Componentes curriculares comuns



Baixar 133,22 Kb.
Página1/2
Encontro19.08.2018
Tamanho133,22 Kb.
  1   2

COMPONENTES CURRICULARES COMUNS

I MÓDULO

GESTÃO, ANÁLISE E DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Modelos emergentes de gestão empresarial. A empresa, os novos paradigmas emergentes e seus impactos no mundo dos negócios. Ciclos de Vida das Organizações. Fundamentos do Diagnóstico Organizacional. Modelos de Diagnóstico Organizacional. Comportamento Organizacional. Ferramentas de Diagnóstico Organizacional. Análise de Cenários.

24h

GESTÃO FINANCEIRA E TRIBUTÁRIA: Função financeira nas Organizações. Análise Dinâmica dos Indicadores Financeiros. Análise da Estrutura de Capital. Decisões Estratégicas de Financiamento e Investimento. Técnicas Metodológicas Adotadas na Auditoria de Tributos. Prevenção Contra Fraudes e Sonegação Fiscal.

24h

Gestão e consultoria: Avaliação de Produtos e Serviços Necessários a uma Organização. Fonte Única e Fonte Múltipla. Global Sourcing. Desenvolvimento de Fornecedores e Parcerias com Fornecedores Internacionais e Nacionais. Conceito de Consultoria, Consultoria como Processo Interativo. A Consultoria Ambiental, NBR ISSO 10019. Relação entre governança e transparência, contabilidade, responsabilidade social e meio ambiente.

24h

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: Redação de textos empresariais e oficiais. Como redigir um texto técnico e as necessidades gerenciais e organizacionais. Linguagem Verbal. Comunicações Orais e escritas. Linguagem e comunicação. O texto e sua linguagem.

20h

ÉTICA: Conceituação de Ética e Moral Individual e Moral Social. Concepções Éticas Filosóficas e Implicações Profissionais. O Exercício da Profissão e suas Responsabilidades Sociais e Políticas. Código de Ética do Profissional.

24h

GERENCIAMENTO DE EQUIPES: Conceitos e definições básicas de gestão de pessoas. Mercado de trabalho e perfil profissional. A gestão de pessoas e os novos paradigmas emergentes e seus impactos no mundo dos negócios. Sistema de gestão de pessoas e as interfaces com as outras áreas da organização. Papel e Funções da Consultoria e Auditoria de Pessoas na Organização.

24h

DIREITO E LEGISLAÇÃO organizacional: Princípios e Normas Gerais de Tributação. Principais Tributos e Taxas (federais, estaduais e municipais) nas Atividades Empresariais. Incentivos Fiscais. Regime Jurídico e Proteção dos Recursos Ambientais. Estudo Sobre a Legislação Trabalhista com Enfoque em Admissão e Demissão de Empregados.

24h

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: Universidade no Mundo e no Brasil. Funções da Universidade: Pesquisa, Ensino e Extensão. A função da Universidade no Mundo do Trabalho. Didática do Ensino Superior como Componente Diretor do Processo de Ensino-Aprendizagem. Técnicas e Métodos de Ensino. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. O Professor como Orientador do Processo. Elementos e Processos de Avaliação no Ensino Superior.

24h

COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: A concorrência capitalista como indutora da construção de vantagens competitivas. Dimensões, formas e dinamismo da concorrência. A firma, seus limites, sua expansão, seu núcleo de competência. O mercado e suas particularidades. As vantagens locacionais e a competitividade sistêmica. Internacionalização e Competitividade.

24h

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA: Definição de Pesquisa. Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa. As Concepções que Norteiam a Pesquisa Educacional. Abordagem Qualitativa e Quantitativa em Educação. Tipos, Técnicas e Instrumentos de Pesquisa. Projeto de Pesquisa e Etapas da Investigação Científica. Formas de Apresentação do Trabalho Científico.

24h

COMPONENTES CURRICULARES ESPECÍFICOS DE EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL.

II MÓDULO

LOGÍSTICA EMPRESARIAL: Introdução à Logística. Tipos de Logística. As três dimensões da Logística. Logística Empresarial definida: missão, atividades primárias e secundárias ou apoio. O escopo da Logística Empresarial. A logística como fundamento para o comércio: atacado e varejo. A interligação entre administração de materiais e administração da produção com a logística. A Logística no Mundo, no Brasil e no Amazonas (Manaus).

24h

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DA CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO: Conceitos básicos de logística integrada e da cadeia de suprimentos. Relacionamento entre logística e a Cadeia de suprimentos. A Gestão da Logística de Suprimentos. Necessidades de previsão da cadeia de suprimentos. Organização e controle da cadeia de suprimentos. Decisões de localização das instalações. O processo de planejamento de rede. Planejamento e controle de estoques. Definindo os canais de distribuição. Gestão da armazenagem e distribuição: centros de distribuição.

24h

GESTÃO DO TRANSPORTE E A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS : Papel do transporte na estratégia logística. Modalidades de transportes e sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga, distância e tempo. Os diversos tipos de transportadoras e os operadores logísticos. Roteirizarão e controle de frotas. Planejamento de instalações de armazenagem e de centrais de distribuição. As operações de recebimento, armazenagem, abastecimento, atendimento de pedidos, embalagem e expedição em CDs. Indicadores de desempenho relacionados à armazenagem, transporte e distribuição.

24h

ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO NA PRÁTICA: Planejamento Estratégico Logístico: conceitos, tipos de planejamento estratégico. Aplicação através de uma atividade prática conhecida por Diagnóstico Situcional em Logística Empresarial com a aplicação da estratégia e planejamento: escolher uma empresa para avaliação geral do ambiente logístico da organização em análise. Identificação dos gargalos logísticos nos procedimentos praticados em uma área logística da organização. Análise dos dados levantados. Desenvolvimento da estratégia e do desenvolvimento logístico.

24h

SEMINÁRIO PESQUISA: Os elementos estruturantes do Projeto de Pesquisa. A definição dos objetivos. Indicação da relevância e atualidade da pesquisa. A Construção dos procedimentos teórico-metodológicos. A elaboração do instrumental para operacionalização da pesquisa. Coleta, organização, análise dos dados coletados e divulgação dos resultados. Indicação da contribuição da pesquisa.

24h

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Articulação entre objeto de estudo e problema. Articulação entre método, abordagem e tipo de pesquisa. Articulação entre as técnicas e instrumentos de pesquisa. A imbricação da revisão de literatura à pesquisa. Análise dos dados. Elaboração individual de artigo científico com base nas exigências normativas preconizadas pela Faculdade Salesiana Dom Bosco.


24h

TOTAL DE HORAS


380h
  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal