ClassificaçÃO 1 provas de pista corridas



Baixar 11,44 Kb.
Encontro26.08.2018
Tamanho11,44 Kb.

ATLETISMO

PROF° ALESSON BELO

CLASSIFICAÇÃO

1) PROVAS DE PISTA

CORRIDAS


  1. Rasas: 100, 200, 400m

  2. Obstáculos: 100 metros c/barreiras feminino, 110 metros com barreiras c/barreiras masculino - 400 metros c/barreiras - 3.000 m. c/obstáculos.

c) Revezamento : 4 x 100 e 4 x 400

d) Corridas de meio-fundo: 800 metros - 1.500 metros

e) Corridas de fundo:  5.000 metros - 10.000 metros 

2) PROVAS DE CAMPO


  1. Saltos: Em altura - triplo - em distância - com vara

b) Arremessos e lançamentos: arremesso de peso, arremesso de disco, arremesso do martelo , lançamento de dardo.

c) Provas combinadas:,

* Heptatlo (para mulheres: 100m c/barreiras, salto em altura, 200 metros, santo em distância, lançamento de dardo e 800 metros)

* Decatlo (para homens: 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 110 m c/barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo, 1.500 metros).  



Regras Gerais para os Eventos de Corrida

O corredor é desqualificado após duas largadas em falso. Para o pentatlon, contam-se três largadas em falso.

Corridas: o Corredor deve permanecer na raia durante a competição. (raias = 1,22m de largura)

O corredor deve iniciar atrás da linha de largada.

O corredor será desqualificado caso impeça o progresso de outro corredor de forma a obstruir, empurrar ou interferir e ganhar uma injusta vantagem.

O corredor deve usar tênis ou calçados atléticos.

Queimar a largada implicará em um falso início, que poderá levar à desqualificação da competição.

Os atletas não são automaticamente desqualificados por deixarem as raias assinaladas caso não ganhem vantagem.



Regras Gerais para os Eventos de Revezamento

Os corredores devem passar o bastão no interior da zona de troca.

Os corredores não podem atirar o bastão ao fazer o passe.

Os corredores devem permanecer em suas raias durante a prova de revezamento dos 4x100 metros.

Os corredores são desqualificados caso obstruam, impeçam ou interfiram no progresso de um outro corredor.

No interior da zona determinada [take over], apenas a posição do bastão é decisiva e não a posição ou localização do corpo ou membros dos competidores.

No revezamento de 4x400m, a corrida no primeiro percurso, bem como em parte do segundo percurso até o final da primeira volta no segundo percurso devem ser realizadas inteiramente dentro dos limites das raias.

Regras Gerais para o Salto em Distância

Sempre iniciar atrás da linha de largada.

O melhor de três saltos não-consecutivos será considerado como placar final.

Mensuração da distância do salto a partir da linha de largada / tábua à impressão mais próxima deixada na areia por qualquer parte do corpo.

Deixar a caixa de areia pelas laterais ou por atrás. Retornar pela pista e cruzar a linha de largada resultará em falta.

Corrida: o Atleta deverá ser capaz de saltar pelo menos 1m, a distância mínima entre a tábua de salto e a caixa de areia.

Posição: o Atleta deverá usar os dois pés na largada.

Regras Gerais do Salto em Altura

Não toque a área demarcada, os suportes ou a barra, nem atravesse o plano horizontal ao decidir não mais saltar, após uma tentativa ruim. A tentativa poderá ser reiniciada caso a área demarcada, a barra ou o plano horizontal não tenham sido tocados e ainda reste tempo.

Não salte sobre a barra durante a competição ou durante o aquecimento para a competição.

Não dê a largada com os dois pés. A largada em saltos em altura de qualquer estilo deverá ser realizada com um só pé.

Saia do colchão amortecedor pelas laterais ou por atrás.

Três faltas consecutivas de qualquer altura determinarão a posição final. O placar final será a última altura obtida.

O atleta deve ser capaz de saltar pelo menos 1m, pois a altura mínima de abertura para todas as provas de salto em altura é de 90 cm.

Regras Gerais para Eventos de Arremesso

Utilizar uma bola de tamanho e peso oficiais de softball, tênis ou arremesso.

Entrar e sair por trás do ringue/círculo ou área de arremesso.

Arremessar a bola de softball ou de tênis de forma livre.

O melhor entre três arremessos não-consecutivos será marcado como placar final.

Não ultrapasse nem pise sobre linha da área de arremesso de softball, nem sobre a tábua de salto de arremesso.



Arremesso de Peso: O arremesso válido deve ser iniciado a partir do ombro e das linhas do pescoço com apenas uma das mãos. O peso não cai abaixo do ombro.



©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal