Castro Alves-biografia



Baixar 28,32 Kb.
Encontro19.08.2018
Tamanho28,32 Kb.
Castro Alves-biografia

Ao quatorze dias do mês de março, no ano de 1847, nasceu Antônio de castro Alves, na fazenda cabaceiras, a sete léguas da vila de Curralinho, hoje cidade de castro Alves. Era filho do der. Antônio José Alves e d. Clélia Brasília da silva castro. Passou a infância no sertão natal, e em 54 iniciou os estudos na capital baiana. Aos dezesseis anos foi mandado para o recife. Ia completar os preparatórios para se habilitar a matricula na academia de direito. A liberdade aos 16 anos é coisa perigosa.



Cronologia histórica

1847

Nasce castro Alves

1854

Iniciou os estudos na capital

1863

Mudou-se para recife

1864

Matriculou-se no curso jurídico

“o poeta achou a cidade insipida. Como ocupava os seus dias. Disse-o em carta a um migo da Bahia: “minha vida passou-a aqui numa rede olhando o telhado, lendo pouco fumando muito”. O meu ‘cinismo’ passa a misantropia. Acho-me bastante afetado do peito, tenho sofrido muito. Esta apatia mata-me. De vez em quando vou à soledade.” que era a soledade. Um bairro do recife, onde o poeta tinha uma namorada. O resultado dessa vadiagem foi a reprovação no exame de geometria”.

Mas em 64 consegue o adolescente matricular-se no curso jurídico. Se for tido por mau estudante, já começava a ser notado como poeta. “““ “““ Em 62 escrevera o poema” a destruição de Jerusalém”, em 63 “pesadelos”, “meu segredo”, já inspirado pela atriz eugenia câmara, “cansaço”, “noite de amor”, “a canção do africano” e outros. Tudo isso era, verdade seja, poesia muito ruim ainda.



Obra autor

Meu segredo... 1862

A canção do africano... 1864

Cansaço... 1865

O poeta derramando sempre uma lágrima sobre as dores do mundo. “é que”, acrescentava, “para chorar as dores pequenas, deus criou a feição, para chorar a humanidade a poesia”. “mas, no dia 9 de novembro de 1864, ao toque da meia-noite, na sorteia em que morava, pressentimento sinistro passou-lhe na alma”.

Álvares de Azevedo

Estou agora triste. Há nesta vida páginas

Torvas que se não apagam, nódoas que não.

Lavam-se... se esquecê-las de todo não é dado

A quem padece... Ao menos resta ao sonhador

Consolo no imaginar dos sonhos de mancebo!



Sinopse

Manuel Antônio alvares de Azevedo

São Paulo-spp, 1831-1852.

Obras principais: (lira dos vinte anos), 1853;

Obras principais (Pedro vivo, Macário, à noite na taverna, etc.), 1855.

Nascido a 12 de setembro de 1831 em são Paulo, onde seu pai estudava, transferiu-se cedo para o rio de janeiro. Sensível e adoentado, estudava, sempre com brilho, nos colégios sol e dom Pedro dois, onde é aluno de Gonçalves de Magalhães, introdutor do romantismo no brasil. Aos 16 anos, ávido leitor de poesia, muda-se para são Paulo para cursar a faculdade de direito.

“torna-se amigo intimo de Aureliano Lessa e berneado Guimarães, também poetas e célebres boêmios, proáveis membros da sociedade epicuriza. Sua participação nessa sociedade secreta, que promovia orgias famosas, tanto pela devassidão escandalosa, quanto por seus aspectos mórbidos e satânicos, é negada por seus biógrafos mais respeitáveis”.

Sofrendo de tuberculose, conclui o quarto ano de seu curso de direito e vai passar as férias no rio de janeiro. No entanto, ao passear a cavalo pelas ruas do rio, sofre uma queda, que traz á tona um tumor na fossa ilíaca. Sofrendo dores terríveis, é operado- sem anestesia, atestam seus familiares- e, após 46 dias de padecimento, vem a falecer no domingo de páscoa, 25 de abril de 1852.



Vida e obra: alvares de Azevedo

Poema

Ano

Inspiração

 

A lagartixa

1849

Lorde Byron

 

Ai, Jesus!

1850

Alan põe

 

Amor

1851

Victor Hugo

 

Anjos do céu

1852

Shakespeare

 

Ela detém 108 rebeldes no Iraque, entre eles membros da Qaeda.

Um total de108 rebeldes, entre eles três suspeitos de pertencerem à organização terrorista AL Qaeda, foram capturados no Iraque pelas tropas americanas nas últimas 24 horas, informou hoje o comando militar da ela.



Número de detenções- ela

Texas

 

 

10

Lós Angeles

 

 

Oito

Washington

 

 

Seis

Numero de detenções- México

Cidade do México

 

 

Oito

Cogumelo

 

 

Seis

Asteca

 

 

Quatro

 

Fonte: www.terra.com.br

 

 

Os três supostos membros da AL Qaeda foram detidos durante uma operação lançada na cidade de tirita, reduto do ex-presidente iraquiano saldam Hussein e 175 quilômetros ao norte de Bagdá. Acredita-se que a negociação para a paz ficou ainda mais difícil e que novas baixas devem acontecer em breve.

País número de prisões

Estados unidos... 235

Iraque... 212

Afeganistão... 110

Irã... 92

Líbia... 41

Os 105 rebeldes restantes foram capturados em operações desenvolvidas na capital e nas províncias de dial, salahedin e na cidade de Kirk, situadas ao norte da capital. Vários deles foram detidos também na cidade de ramada e na província de Basra, no oeste e no sul do país, respectivamente.



O anuncio da captura dessas 108 homens foi feito de o comando militar americano ter anunciado, nesta terça-feira, que suas tropas mataram sete supostos insurgentes em um enfrentamento ocorrido no último sábado em uma área do norte de Bagdá.

Além disso, em outro comunicado do exército foi divulgado que as tropas do país abateram um suposto terrorista que poderia estar envolvido no atentado.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal