AvaliaçÃO: 5 tarefas



Baixar 38,19 Kb.
Encontro13.09.2017
Tamanho38,19 Kb.

SEITAS E HERESIAS – AULA 05


Nome: _____________________________ Data: _____________________

Prof.: Cesar Corso

AVALIAÇÃO: 5 tarefas (1,0 c/ = 5,0) + 4 atividades (1,0 c/ = 4,0) + apostila completa = 1,0 Total 10,0

MORMONISMO
           Os Mórmons ou a “Igreja dos Santos dos Últimos Dias”, como também são conhecidos, é uma das seitas que mais cresce no mundo, especialmente no Brasil. Todo esse crescimento é atribuído ao trabalho intenso dos missionários, denominados Elder.

  1. ORIGEM DA SEITA

            Conta-se que Smith, atormentado pela situação religiosa em que encontravam as igrejas, em 1820, recebe de Deus uma visão. Segundo Smith, Deus aparece a ele. Nessa visão, Smith pergunta a Deus quais as igrejas verdadeiras e em qual ele deveria congregar, então ouviu uma surpreendente resposta: "todas as igrejas de sua época estavam desviadas". Em uma segunda visão, em 1823, recebeu a visita de um anjo, chamado Moroni, que lhe revelou a existência de um livro escrito em placas de metal. Em 1830, Smith inicia na cidade de Eayette (E.U.A.) esta seita. Smith teve 27 esposas e 44 filhos. Em 27 de junho de 1844, Smith foi morto na prisão de Cartage (E.U.A.), por uma multidão furiosa que invadiu o cárcere onde se encontrava cumprindo pena.

  1. LIVROS SAGRADOS DOS MÓRMONS

O LIVRO MÓRMON - Segundo eles, esse livro foi escrito originalmente em placas de metal por um profeta chamado Mórmon (380 DC) e dado ao seu filho Moroni (anjo), que por sua vez enterrou no monte Cumorah (situado em Palmyra, Nova York). Estas placas foram encontradas através de revelação e orientação de Moroni a Smith.

Outros livros: “A Pérola de Grande Valor” e “Doutrina e Convênios”



  1. FALSOS ENSINOS MÓRMONS

            Nos livros de Smith, Deus é apresentado como um ser de carne e osso, além de afirmar a existência de outros deuses. Diferente da Bíblia: Jo 4.24 - “Deus é ______________, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” Dt 6.4 - “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o ______________ SENHOR”.

            Livros de Smith afirmam que Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo, mas pelo Deus-Adão, contradizendo a Bíblia. Mt 1.18 - “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do ____________________”.

            Livros de Smith afirmam que todos, após o castigo, serão salvos. A Bíblia afirma que o castigo será eterno, sem a possibilidade de salvação Mt 25.46 - “E irão estes para o _______________ eterno, mas os justos para a vida eterna”.


  1. BATISMO PELOS MORTOS

            Batismo pelos mortos ou batismo por procuração: é o ato de alguém ser batizado em lugar de uma pessoa que já morreu, com objetivo de salvar o falecido. Os mórmons usam um texto fora do contexto para justificar este procedimento em 1Co 15.29 – “Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles?”

Paulo faz um questionamento, como um argumento em favor da ressurreição e não uma doutrina, porém, usar um texto fora do contexto é heresia.  A Bíblia de forma clara revela: Após a morte resta o juízo, não há subterfúgio (Hb 9.27) “E, como aos homens está ordenado morrerem _______________, vindo depois disso o juízo”.



  1. CASAMENTO PARA A ETERNIDADE

            Segundo a Doutrina Mórmon, na viuvez, não se pode casar novamente, para ter um novo encontro com o cônjuge nos Céus e desfrutar de um casamento eterno. Afirmam que os casais ao reencontrarem na eternidade, transformam-se em deuses.  Jesus ensina que o casamento existe só nesta vida (Lc 20.27-36).

            Então não é verdade que o casamento, mesmo os realizados no templo mórmon, serão eternos e tampouco a afirmação que seremos deuses. A Palavra de Deus afirma: (Mt 22.30) “Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os ________________ de Deus no céu”.



  1. CONTRADIÇÕES CIENTÍFICAS:

            Em I Nefi 4:9 e 16:18, aparece uma espada de aço. Refutação: A ciência nos diz que nessa época ainda não existia o aço, mas somente o bronze.

            Em I Nefi 16:10,28 e 18:12, no Livro de Mórmon, aparece uma bússola: Refutação: A Bússola ainda não existia no ano 589 a.C. Seu uso como instrumento de orientação só é comprovado no século XII. Por volta de 1300 se registraram as primeiras referências a seu uso entre os árabes e na Europa.

            O Livro de Mórmon afirma que os índios americanos são descendentes dos Lamanitas que por sua vez vieram dos semitas hebreus.  Refutação: Os antropólogos têm provado que os índios americanos não tem nada a ver com descendência semita, são mongolóides.


  1. OUTRAS CONTRADIÇÕES COM A BÍBLIA

            O livro de Alma no capítulo 7 versos 9 e10, fala claramente que Jesus nasceria em Jerusalém. Provando ser assim um relato falso. Refutação: A Bíblia por outro lado afirma que seu nascimento aconteceria em Belém para que se cumprisse a profecia. [Miquéias 5:2 com (Mat. 2:1] “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

            Em Helaman 14:20, durante a crucificação de Jesus, é dito que as trevas por sobre a terra duraram 3 dias - Refutação: A Bíblia por sua vez assevera que isto durou apenas 3 horas, desmentindo assim o Livro de Mórmon (Mat. 27:45); (Mc. 15:33) “E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona”.

            Dizem os mórmons: “O Pai e o Filho não habita no coração do homem”. Refutação: Assim diz o Senhor: “e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.” (João 14:23 e Ef. 3:17)

            DEUS é um homem exaltado, dizem os mórmons: “Deus é um homem glorificado e perfeito, um personagem de carne e ossos” (Doutrina e Convênios, 130:22) Refutação Bíblia: Assim diz o Senhor: “Deus é Espírito” (João 4:24) e “não é homem para que minta” (Num. 23:19); “um espírito não tem carne e ossos , como vedes que eu tenho” (Lc. 24:39).



            Segundo os mórmons seriam vários deuses: “...os deuses organizaram e formaram os céus e a terra.” (Livro de Abraão 4:1) Refutação Bíblica: “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” (Isaias 44:6; 45:21)

  1. ALGUMAS FALSAS PROFECIAS MÓRMONS

Brigham Young, ” os únicos homens que se tornam Deuses, até mesmo os Filhos de Deus, são os que praticam poligamia “. —Diário de Discursos, vol. 11, pág. 269, (19 de agosto de 1866)

Brigham Young – Para o Congresso exigir a renúncia da poligamia é pedir a renúncia da fé. Estrela milenária, vol. 27, pág. 675-676,

HEBER C. Kimball – A pluralidade de esposas é uma lei estabelecida por Deus para sempre. Estrela milenária, vol. 28, pág. 190,

Brigham Young – A marca de Caim é um nariz chato e pele preta. - Diário de Discursos, vol. 7, pág. 290, (9 de outubro de 1859)

Brigham Young – A maldição permanecerá nos negros de forma que eles nunca poderão celebrar o sacerdócio mórmon - Diário de Discursos, vol. 7, pág. 291, (9 de outubro de 1859)

Joseph Smith – Profetizou que Jesus iria voltar em 56 anos; Lua teria habitantes de 1,83m de altura com o mesmo tipo de roupa; Jesus era apenas irmão mais velho da humanidade. Livro Historia da Igreja, pag 186.

  1. CONCLUSÃO:

            A visão de Joseph Smith contradiz os ensinos das Escrituras Sagradas que condena outro evangelho, mesmo sendo dado por um anjo (Gl 1.8) “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”.

Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.” 1 Coríntios 3:11

Tarefa: Atualize todas as suas apostilas; para apresenta-las no dia 11 junho.

Memorize: Hebreus 9:27 e João 14:23


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal