Biblioteca com eles e para eles professora mediadora de biblioteca: elisangela maria mezadri pinheiro



Baixar 45,4 Kb.
Encontro06.11.2017
Tamanho45,4 Kb.
PROJETO:

BIBLIOTECA COM ELES E PARA ELES

PROFESSORA MEDIADORA DE BIBLIOTECA:

ELISANGELA MARIA MEZADRI PINHEIRO

JUSTIFICATIVA

Ao assumir a função de professora mediadora de biblioteca da EMEIEF “Zilnete Pereira Guimarães”, senti a necessidade de aproximar os alunos da escola à biblioteca.

Assim, este Projeto faz-se necessário como instrumento de incentivo ao hábito da leitura, promovendo o prazer de ler e, por conseguinte, o desenvolvimento da escrita e do aprendizado.

Serão desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo o educando na interatividade com o livro, lendo com ele e para ele, despertando e estimulando o gosto pelo livro e pela leitura.



OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver o prazer da leitura, proporcionando o acesso a vários títulos e autores, desenvolvendo a ampliação de conhecimentos e potencializando habilidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Intensificar na escola interesse pela leitura tornando uma prática prazerosa e constante nas atividades cotidianas, proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis, provocando o gosto pela diversidade textual;

  • Incentivar o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de história e da produção literária;


METODOLOGIA

O Projeto de Leitura será desenvolvido no espaço da Biblioteca da Escola, em que atuo como professora mediadora da biblioteca, atendendo as turmas de Educação Infantil (50 alunos matutino e 100 alunos vespertino – 4 e 5 anos) e de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental ( 335 alunos matutino e 280 alunos vespertino) em uma aula semanal de 01h cada turma.



Os trabalhos serão direcionados e divididos por trimestre, de acordo com o cronograma abaixo:

HORÁRIO DAS TURMAS

MATUTINO




2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

07h às 08 h

2º B

2º C

2º A

5º A

PRÉ I I A

08h às 09 h

3º C

-

-

-

3º A

09h 20min às 10h 20min

3º B

-

-

-

4º A

10h 20min às 11h 20min

4º B

1º A

1º B

5º B

PRÉ II B




VESPERTINO




2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

13h às 14 h

PRÉ II D

3º D

1º C

5º D

PRÉ I A

14h às 15 h

-

-

4º C

2º D

PRÉ I B

15h 20min às 16h 20min

4º D

-

5º C

2º E




16h 20min às 17h 20min

PRÉ II C

-

1º D

3º E





PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE – 10/03 a 16/05 – 10 semana

Nas dez semanas deste trimestre, acontecerá, nas aula o segundo momento: Hora da leitura – as mesas são preparadas com gibis da turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem.



Primeira Semana:

Primeiro Momento: Conhecendo a Biblioteca como espaço de leitura.

Vídeo: A menina que odiava Livros

Estabelecer combinados de comportamento no espaço da biblioteca

Explorar um livro conhecendo capa, título, autor, ilustrador, biografia e sinopse quando oferecer.

Apresentação do caderno de registro da turma (um por segmento) para registro por meio de ilustração, escrita de frase, palavra, texto, o que desejar para representar a aula sem obrigatoriedade ( um registro só por turma).

Mobilizar e buscar junto aos alunos e família doações de gibi da turma da Mônica e da turma da Mônica Jovem para formar acervo de leitura.

Segunda Semana:

Tema: Conhecendo o Gibi

Autor escolhido: Maurício de Sousa

Primeiro Momento: Apresentar o autor Maurício de Sousa por meio de leitura de biografia, imagem fotográfica e vídeo apresentação dos personagens da turma da Mônica – principais e alguns especiais.



Terceira Semana:

Primeiro Momento: Manuseio dos Gibis, questionamentos (tirinhas, significados dos balões e onomatopeias)



Quarta Semana:

Primeiro Momento: Ouvir a história – alguns alunos interpretam os personagens, lendo as falas da estória do Gibi, em seguida a professora faz interferência apresentando a diferença da leitura com entonação, com tonalidade de acordo com a característica do personagem.



Quinta Semana:

Primeiro Momento: Dinâmica Intervenção na história, os alunos escolhem a estória que conhecem para ser contada coletivamente, um inicia e o aluno seguinte da continuidade. Durante o decorrer da história, a professora apresenta objetos surpresas para serem inseridos na história naquele momento, na parte em que estiver o seguinte continua sem mudar a ideia da história. Assim podemos perceber que as histórias podem ser escritas também por eles, organizando ideias de maneira que outras pessoas compreendam.



Sexta Semana:

Primeiro Momento: Trabalhar a oralidade e criatividade. Alguns alunos voluntários escolhe um personagem da Turma da Mõnica para representar e criam uma situação, formulando assim a história com as falas, dialogando, respeitando as particularidades de cada personagem.



Sétima semana:

Primeiro Momento: História contada pela professora de Leitura e professora da sala regular.



Oitava Semana:

Momento Especial – Semana da Contação de história - A mãe de uma aluna que é contadora de história fez uma apresentação para os alunos, contando história com personagens em madeira, cantando e dançando.

Livro: Você é Especial – Max Lucado

Nona e Décima Semana:

Primeiro Momento: história contada pela professora de Leitura


2º TRIMESTRE – 27/05 a 03/09 - 14 semanas

Mundo da Fantasia – Clássico

Literatura Infantil

Fábulas e Poesia (Sarau)

Neste Trimestre o planejamento das 14 semanas foi dividido por turmas, focando a realização do Sarau, enfatizando os ensaios das turmas de terceiro, quarto e quinto ano.
Educação Infantil, Primeiro e Segundo anos do Ensino Fundamental – Clássico e Literatura Infantil

Primeiro Momento: História contada pela professora

Segundo Momento: Hora da leitura – as mesas são preparadas com gibis da turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem.

Terceiro Ano

Conhecendo as fábulas, características, escolha de uma por cada turma para encenação e apresentação no dia do Sarau.



Quarto Ano

Biografia de pintores consagrados, vídeo com fotos dos pintores e suas obras, escolha de telas para realizar releitura e apresentar no sarau.



Quinto Ano

Poesia, apresentar alguns autores, declamações feita por alunos, pela professora de leitura e professora regular. Escolher algumas para ser declamadas no sarau.



MOMENTO ESPECIAL - SARAU

Realização do Sarau em 22 de agosto de 2014, envolvendo toda a escola e familiares, com apresentação de violino (Projeto desenvolvido na escola), teatro de fábulas – turmas de 3º ano, releituras de obras de artes – turmas de 4º ano, declamação de poesias – turma s de 5º ano, que também apresentaram poesias autorais escritas com o apoio da professora de práticas de leitura.



3º TRIMESTRE– 09/09 a 12/12 – 14 semanas

As aulas de cada turma acontecerão em dois momentos:

Primeiro momento – Hora do tapete - a professora conduz apresentando a história do dia.

Segundo Momento – Hora da leitura – os alunos se dirigem às mesas previamente preparadas oferecendo gibis, literatura infantil e literatura infanto-juvenil, para realização da leitura individual ou em dupla ou em grupo, de acordo com o combinado da semana.
Semana Especial – Contação de Estória – 20 a 24 de outubro

Contadora de história Patrícia Crudd – mãe de aluno

Livro: Porque te Amo! Autor: Max Lucado
RELAÇÃO DOS LIVROS LIDOS PELA PROFESSORA DE LEITURA PARA OS ALUNOS NESTE TRIMESTRE:

As descobertas do bebê urso – Dubravra Kolonovic e Ellie Patterson

Lino – André Neves

Fantasma Inventado – Telma Guimarães

Fábulas – Monteiro Lobato

A Onça e o saci – Pedro Bandeira

O Menino que aprendeu a ver – Ruth Rocha

A Menina e o Tambor – Sônia Junqueira

História da ressurreição do papagaio – Eduardo Galeani

A árvore generosa – Shel Silverstein – Tradução de Fernando Sabino

A Caixa de lápis de cor - Maurício Veneza

Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque

Carlinhos precisa de uma capa – Tomie de Paola

Carolina – Walcyr Carrasco

As Coisas que a gente fala – Ruth Rocha

O Macaco Vermelho – Mario Vale

Arapuca – Daniel Cabral
AVALIAÇÃO

O Projeto se deu por uma vontade de atrair os alunos para o espaço da biblioteca, até então nada utilizado, por considerarem que somente se faz pesquisa em biblioteca. Assim, ter um horário pré-estabelecido ganhou a confiança do professor regente em estar nesse espaço também e junto aos alunos criar o hábito de ler. Na verdade, o projeto despertou alunos e professores para gostar de ler.

Hoje a biblioteca é mais uma sala de aula de todos os alunos que circulam e convivem com a leitura com uma intimidade de realmente sentir-se à vontade.

Os momentos de contação de História – foram dois – encantaram a todos, e apresentar a contadora de história como mãe de aluno, aproximou as crianças ao ambiente familiar e com isso, despertou o zelo e cuidado com o espaço da biblioteca.



O Sarau foi uma grande festa cultural, um evento com grande participação da comunidade e lindas apresentações. Enfim, este projeto tem contagiado nossa escola e até sendo desejado por outras. Estou muito feliz.

Hoje, a biblioteca conquistou o espaço de integração no cotidiano da escola.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal