Encontra Onésimo, fala de Jesus para ele, o escravo fugitivo se converte. Só isto já é uma mudança tremenda. Paulo mesmo na prisão continua pregando e falando de Jesus.

Mas vendo a mudança na vida de Onésimo e conhecendo a sua história, ele decide se envolver além das expectativas comuns.

Escreve uma carta, a Filemon seu filho na fé. Líder da Igreja em Colossos e senhor de escravos. Pedindo para aliviar a pena de Onésimo, que naquela época seria a morte.

Além disso, Paulo se coloca no lugar de Onésimo, colocando como no versículo 12, o seu próprio coração. Ele se rebaixa a mesma condição de Onésimo, de escravo. E então envia, Onésimo de volta para Filemon com a Carta. Esperando que tudo desse certo.

Acredito que Paulo só não foi junto, porque estava preso, se não iria também.

Agora, vamos falar a verdade, imagina que alguém em sã consciência iria mandar uma carta para um senhor de escravos pedindo para aliviar a pena de um escravo fugitivo e ladrão e se preciso fosse, se colocaria no lugar dele.

Tem coisas que só Jesus pode fazer. Esta reação de Paulo não cabia para a época em que vivia. E ainda não cabe para a nossa época. Mas quando vivemos com Jesus nossas reações não vão ser aquilo que as pessoas esperam de nós, mas aquilo que Jesus espera de nós.

O que Paulo estava fazendo?

Simplesmente aquilo que havia aprendido. Assim como um dia Jesus havia se colocado no lugar de Paulo, pois ele não merecia a salvação. Agora ele também estava se colocando no lugar de Onésimo e tentando ajudar além das expectativas da época.

Mas e no seu caso, como você pode demonstrar Jesus na sua vida além das expectativas?

No seu trabalho, na sua faculdade, com as pessoas que você conhece, em casa?

Por exemplo, algum amigo seu aqui da igreja está passando por um tempo difícil de sua vida. Ai você prontamente vai e ora por ele. Legal. Mas ele continua passando pela dificuldade. Tudo bem você não vai resolver tudo, mas será que não pode fazer um pouco mais? Não estou diminuindo o poder da oração, mas em alguns casos usamos a oração como desculpa de não se envolver e tentar ajudar um pouco mais.

- História do roubo em um dos cultos da semana de Avivamento. E como comecei a orar e mobilizar pessoas para levantar uma oferta e conseguirmos comprar de volta os itens roubados. E durante isto e meu amigo muito triste e desanimado.

- Outro exemplo. Família de um universitário que estava passando por necessidade. Pai sem emprego, mãe internada e o menino estava mantendo a casa com o seu salário de estagiário. Fique sabendo da situação e Deus já havia colocado um valor no meu coração. E Chamei os líderes das células que quisessem ajudar. E juntamos 800,00 e fizemos uma compra do mês para a família.

Sabe porque Fizemos? Um dia estava orando, e Deus me trouxe a memória aquilo que já tinha feito na minha vida. Com relação as compras e agora eu também precisava fazer o mesmo. As pessoas estão esperando homens e mulheres de Deus que queiram se envolver além das expetativas nas vidas delas.

Sabe, nós temos um modelo errado de evangelismo. Como se falar de Jesus fosse encontrar um estranho na rua e falar de Jesus e esta pessoa se converte. Até pode acontecer, mas é muito mais fácil por relacionamento. Chame seus amigos, pessoas que não são da igreja para jantar na sua casa. Não para falar de Jesus, mas para falar de tudo. E quando surgir o assunto de religião, você pode falar um pouco.

Já aconteceu com você? Alguém te parar na rua e começar a gritar e te convencer que precisa aceitar a Jesus se não vai para o inferno. Não precisa ser pelo medo, mas pelo amor. Que a pessoa vai ver na sua vida.

- Pastor Filipino – e o amigo indiano.

