Cassiano Ricardo



Baixar 4,95 Kb.
Encontro26.01.2017
Tamanho4,95 Kb.
Cassiano Ricardo

Nome completo: Cassiano Ricardo Leite

Nascimento: 26/07/1895 - São José dos Campos, SP

Falecimento: 14/01/1974 - Rio de Janeiro, RJ

Forma autorizada: Ricardo, Cassiano

Biografia

Nascido em São José dos Campos em 1895, Cassiano Ricardo Leite foi jornalista, poeta e ensaísta). Representante do modernismo de tendências nacionalistas, esteve associado aos grupos Verde-Amarelo, Anta e foi o fundador do grupo da Bandeira. Pertenceu às academias paulista e brasileira de letras.

Filho de Francisco Leite Machado e Minervina Ricardo Leite, Cassiano formou-se em direito no Rio de Janeiro, em 1917. Rumando para São Paulo, trabalhou como jornalista em diversas publicações, e chegou a fundar alguns jornais. Aproximou-se de Menotti del Picchia e Plínio Salgado, à época da Semana de Arte Moderna de 1922. Em 1924 fundou A Novíssima, revista modernista. Em 1928 publica sua grande obra, Martim Cererê, experiência modernista que se coloca lado a lado com Macunaíma (de Mário de Andrade) e Cobra Norato (de Raul Bopp).

Afastando-se das idéias de Plínio Salgado, que por essa época já começavam a descaracterizar-se com nacionais e pareciam-se mais com imitações imperfeitas de dogmas nazistas, Cassiano Ricardo funda com Menotti del Picchia o grupo da Bandeira, em 1937. Neste ano ainda foi eleito para a cadeira número 31 da Academia Brasileira de Letras, sendo o segundo modernista aceito na instituição (o primeiro havia sido Guilherme de Almeida, que foi encarregado de recebê-lo). Sua obra passa por diversos momentos; inicialmente apresenta-se presa ao Parnasianismo e ao Simbolismo. Com a fase modernista, explora temas nacionalistas e depois restringe-se mais, louvando a epopéia bandeirante. Por fim detém-se em temas mais intimistas, cotidianos. Cassiano Ricardo faleceu no Rio de Janeiro em 1974.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cassiano_Ricardo


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal