Biografia e história Na Antiguidade Clássica: Estudo Da Obra De Suetônio



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Biografia E História Na Antiguidade Clássica: Estudo Da Obra De Suetônio

Temos como proposta neste trabalho discutir a história e a biografia na antiguidade. Para tanto iniciaremos nossa discussão com um panorama desta discussão na historiografia atual e passaremos por uma discussão do surgimento da biografia na antiguidade. Tentaremos mostrar como se deu o surgimento deste estilo literário e quais eram os tipos de biografia naquele período. Por fim faremos um estudo mais aprofundado na obra de Suetônio para compreender o estilo biográfico utilizado por ele. Para fazermos tal trabalho utilizaremos como exemplo o autor Caio Suetônio Tranqüilo em sua obra “As vidas dos doze césares”. Sobre o autor das biografias acredita-se ter nascido em Roma. Começou sua carreira pública na advocacia. Logo após foi um dos secretários dos imperadores Trajano e Adriano. Tal atividade lhe deu acesso aos arquivos imperiais, que ele utilizaria posteriormente em seus estudos. Observamos que Suetônio ao fazer a biografia de cada um dos imperadores, utiliza-se de critérios que seguem um padrão, o de acumular notícias em volta de alguns referenciais, tais como a família, o nascimento, a subida ao trono, a atividade militar e legislativa, a educação literária, a vida moral e a morte. De todas essas descrições que Suetônio nos fornece, as mais aparentes são aquelas sobre os boatos que rondavam a côrte. Embora grande parte da obra prenda-se em narrar as manias dos imperadores, as informações históricas são de valor indiscutível. Para iniciarmos este trabalho daremos um parâmetro inicial da escrita e o poder por toda antiguidade. Depois enfatizaremos o a biografia Clássica, para que possamos, então, começar o estudo sobre Suetônio e sua obra, que está inserida neste estilo literário e que também servirá de base para o estudo do poder em Roma e em sua literatura. Discutiremos a obra de Suetônio visando entender melhor sua obra, seus conceitos sobre a sociedade, ver como sua obra foi utilizada para demonstrar o poder dos seus senhores, confirmando assim que a escrita e o poder andavam juntas na Antiguidade Clássica.

Palavras-Chave: Suetônio. Biografia, Império Romano e Antiguidade Clássica.

“A Biografia pode ser tanto encarada como um domínio ou como uma abordagem (neste último caso, um ‘campo de observação” ou um ‘meio’ para alcançar uma História Social ou para realizar um trabalho de Micro-História). Como ‘domínio’, praticamente se confunde com este ‘gênero’ historiográfico ou literário que já é conhecido desde a Antiguidade. Se for possível situar a Biografia como domínio, ela será talvez o único domínio tão perene e duradouro quanto a própria História – pois, ao que se sabe, os homens de todas as épocas sempre foram freqüentadores assíduos deste fascinante campo de estudos que poderia ser chamado de “História das Vidas Humanas”.”(BARROS, 2009, p.186-187)

Pela citação de José D’Assunção Barros, a biografia é um estilo de escrita que se mistura mesmo com a história, como no período de sua existência. Em nosso trabalho, pretendemos entender em que sentido Suetônio utiliza essa biografia, se ela era utilizada para narrar a vida dos governantes simplesmente ou se era utilizado para um estudo histórico mais aprofundado.

Uma pergunta que geralmente permeia todos os estudos que envolvem o uso da biografia, como é o caso do nosso trabalho, é a de que, seria a biografia história ou literatura? Diversas foram as tentativas de se definir, porém, nunca se chegou a uma resposta conclusiva. Essa pergunta existe desde a Antiguidade, Barros(2009) nós da um panorama desta discussão na Antiguidade:

“Políbio pretendeu demarcar bem a fronteira: a História devia buscar a síntese, a sobriedade do estilo, o registro da verdade desvencilhado da ornamentação ilusória; a Biografia poderia investir na narrativa dramatizada, possuir um estilo mais livre e consequentemente um compromisso menor com a verdade. Por outra parte, acreditando que o que havia de mais verdadeiramente humano escondia-se precisamente na alma individual, Plutarco dedicou-se por inteiro a este gênero que havia sido desprezado por Tucídides. Na verdade inventou um novo gênero: a biografia comparada, ou o que ele chamou de “vidas paralelas”.” (p.187)

Essa divisão da biografia, vai seguir durante muito tempo pela história, sem uma resposta definida, sendo que a biografia vai ser um abandonada pelos historiadores durante um período, pela preocupação de não se fazer uma história que, por muitas vezes era apenas narrativa, fugindo das necessidades dos historiadores que queriam uma história crítica e que não contasse mais apenas a história dos vencedores.

A biografia somente vai retomar ao circulo acadêmico no final do século XX, quando os historiadores começam a trabalhar com mais intensidade, esse gênero da escrita. Importante que a partir daí, vão ser estudados e escrito diversos tipos de biografias, não só mais heróis e as de grandes indivíduos políticos.
Biografia na Antiguidade
O gênero biográfico começa na Grécia e irá se constituir em mais uma forma de revelar a experiência humana através da história de uma vida. Sobre este tema temos o seguinte histórico de Cizek (1977, p.26) em “sur le sol si fertile em productions littéraires de La Grèce, la biographie avait décourvert um terrain de choix”.

Segundo Aldo Eustáquio Assir Sobral(2007), pode-se dividir os gêneros biográficos da antiguidade em três principais estilos:


“- o ecômio – primitivamente, uma forma de canto triunfal e posteriormente objeto de interesse da retórica epidítica, transformado em esquema com diversas variações para a composição do elogio e do vitupério, que mais tarde serviriam de base para elaboração das biografias.

- a biografia peripatética, cultivada por filósofos, sob a influência de Aristóteles – seu interesse precípuo está voltado para o estudo do caráter e da personalidade, pendendo para um estilo objetivo, mais rebuscado que o ecômio. Em sua redação, encontram-se elementos positivos e negativos do biografado.

- a escola alexandrina, cultivada por filólogos, contemplava a descrição das vidas de poetas,filósofos, oradores e escritores em geral; seu objetivo maior era organizar, selecionar e sistematizar, sob o ponto de vista da autenticidade, dados informações e testemunhos.” (p.19)

Suetônio seria uma mistura desses estilos, porque não utilizaria um estilo rigoroso para sua escrita, indo da biografia peripatética, por mostrar os dois lados dos biografados e também da escola alexandrina, por ter buscado sempre os documentos para dar autenticidade sobre os governantes romanos. Cizek(1977) vai dizer que: “Suetóne n’avait aucune raison d’imiter les biographes de la direction alexandrine, assez flottants eux-mêmes, ni surtout quelqu’um, dont, au surplus, on n’a conserve aucun ouvrage.” (p.26)

É possível também buscar as origens da biografia m alguns gêneros literários existentes em Roma. Sobral(2007), vai nos dar os nomes e as características destes gêneros que, segundo ele, precederam a biografia em Roma:
“- “carmina convivalia” – canções recitadas em banquetes em honra de um antepassado famoso;

- “neniae” – cantos fúnebres que destacavam o defunto;

- “carmina triumphalia” – cantos de triunfo em homenagem aos heróis vitoriosos em batalhas – “elogia – curriculum vitae” de personalidade pelos seus grandes feitos;

- “laudationes fúnebres” – discurssos elogiosos, em público, em homenagem ao morto, feitos por membros da família.

Além destas formas oficiais , era corrente em Roma um ramo que poderia ser adotado como precursor do gênero biográfico – “Stemmata” – árvore genealógica, que descrevia cronologicamente a origem e os graus de parentesco de uma pessoa.” (p.21 – 22)
Outro autor que fala sobre a biografia na Antiguidade, é o pensador russo, Mikhail Bakhtin, em sua obra Questões de Literatura e Estética(1993) ele dá um panorama geral sobre as biografias antigas, ele diz que:
“(...) e entretanto, na Antiguidade, não foi criado tal romance, isto é, uma grande obra biográfica que, de acordo com nossa terminologia, poderíamos chamar de romance. Porém, nela desenvolveu-se uma série de formas biográficas e autobiográficas notáveis que exerceram enorme influência não só para o desenvolvimento a biografia e da autobiografia européias, mas também para o desenvolvimento de todo o romance europeu. Essas formas antigas baseadas em um novo tipo de tempo biográfico e em uma nova imagem especificamente construída do homem que percorreu o seu caminho de vida.

Com podemos ver nessa citação, Bakhtin acredita que existe uma grande diversidades de tipos de biografias na antiguidade, que são expostos, na sua maioria, por ele. Notamos que Bakhtin tem uma preocupação em descobrir as origens do estilo biográfico, ele inicia seu estudo falando sobre as autobiografias gregas e romanas, partindo deste ponto para entender como o gênero da biografia surgi na antiguidade clássica.

Uma importante característica da biografia na Antiguidade que Bakhtin ressalta, é a da preocupação com o lugar que eram produzidos esses gêneros, a isso ele dá o nome de cronotopo. Ele define cronotopo como:

“Ao falar sobre esse tipo clássico, é preciso antes de tudo notar o seguinte: essas formas clássicas de autobiografias e biografias não eram obras de caráter livresco, desligadas do acontecimento, eram atos verbais cívico – políticos, de glorificação ou de autojustificação públicas. É justamente nas condições desse cronotopo real que se revela (se publica) a sua vida ou a dos outros, que se especificam as facetas da figura do homem e da sua vida, que se dão esclarecimentos definidos a respeitos delas.”


A seguir ele explica que existem cronotopos diferentes em Roma e na Grécia. Sendo o cronotopo da Grécia, o seguinte:
“O cronotopo real é a praça pública (a ágora). Foi ali que, pela primeira vez, surgiu e tomou forma a consciência autobiográfica e biográfica do homem e da sua vida na Antiguidade clássica.”
E o de Roma segundo define ele, seria:
“As autobiografias e as memórias romanas se elaboraram de acordo com outro cronotopo real. Foi a família romana que lhes deu o fundamento de vida. A autobiografia, aqui, é um documento da consciência familiar e ancestral. Porém, nesse ambiente, a conscientização não se torna privada, íntima ou pessoal. Ela mantém um caráter profundamente público.

A família romana (patrícia) não é uma família burguesa, símbolo de tudo o que é privado e íntimo. Precisamente enquanto família, ela se une diretamente ao Estado. Cargos importantes do domínio estatal eram confiados ao chefe da família. Os cultos religiosos da família(ancestrais), cujos papéis eram enormes, funcionavam como prolongamento direto dos cultos nacionais. Os ancestrais eram representantes do ideal nacional. A consciência é orientada para uma lembrança concreta da linhagem e da ascendência, e ao mesmo tempo é orientada para a hereditariedade. As tradições familiares-patriarcas devem ser transmitidas de pai para filho. A família possui seu arquivo onde são conservados os documentos manuscritos de todos os descendentes da linhagem. A autobiografia é escrita com o objetivo de transmitir as tradições familiares-patriarcais e descendentes a descendente e é colocada em arquivos. Isso faz da consciência autobiográfica um fato púbico-histórico e nacional.”

Bakhtin ainda da uma diferença entre os dois tipos de cronotopo, o grego e o romano:

“A historicidade específica da consciência autobiográfica dos romanos se distingue da grega, que se orientava para os contemporâneos vivos, presentes na praça pública. A consciência romana sente-se, antes de mais nada, como o elo entre os antepassados mortos e os descendentes que ainda não participam da vida política. Por isso ela não é tão harmoniosa, mas em compensação está mais profundamente penetrada pelo tempo.”


Como podemos notar, a família patriarcal surge em Roma como base dos discursos biográficos, diferentemente da grega que via na praça pública o local de lembrar das pessoas ilustres e ainda vivas.

Em uma dessas características do gênero biográfico antigo, vemos o discurso fúnebre, este aparecerá na obra de Suetônio, em uma passagem do General Júlio César e do Imperador Augusto. Vemos que ambos fazem discursos fúnebres a pessoas distintas de suas famílias, nos mostrando assim como funcionaria uma destas característica biográfica do período clássico:


“Durante a questura, pronunciou, como era costume, o elogio fúnebre de sua tia Júlia e da esposa Cornélia nos rostros. E no panegírico da tia disse o seguinte a respeito da ascendência dupla dela e de seu próprio pai: “Do lado materno minha tia Júlia descende de reis, e o paterno está ligado aos deuses imortais. Com efeito, os Márcios Reis, e esse foi o nome de sua mãe, vêm de Anco Márcio e de Vênus provém os Júlios cuja gente pertence nossa família. Há, pois, no nosso sangue sacralidade dos reis, que têm grande poder entre os homens, e a santidade dos reis, que têm grande poder entre os homensm e a santidade dos deuses, de cujo poder dependem os reis.”(1989, p.9)
E sobre o Imperador Augusto ele escreve:
“Aos onze anos, louvou publicamente sua avó Julia na ocasião do seu falecimento.”(1989, p.131)
Sobre os discursos fúnebres, Antonio da Silveira Mendonça(2007), acredita que esses discursos são antecessores ao gênero biográfico de Roma:
“Embora o pensamento romano, nesse campo(biográfico), como em muitas outras manifestações do espírito humano, tenha sofrido influência grega, é na autêntica tradição romana que se devem buscar as raízes históricas para o desenvolvimento desse tipo de relato. Ele está em germe nas laudationes funebres e nos tituli que por longos e longos anos ritualizaram a liturgia do poder da aristocracia dominante. Quando morria um dos seus membros, um magistrado ou familiar, em pomposo cerimonial, fazia o discurso em que se juntava o elogio o morto com a glória de seus ancestrais, estando bem entendido que na publicação das façanhas familiares era de praxe a ocorrência de deslizes promocionais. Antes, porém, do enterro ou da cremação, se fazia reproduzir os traços físicos do defunto em máscara de cera guardada no átrio da casa da família; abaixo dessa reprodução ficava a inscrição (titulus) do seu nome, atos praticados, magistraturas ocupadas, etc. Esses registros familiares são considerados pelos estudiosos como o embrião da biografia em Roma.”
Em Roma, existiram dois tipos principais de biografia, o primeiro seria o mais energético, procurando contar a vida do biografado de forma a mostrar suas ações pessoais, suas manifestações. O principal representante deste tipo de biografia foi Plutarco.

O segundo tipo de biografia que era encontrado em Roma é o de nosso interesse, pois, está inserido na obra de nosso objeto de estudo, Suetônio. Essa biografia teria uma característica principalmente analítica. Segundo Bakhtin(1993):


“Poderia-se denominar o segundo tipo biográfico de analítico. Ele baseia-se num esquema de rubricas precisas, pelas quais distribui-se todo o material biográfico: a vida social, a vida familiar, comportamento na guerra, relações com amigos, aforismo dignos de lembranças, virtudes, vícios, aparência exterior, habitus, etc. Os diferentes traços e as particulariedades do caráter são escolhidos entre acontecimentos e fatos distintos que ocorrem em épocas diferentes da Cida do personagem e eu são classificados pelas rubricas correspondentes. Para comprovar um traço, são dados um ou dois exemplos da vida do personagem.”

“Dessa forma, a série biográfica temporal está quebrada: sob uma mesma rurica são reunidos os momentos de épocas diferentes da vida. O princípio orientador, aqui, é também a entidade de caráter, do ponto de vista do qual o tempo e a ordem das manifestações de uma ou de outra parte dessa entidade são indiferentes. Já os primeiros traços (primeiras manifestações do caráter) predeterminam os contornos firme dessa entidade, e todo o restante dispõem-se, então, no interior desses contornos firmes dessa entidade, e todo o restante dispõem-se, então, no interior desses contornos, seja numa ordem temporal (primeiro tipo biográfico), seja numa ordem sistemática (segundo tipo).”

“O principal representante desse segundo tipo de biografia é Suetônio. Se Plutarco exerceu enorme influência na literatura, sobretudo no drama (pois o tipo energético da biografia é, por essência, dramático), Suetônio então teve influência principalmente sobre o gênero estritamente biográfico, particularmente na Idade Média.”

Período de escrita de Suetônio


No período em que Suetônio nasce existe uma mudança nas características da escrita, que esta relacionada ao momento histórico em que vive os romanos e que vai ser muito importante na sua escrita. Está mudança é que o poder imperial não era mais apenas a união do Imperador e o exército mais a união deles com o partido político do senado.

Segundo Paratore a fase da história romana do período do nascimento de Suetônio foi:


“(...) O resultado final foi ter-se instalado o trono um general proveniente da modestíssima família da Sabina, Vespasiano, para quem apenas da família materna, a do úmbrio Vespásio Polião, provinha um reflexo da dignidade senatoria, na pessoa do tio. No entanto, este imperador sagaz amadurecido graças à experiência dos reinados efêmeros de Galba, de Otão e de Vitélio, compreendeu que só o apoio das forças militares não era garantia suficiente para a estabilidade da sua dinastia, porque o capricho das milícias, especialmente com um Senado adverso, o haveria de derrubar com a mesma facilidade com que o elevara. Por isso, verificou-se um acontecimento singular: como no período da fortuna de Octaviano, assim também para Vespasiano o apoio do partido senatório foi um expediente original para sair do aperto duma situação anormal, e dar estabilidade ao regime. E como a guerra de Ácio reafirmara, no esplendor duma grande vitória, o novo regime e o triunfo da romanidade sobre as forças do Oriente, assim a queda de Jerusalém, um ano depois da subida de Vespasiano ao trono, voltando a dar ao poder imperial o lustre da glória militar, e à romanidade o orgulho da preponderância esmagadora nos focos orientais de rebelião, reforçava a nova dinastia e cimentava ainda melhor a paz reconstituída entre a casa imperial e a oligarquia tradicionalista.” (s/d, p.677)
Esse período dos Flávios foi importante porque deu a estabilidade aos romanos, estabilidade essa vista apenas no período de Augusto. E as artes romanas chegam ao seu ápice de maior difusão. E sobre a literatura da época flaviana e posterior segundo Paratore é:
“(...) Enfim, na época flaviana deve-se apontar o início daquela literatura formalista e escolar em que veio a empobrecer-se rapidamente o ímpeto criativo da romanidade pagã, e a consciência hegemônica dos conquistadores do mundo enfraqueceu, esvaziou-se partir de dentro, permitindo que, primeiro, a reação helenístico – oriental e, depois, o imenso fascínio espiritual do Cristianismo anulassem, de certo modo, o antigo gênio político e militar dos Romanos. A que havia chegado o culto pretensioso da bela forma, a prejudicial sobrevalorização do fato literário acima de qualquer outra forma de vida moral e civil, vêmo-lo na época de Trajano e de Adriano, quando Suetônio renovou Varrão, mas quase somente no respeitante à civilização literária, com um bocadinho de interesse histórico, entendido no sentido mais banal de curiosidade memorialista.” (s/d, p.680)
E vemos que no decorrer da literatura do período de Suetônio e principalmente no período dos governos dos imperadores que nasceram fora de Roma, temos uma tentativa de denegrir a imagem dos imperadores que nasceram em Roma. Segundo Paratore:
“(...)Mas outra palavra de ordem mais subtil e insidiosa era a comunicada pelo príncipe às letras e exprimia-se no Panegírico de Trajano, de Plínio, e, mais tarde, no De vita Caesarum, de Suetônio: a desvalorização de toda a história do Império anterior a Trajano e de todas as suas figuras principais. O novo imperador, consciente de que o Senado estava agora esvaziado de autoridade e era perigoso apagar suas susceptibilidades senis em questões formais, dava mostras de respeitar as garantias tradicionais, de forma a merecer o título de optimus princeps e a fama que haveria de levar Dante a colocá-lo a ele, pagão no Paraíso;(...)”(s/d, p.684)
Mas fica claro que os literatos do período não aceitam calados a revolução proposta por Trajano, principalmente a de enganar o Senado e diminuir suas qualidades. Vemos neste período que vários autores vão escrever elogiando o período da República romana, até mesmo Suetônio faz isso quando mostra o lado obscuro do poder dos governantes romanos.
Suetônio e sua escrita

Sobre Suetônio acredita-se ter nascido em Roma, provavelmente em 69d.C., e morreu provavelmente no ano de 141. Filho de Suetônio Leto tribuno da 13ª legião que lutou em Bedríaco, batalha onde Vitélio triunfou sobre Otâo. Suetônio teria sido um estudioso da retórica e advogado, mas foi sobretudo um grande erudito, e sendo provável que tenha exercido a profissão de gramático. Por volta do triênio que de 106-109 d.C., escreveu De viris ilustribus. Posteriormente, a obra a ser estudada- De vita Caesarum.

Paul Harvey(1998) apresenta Suetônio como um atuante advogado nos tribunais de Roma. Amigo de Plínio, o Jovem - homem político influente na sociedade romana do século I e II d.C.. Foi exatamente esta figura tão ilustre que lhe abriu o caminho das letras, com o pedido-lhe a concessão do ius trium liberroum para o Imperador Trajano.

Suetônio foi um dos secretários imperiais de Trajano e Adriano , o que lhe deu acesso aos arquivos imperiais, que foram utilizados por ele em seus estudos sobre a antigüidade, os quais se dedicou após deixar o cargo de secretário Imperial. Neste cargo de secretário, conheceu Septício Claro, prefeito do pretório de Adriano. Claro lhe apresentou uma série de pessoas importantes da sociedade romana, o que lhe favoreceu nos seus estudos.

É provável que entre os anos 106-109 d.C. Suetônio tenha escrito uma de suas obras, o De viris ilustribus, dedicada aos homens de letras latinos. Esta obra encontra-se dividida nas seguintes seções: De poetis; De oratoribus; De historicis; De philosophis De grammaticis et rhetoribus. Cada seção tinha um proémio sobre o genus literário cultivado pelos homens nela recordados. É graças a Suetônio que temos o conhecimento biográfico dos escritores latinos até quase todo o século I d.C.

Sua obra mais conhecida, De vita Caesarum, compreende as biografias dos imperadores, desde o general Júlio César até o Imperador Domiciano. Esta obra chegou até nós mutilada do início, sem a dedicatória proeminal feita a Septício Claro. Encontra-se dividida em oito livros dedicados a cada imperador da Dinastia Júlio-Cláudia, um para os três imperadores do ano da anarquia(Galba, Otão e Vitélio) e um para os três imperadores da casa Flávia(Vespasiano, Tito e Domiciniano).

Dado que esta obra é dedicada a Septício Claro ainda no cargo de prefeito do pretório do reinado de Adriano e devido a algumas passagens que Suetônio utilizou como fonte dos documentos dos arquivos imperiais, deduz-se que De vita Caesarum foi composto entre 119 - 121, período em que foi secretário (epistularum magister) de Adriano. As biografias dos doze governantes foi o último e mais decisivo esforço para deprimir a figura e a obra dos fundadores do regime imperial, no período em que o regime, por obra de Adriano, se encaminhava definitivamente para a autocracia.

Nas biografias dos doze Césares, Suetônio segue o esquema habitual de acumular notícias, mais ou menos apetitosas, em volta de pontos fixos: a família, o nascimento, a subida ao trono, a atividade militar e legislativa, a educação literária, a vida moral, a morte. E sobre cada um destes pontos , acumulam-se, por um lado, as notícias favoráveis, e por outro as desfavoráveis. Sobre alguns imperadores que nas fontes são alvejados pelo ódio, faltam quase notícias favoráveis, ou recorre-se ao critério de dividir a vida do imperador em duas, por uma mudança repentina. Mas Suetônio, segundo Paratore(s/d), era suficientemente honesto para registrar todas as notícias favoráveis, quanto as fontes lhe ofereciam informações.

A mentalidade erudita de Suetônio é acompanhada por uma curiosidade típica dos aspectos humanos da personagem, que talvez não seja apenas uma herança da biografia helenística, mas também uma contribuição da sua época na qual era comum o apego pela libelística escandalosa e à análise dos caracteres. Segundo esse modelo, Suetônio se apega às particularidades dos seus personagens .

Segundo Paratore(s/d: 777 - 778) “a sua história é o exemplo mais típico daquilo que se costuma chamar a história do grande homem, visto pelo seu criado de quarto.” Suetônio teria essa característica da literatura libelística, devido ao caráter da biografia helenística e também a sugestão dum ambiente que tentava por em má luz toda uma tradição incômoda para os imperadores de origem estrangeira, que visavam instituir a autocracia.

Cizek(1977: 01) reconhece a influência de Suetônio na literatura mundial: “Quoi qu’il en soit, il est certain que l’influence de Suétone sur lê développement de la littérature universelle est plus importante qu’on ne pense.”i O autor afirma que Suetônio é um produto do apogeu da civilização romana, e que nos reinados de Trajano e Adriano teria ocorrido um aumento da intelectualidade. Com o fim da crise de crescimento do Império houve mutações no interior de sua sociedade.
Notre Tranquillus est un des produits intéressants de l’apogée de la civilisation romaine. En effet, si l’épanouissement des énergies économiques et politiques de cette civilisation paraît atteindre le somment au temps d’Antonin le Pieux et de Marc-Aurèle, les règnes de Trajan et d’Hadrien semblent plus instables, mais plus susceptibles de mettre en valeur les efforts humains. (...) Certes, ces <<équilibres avancés>> couvraient mutations importantes subies par les rapports de force particuliers à la société romaine. Si la plèble urbaine se laissit toujours gâter pars empereurs, dans des conditions Qui lui assuraient une position assez modeste, mais privilégiée par rapport à celles des esclaves et des non-citoyens, position restant toujours inchangée, il n’en était pas de même des autres couches sociales. Il ne s’agit pas uniquement de phénomènes comme la progression du colonat, la décadence accrue de l’Italie, l’expansion des élites provinciales, intensément romanisées. En efft, se poursuivent aussi l’effritement de l’aristocratie sénatoriale et la montée irrésistible de l’ordre équestre. Ces faits auront des échos très importants dans la pensée de Suétone.ii (Cizek, 1977: 3-4)

Embora grande parte da obra prenda-se em narrar as manias dos imperadores, as informações históricas são de valor indiscutível. Sobre isso nos fala Carlos Heitor Cony ao afirmar que:

Suetônio resiste ao tempo. Suas doze biografias formam um dos inarredáveis alicerces de qualquer cultura humanística. No mundo ocidental –e enquanto houver mundo ocidental- Suetônio terá sua sobrevivência histórica e literária garantida, não tanto pelos próprios méritos, mas pelo volume das informações que nos legou sobre alguns dos homens mais importantes de uma era realmente importante aquela que dividiu o mundo em antes e depois.(CONY, s/d:07)

Segundo Paul Harvey(1998:472) essa obra conta a linhagem e a carreira de cada Imperador, mas consiste principalmente em anedotas, muitas delas baseadas em rumores ou simples boatos. Elas evidenciam pouco discernimento ou penetração histórica, porém incluem muitas alusões interessantes ou divertidas.

Para o tradutor da versão em português da obra “As vidas dos doze Césares”, Sady Garibaldi, Suetônio é um
Estudioso dos costumes de sua gente e de seu tempo, escreveu grande cópia de obras eruditas, em que passa em revista as principais personagens da época. Foi sobretudo um indiscreto devassador das intimidades da côrte romana, dando-nos uma visão íntima e sem cerimonias dos vícios dos Imperadores e das picuinhas que dividiam a nobreza (GARIBALDI, s/d:13)

Todavia, segundo Paratore(s/d: 778) “Suetônio, também revela contudo, à sua maneira, a urgência ainda viva de resolver os problemas deixados em herança pelo atormentadíssimo primeiro século do império.” Complementa seu argumento afirmando que:


as biografias suetonianas não sempre e apenas ferro-velho, amontoado indiscriminado de notícias. Delas também se pode deduzir umas atitude toleravelmente constante: o do intelectual romano que acabou por adotar a mentalidade do plebeu gozador da metrópole.(PARATORE, s/d: 778)
Mesmo existindo críticas contra Suetônio, e seu método de escrita, vários autores utilizam-se de Suetônio para se estudar a história tanto do final da República, quanto do primeiro século do Império Romano. Podemos ver a utilização de Suetônio como bibliografia, na passagem do livro “Roma: democracia impossível?” de Nobert Rouland, na seguinte passagem:
“Suetônio tem razão. César, no seu reinado –é esse o nome que cabe para o seu regime- fez com que o Senado e os comícios passassem a ser câmaras de registros. As assembléias populares votavam as leis que ele elaborava e empossavam os candidatos oficiais designados por ele. Mas mesmo isso apenas em parte, pois reservava-se o direito de nomear pessoalmente os cônsules e a maioria dos outros magistrados. Ao Senado é reservada sorte análoga. César convoca-o pro forma, mas de fato toma as decisões por ele mesmo. Cícero, que evidentemente era membro daquele Colegiado, ficava deveras surpreso ao receber cartas de príncipes estrangeiros, agradecendo-lhe o voto em seu favor, algo que absolutamente não era de seu conhecimento...” (ROULAND, 1997:336)
Podemos ver o que a crítica acha de Suetônio numa passagem da L’Encyclopédie de l’Agora texto que está contido na Internet (2004):
“(...)la critique reconnaît généralement la vivacité des portraits de Suétone, rédigés dans une prose simple et précise, visant avant tout à l'efficacité, et dépourvue de la phraséologie archaïque et précieuse qui encombre la littérature contemporaine.”iii
Outro autor que nos fala sobre Suetônio, é Alexis Pierron em sua obra “Histoire de la littérature romaine” de 1866, ele diz que Suetônio: “Il n'aime ni ne hait personnellement aucun des hommes dont il parle: il laisse au lecteur à les juger."iv E a seguir completa:
“Suétone est une autorité souvent suspecte; non pas qu'il n'aime la vérité et qu'il ne la cherche curieusement, mais quelquefois il entend mal, comme on entend en écoutant ans portes. Avec de la critique, on sépare aisément le vrai du faux, et l'or pur du fatras où il se trouve mêlé. Suétone, entre des mains habiles, est une mine historique plus précieuse et plus féconde peut-être que Tacite avec toutes ses richesses et toutes ses magnificences. À coup sûr, il serait presque impossible, sans ce bavard trop souvent obscène, d'écrire une histoire de l'Empire qui, dans nos idées, méritât véritablement le nom d'histoire.”v(PIERRON, 1866)

O autor francês Cizek(1977) vai nos dizer: “Cependant, rien ne serait plus erroné que de couper Suétone des structures issues de l’évolution du genre littéraire qu’il aborde et surtout des réalités sociales, politiques et esthétiques, que son époque fait valoir.”vi

Segundo Cizek(1977) o autor alemão Wolf Steidle revolucionou o estudo sobre Suetônio, segundo ele:

La réévaluation de suétone fut pourtant l’œuvre de Wolf Steidle. Le savant allemande déclencha une véritable révolution dans les études suétoniennes, dont il tira l’idée que Tranquillus était capable de juger et d’intervenir dans le récit.vii(CIZEK, 1977:33)


Como podemos ver, a obra “As vidas dos doze Césares”, de Suetônio é alvo de críticas e elogios, mas acreditamos ser está obra de uma importância fundamental para o estudo do período entre o final do I a.C., quanto do início do I d.C.. Período que houve uma transformação da administração de Roma e seus territórios, que deixou de ser governados pela república e passaram a serem governados pelo imperador.
Bibliografia:
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BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: A Teoria do Romance; Editora Unesp, São Paulo 1993, Terceira Edição.

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CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo(org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

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CIZEK, Eugen, Structures et idéologie dans “Les vies des douze Césars” de Suétone. Paris, ed. Academiei, 1977.

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i “Seja como for, é certo que a influência de Suétone sobre o desenvolvimento da literatura universal é mais importante que pensa-se.”

ii O nosso Tranqüilo é um dos produtos interessantes do apogeu dacivilização romana. Com efeito, se épanouissement das energias

económicas e políticas desta civilização parece atingir soma-o ao

tempo de Antonin os Piedosos e Marco- Aurèle, os reinos de Trajan e

Hadrien parecem mais instáveis, mas mais susceptível de pôr em

valor os esforços humanos (...) certamente, estes cobriam mutações

importantes sofridas pelos relatórios de força específicos à

sociedade romana. Se a plebe urbana laissit sempre estragar-se parte

imperadores, em condições Que lhe asseguravam uma posição bastante

modesta, mas privilegiado em relação a dos escravos e

non-citoyens, posição que continua a ser sempre inalterado, não era

do mesmo modo outras camadas sociais. Não se trata unicamente de

fenómenos como a progressão do colonat, a decadência acrescida da

Itália, a expansão das elites provinciais, intensamente romanisées.

Em efft, prosseguem-se também a quebra da aristocracia sénatoriale e



a subida irresistível da ordem equestre.

iii “a crítica reconhece geralmente a vivacidade dos retratos de Suetônio, redigidos numa prosa simples e precisa, visando sobretudo à eficácia, e desprovida da fraseologia arcaica e preciosa que encobre a literatura contemporânea.”

iv “Não gosta nem odeia pessoalmente nenhum dos homens dos quais fala: deixa ao leitor julgá-los”

v“Suetônio é uma autoridade freqüentemente suspeita; não que não gosta da verdade e que ele não o procura curiosamente, mas às vezes entende mal, como entende-se ouvindo anos portas. Com a crítica, separa-se facilmente a verdade da foice, e o ouro puro fatras onde encontra-se misturado. Suetônio, entre mãos hábeis, é uma mina histórica mais preciosa e mais fértil talvez que Tácito com todas as riquezas e todas as suas magnificências. Infalivelmente, seria quase impossível, sem este falador demasiado freqüentemente obsceno, escrever uma história do Império que, nas nossas idéias, mereça verdadeiramente o nome de história.”

vi “Contudo, seria errado excluir Suetônio das estruturas procedentes da evolução do tipo literário que aborda e sobretudo das realidades sociais, políticas e estéticas, que a sua época alega.”

vii “O cientista alemão desencadeou uma verdadeira revolução nos estudos “suétoniennes”, cujo o trabalho tirou a idéia que Tranqüilo era capaz de julgar e intervir na narrativa.”


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