A ideia é mostrar que podemos fazer mais sim, podemos nos envolver mais na vidas das pessoas. E isto faz a diferença, pois as pessoas estão tão acostumadas a viver por si só, que quando você faz algo assim as pessoas são surpreendidas por um pedacinho da glória de Deus aqui na terra.

Além de se envolver mais do que as expectativas, faz a sua parte. Primeiro, acerta a sua vida com Deus. Pois não vai adiantar você ficar se envolvendo além das expectativas e depois ficar vacilando e fazendo coisas erradas.
2ª Reação – Confiança para acertar as contas com o passado

Onésimo

11 – Ele, antes, te foi inútil, atualmente, porém, é útil, a ti e a mim.

Onésimo, o escravo ladrão e fugitivo que se converteu ao se encontrar com Paulo. Ele teve um encontro com Jesus e este encontro trouxe uma mudança de vida.

Ele entende que precisa acertar as contas daquilo que havia deixado para trás. Mas, isto não é normal.

Ele poderia ficar muito bem em Roma, fazer uma vida por lá. Afinal de contas havia se convertido, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. Não é isso que a Bíblia diz?

Ou quem sabe pegar a carta de Paulo e ao invés de voltar para Filemon, fugir no meio do caminho.

Nenhuma outra pessoa em sã consciência iria voltar. Ainda mais voltar para a morte, que era o que a lei dizia quanto ao caso de Onésimo.

Mas Onésimo não precisava ser igual a todos os milhões de escravos do Império, ele era diferente, ele tinha Jesus. E por isso a sua decisão de voltar não fazia sentido algum aos demais.

Paulo sabia que Jesus iria resolver a situação. Mas e Onésimo, novo convertido. Ele precisou confiar no Senhor de que Ele iria cuidar, não havia mais nada que ele pudesse fazer, a não ser voltar para o seu Senhor.

E quanto a você? Quais as áreas da sua vida que você precisa acertar? Quais são as áreas que você precisa confiar que Jesus vai cuidar? Quais são os acertos no seu passado que você precisa fazer? Pedir perdão, acertar as coisas em casa, com alguém que lhe causou algum mal? Quais são?


  • história que o Pr. Paschoal já contou algumas vezes da mulher que tinha problemas com roubo. Vendeu o carro e foi acertar com cada um dos lugares que havia roubado.

  • História dos egipicios que se convertem, passam por um ano de discipulado e depois escolhem se estão prontos para morrer por Jesus e acertar as contas com a família.

Gente, isto não é normal.

Mas e se não der certo, e se tudo piorar? Calma, Confie, Jesus está no controle.

Sabe porque isso, pois aqueles que vivem com Jesus não podem ter problemas não resolvidos no passado. Pois, se Onésimo fizesse isto seu futuro poderia ser comprometido.
3ª Reação – Abrir mão do seu direito

Filemon


14 – nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade.

15 – Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre,

16 – não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim, e com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor.

17 – Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo.

Filemon, um Senhor de escravos, crente, líder da Igreja que se reunia em sua casa na cidade de Colossos. Que havia sido prejudicado com a fuga e roubo de seu escravo Onésimo.

Por aspectos da carta, Paulo era próximo a Filemon e seu pai na fé. Quando coloca por algumas vezes que poderia ordenar, mas está só pedindo em amor para que Filemon alivie a pena do escravo.

Agora, Filemon estava no seu direito. Legalmente a coisa certa a fazer seria matar o escravo, até para mostra para os demais o que poderia acontecer se outro tentasse fugir. Imagina o que poderia desencadear se Filemon simplesmente o inocentasse, não só entre os seus escravos, mas inclusive nos outros escravos da cidade e da Igreja, pois na Igreja haviam outros senhores de escravos.

E Paulo começa com uma ideia muito estranha para época. Que agora um escravo cristão deveria ser recebido não mais como escravo, mas como irmão. Pois somos todos iguais no senhor. O que para época era inadimissivel.

Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.Colossenses 3:11

Paulo não estava fazendo a abolição da escravatura, mas mostrando que em Jesus não existem mais diferenças entre nós. Independente da origem, cor, posses, ou classe social, ou qualquer coisa que nos distingue. Mas em Jesus e por Jesus somos todos iguais.

Olha a situação em que ele se encontra. Ou agrada a Deus e também seu pai na fé, absolvendo Onésimo e pagando o preço com os demais senhores de escravo e escravos locais. Ou faz com que a lei se cumpra e acalma os ânimos de todos na cidade, porém vai contra a vontade de Deus.
- Situação do Banco – Entrar ou não com uma ação. Todos entraram, mas todos sabiam e recebiam pelo que faziam.

A mas estava no meu direito, estava e iria ganhar. Mas orei e entendi que não devirá fazer, pois no fundo já havia recebido por cada hora extra que havia feito.

Não estou dizendo que você nunca deve entrar com uma ação, estou dizendo que deve, mas sempre entendendo a vontade de Deus para sua vida. Não buscando agradar a homens, mas agradar a Deus.

Existem áreas em sua vida em que você também precisa abrir mão do seu direito?

-Seja algum que lhe causou mal, e você continua esperando que esta pessoa te procure para acertar tudo, quando na verdade você precisa fazer isso.

- Seja algum problema no trabalho que não adianta ficar olhando para os demais, quando você deve fazer a sua parte independente dos demais

- Ou, quebrar o orgulho e resolver algumas situações em casa.

- Ou, quem sabe dos seus sonhos, para começar a viver os sonhos de Deus para sua vida.

Não sei qual reação inesperada você terá que fazer, mas aquilo que entendemos em Jesus é que devemos pagar o mal com bem.
Conclusão:

Não está aqui no texto, mas o final desta história também tem uma reação completamente inesperada.

50 anos após este evento. Inácio, um dos grandes mártires da Igreja é levado preso de Antioquia para Roma. No caminho escreve cartas para as Igrejas da Ásia menor. Uma destas cartas é para a Igreja de Éfeso. E no primeiro capítulo desta carta ele tem muito a dizer sobre o grande bispo de Éfeso. O nome deste bispo era Onésimo. O escravo fugitivo que teve sua vida restaurada pelo poder de Jesus e agora passou de escravo para um ministro do evangelho.

- eu mesmo, quando era novo tinha os meus próprios planos. Queria ser advogado, ganhar dinheiro rápido (quem não quer) investir em imóveis e depois deixar tudo para ir para missões. Mas um dia quando tinha apenas 16 anos Deus me disse, que os meus planos eram muito bons, mas se ele voltasse antes de nada valeria apena. E naquela noite em casa ele me disse que seria o meu sustento e aquele que iria guiar o meu futuro.

Quando andamos com Jesus ele quer fazer parte de toda a nossa vida, não apenas de um pedaço. Ele quer cuidar de todas as áreas. E resolver cada uma delas.

Mas quando fazemos isto, algumas das nossas reações serão completamente inesperadas aos olhos das outras pessoas. Ir na contra cultura. Pagando o mal com o Bem, dando a outra face, demonstranto cuidado, amor pelas pessoas, se envolvendo, acertando o passado e abrindo mão de alguns direitos.

Mostrando onde você estiver que não é apenas mais um em meio a multidão. Mas é um servo do Senhor que age conforme a sua vontade. Que é boa, perfeita e agradável.

- Final com a Pizza e oferta para o entregador.



Apelo

Para aqueles que querem ter sua vida transformada assim como Onésimo

Para aqueles que precisam acertar áreas da vida e demonstrar mais a Jesus onde estiverem. Sendo uma luz onde estiverem. Enchendo esta cidade de reações inesperadas, até o ponto de se tornarem esperadas e normais. E usarem suas profissões para a glória de Deus. (ficarem de pé)

Apelo para chamado para tempo integral no minstério, assim como foi com Onésimo. Precisamos de novos profissionais em todas as áreas, mas também precisamos de novos pastores e novos missionários.



Aceitando o convide de ser a luz e o sal que a nossa sociedade tanto precisam.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal