Batalha espiritual protengendo a mente



Baixar 16,09 Kb.
Encontro23.08.2017
Tamanho16,09 Kb.
BATALHA ESPIRITUAL – PROTENGENDO A MENTE
4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. 5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. 8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”
Há muito tempo psicólogos, médicos, filósofos e pensadores vem estudando a mente humana e quase todos são unanimes em afirmar que a mente é algo imaterial que concede ao homem condições de pensar sentir e agir. Segundo Platão "a alma" possui três divisões: uma parte racional, uma parte referente aos sentimentos e uma parte referente aos apetites. A mente é a parte mais importante da alma. Ela é a sede onde se formam os pensamentos, raciocínios, juízos e lembranças, ela funciona como um comando central do ser humano e possui faculdades como memoria, inteligência, consciência, imaginação e raciocínio.

As decisões são formadas na mente, por essa razão ela é um dos grandes alvos do nosso inimigo. “Satanás sabe bem que, se ele puder controlar os nossos pensamentos, ele poderá controlar as nossas ações.” Joyce Meyer.


Estudaremos então algumas atitudes que trarão proteção à mente na batalha espiritual:
1) Vista sua Mente
A Bíblia diz em Efésios 6.17 “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. O alvo de Satanás é atingir a mente humana, pois nela acontece grande parte das batalhas, observemos o que diz texto de Coríntios 11.3 “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”.

A estratégia de mentiras do diabo é a mesma desde o pecado original. Satanás sempre tentará levar o ser humano ao engano. A nossa cabeça sempre merece um cuidado especial, e na área espiritual não é diferente. Paulo nos instrui em Tiago 1.6-8 (NVI) “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.

A melhor maneira de manter os pensamentos de satanás do lado de fora da nossa mente é manter os pensamentos de CRISTO do lado de dentro. O salmo 119.11 diz “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. A palavra de DEUS mantém a nossa mente segura.
2) Selecione o que Entra em Sua Mente
a) Selecione o que Você Vê

Mateus 6.22-23 nos ensina que “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”. Os olhos são a janela da alma, pois captam a imagem que é em seguida enviada para a mente, sendo assim, nossos pensamentos serão formados de acordo com as imagens que captamos.


b) Selecione o que Você Ouve
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”, Romanos 10.17 (ARC). Da mesma forma que nossa fé é edificada quando ouvimos a palavra, más coisas crescerão em nossas vidas se estivermos ouvindo o que não está alinhado aos princípios de DEUS. O texto de 1 Coríntios 15.33 diz “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
c) Selecione o que Fica e Sua Mente
Reprograme-se. Segundo o autor e psicólogo Augusto Cury nossa mente funciona como um computador, diante das experiências nossa mente aciona uma serie de janelas de memória associadas. Precisamos definir quais iremos fechar e até deletar e quais iremos abrir. Nós não podemos impedir um pássaro de voar sobre nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam um ninho sobre ele.

O que deve ficar sempre em nossa mente é a palavra de DEUS. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2. Leia a Bíblia, a nossa mente precisa ser renovada diariamente através da leitura da palavra, esta batalha é constante e não pode parar. A palavra de Deus age como um escudo protegendo e renovando os pensamentos, ela de fato transforma nossa mente e uma mente renovada está apta a rechaçar todas as insinuações do mundo e dos seus padrões distorcidos.

Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. 2 Coríntios 10.3-5.

DEUS nos dá a instruções claras para libertar nossa mente do inimigo e fixá-la em Cristo. Nossas armas espirituais derrubam fortalezas inimigas, que são as muralhas em volta de nosso raciocínio. Que armas são estas? A Palavra de Deus, da qual deriva outras armas como a oração e o louvor. Podemos concluir que quanto mais lemos e conhecemos a Bíblia mais oraremos e louvaremos com qualidade, e consequentemente traremos o raciocínio (a mente) alinhado com a mente de Cristo.

3) Se Aproprie da Mente de Cristo
Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” 1 Coríntios 2.16.
Joyce Meyer afirma, em seu livro "Campo de Batalha da Mente", que nós somos aquilo que nós pensamos. Em Romanos 8:5-6,9 a Palavra afirma que nos inclinamos a fazer aquilo que nossa mente pensa:
"Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. (...) Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele."
Portanto, podemos definir aqui dois tipos de mente: a mente carnal, ou natural e a mente de CRISTO. A nossa tarefa é deixar de pensar com a mente carnal e começar a pensar com a mente de CRISTO. Pensar com a mente de CRISTO constitui uma poderosa arma contra Satanás e seus demônios.

Começar a pensar com a mente de CRISTO não é um processo imediato. Esta nova maneira de pensar cresce em nós diariamente, em nossa comunhão com DEUS Pai. Basicamente, diante de nossas situações cotidianas, a pergunta que devemos fazer a nós mesmos será: "Em meu lugar, o que faria Jesus?".


Seguindo estes princípios conseguiremos alcançar as vitórias nas batalhas travadas em nossa mente, mantendo ela sempre blindada para resistir às setas inflamadas de satanás. Albert Einstein certa vez disse “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”. A nossa nova ideia é a novidade de vida do evangelho.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal