Ciclo de vida do produto



Baixar 497,03 Kb.
Página1/5
Encontro09.01.2018
Tamanho497,03 Kb.
  1   2   3   4   5
Ciclo de vida do produto

  • Permite-nos evitar o erro de achar que o rendimento deste ano será igual ao rendimento do ano anterior.

  • Será que uma empresa está com crescimento alto porque o produto é muito bom ou porque se trata de uma fase específica do ciclo de vida do produto?

  • É um instrumento de passagem do crescimento para maturidade do produto; permite prever vendas

A primeira fase designa-se por product development e vai até ao momento em que os ganhos decorrentes da venda do produto não compensam o investimento nele feito (nesta fase os produtos estão apenas a ser desenvolvidos pelo que o produto não estão a ser vendidos). Assim, os lucros são negativos até ao ponto de inversão, este último correspondente à introdução do produto no mercado.



A partir desta altura até ao momento de maior lucro, em que o produto passa de uma fase de crescimento para uma fase de maturidade os lucros são sempre crescentes. As fases de crescimento são curtas para os bens de grande consumo pelo que possuem também longos períodos de maturidade de lucros duradouros (os bens com fases de crescimento mais duradouras são por norma também aqueles que tem fases de maturidade mais alargadas). Para bens tecnológicos, as fases de crescimento são pouco rentáveis atendendo a que a elevada tecnologia implica constantes e avultados investimentos em I&D que dificilmente são cobertos pelos lucros, ainda que elevados. À medida que o produto estabiliza aumenta a pressão dos concorrentes. As empresas tecnologias ou mesmo as industrias cinematográficas, onde o dinheiro é gasto nas fases de divulgação, só terá response durante o período de lançamento que determinará se o produto é um fracasso ou um sucesso.

Contras:

  • A teoria de ciclo de vida do produto é boa para as fases iniciais do produto, onde é possível homogeneizar os comportamentos, mas é na maturidade que a previsão se torna fraca pois a instabilidade é enorme.

Vantagens:

  • Permite tomar decisões acerca do momento no qual colocar um produto no mercado corroborando a ideia do first mover advantage, materializada em margens de lucro maior, maiores quotas de mercado e estabelecimento do nível de qualidade do mercado por um curto/médio período de tempo.

Exceções:

  • A história do marketing está cheia de empresas de sucesso que não foram as primeiras a chegar ao mercado, pois existem estratégias como: diferenciação, investimentos elevados em marketing (publicidade e promoção) e entrada em estágios iniciais da fase de crescimento.

Aula Teórica 13 – Marketing

Introdução - Na segunda parte deste semestre iremos avaliar as componentes do marketing mix, estudo que já se iniciou com o ciclo de vida do produto. Na prática, quando iniciamos o trabalho de grupo definimos logo um dos P´s, o Produto.

Mas o que é o produto?

  • Ao contrário do que se possa pensar, a chave não passa por distinguir o que é produto ou serviço, desde que se encarem esta realidades como algo que pode ser oferecido no mercado para ser vendido, ou obter atenção, satisfazendo uma necessidade ou desejo.

  • Os produtos podem ser coisas tão diversas como bens tangíveis, serviços, pessoas, organizações, lugares ou ideias.

  • Há desafios adicionais, em parte, pelo facto de os serviços terem uma componente mais intangível que conduz a novos desafios ao marketing de serviços (exemplo: na compra de um automóvel, frequentemente, mais do que o próprio automóvel as pessoas valorizam serviços como: assistência, os custos de reparação ou garantias).

  • A maior parte dos produtos tem uma forte componente de serviço que conduz a maiores lucros pelas relações interpessoais de negócio características dos bens intangíveis (exemplo: será que a volto ao ser comprada pelos chineses manterá o seu nível de prestígio, qualidade e segurança).

  • Um dos instrumentos mais antigos para conceptualizar os níveis de produto é a teoria dos 3 níveis de produto.

Teoria dos 3 níveis de produto


  1   2   3   4   5


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal