Autor: David W. Kendall



Baixar 26,09 Kb.
Encontro11.08.2017
Tamanho26,09 Kb.
Respostas Pastorais para o Fracasso no Casamento

Autor: David W. Kendall

2012

O evangelho registra que adversários de Jesus tentam arrastá-lo para a controvérsia sobre as razões do divórcio. Eles colocam para Jesus a seguinte questão: “é lícito ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?” (Mateus 19: 3). É evidente que esses fariseus, conservadores por tendência, observando que eles consideravam ser a visão de Jesus sobre a lei bastante liberal, baseando-se no seu tratamento às pessoas e uma aparente violação das tradições dos anciãos, colocam a questão em termos da visão interpretativa liberal: eles estão corretos ao dizer que qualquer ofensa pode ser motivo para deixar de manter a aliança de casamento? [1] Jesus se recusa a ir nessa direção. Ele cita o projeto Genesis-criativo e apoia a permanência da aliança de casamento. Ele faz isso contra a visão liberal da lei. Mas Jesus não para com uma crítica da visão liberal. Ele indica que até mesmo a visão conservadora pode ser suspeita. Ele faz isso quando os fariseus respondem, citando a provisão mosaica para um certificado de divórcio. Por que Moisés faz esta provisão, se não for para ser usada? Jesus responde que Moisés concedeu devido à dureza dos corações humanos. A provisão foi feita para arrumar a bagunça relacional e social criada pela recusa do coração duro em manter a aliança em relação à esposa e Deus. Mas nunca foi a intenção de Deus que o casamento deva terminar. Então, Jesus conclui que aquele que se divorcia de sua mulher a obriga a cometer adultério, exceto nos casos em que a mulher já tenha violado o pacto por razões morais. Além disso, um homem que se casa com outra mulher que não a mulher da sua mocidade é, na verdade, um adúltero mesmo que ele tenha dado um certificado a sua ex-mulher.



Em outras palavras, em Seu ministério Jesus recusou-se a ser arrastado para a polêmica e tomar o lado de uma escola de interpretação sobre a outra. Dureza de coração leva as pessoas a quebrar suas alianças e dissolver seus casamentos. Isto é sempre errado, sejam quais forem as razões específicas para isso. Aqueles que simplesmente querem sair do casamento por assuntos triviais, bem como aqueles que descartam uma esposa / marido por infracções mais graves, ambos encontram-se em violação do plano de Deus. Dado o contexto de sua época e ao fundo da questão, Jesus indica que não há simplesmente nenhuma razão para alguém rejeitar a aliança com o cônjuge. Ou seja, desdenhando da aliança para procurar outra pessoa viola o plano de Deus. Os discípulos compreenderam o caráter absoluto das afirmações de Jesus e conjecturou que talvez fosse melhor jamais se casar. (Mateus 19:10). Mas eles perderam o ponto principal, como a maioria dos seus sucessores.

Novo casamento?

Observe o que Jesus não diz nem sugere. A saber, pessoas divorciadas se tornam párias e nunca mais podem se casar. Não, a legislação mosaica tinha pronunciado contra tal desenlace, o que teria consequências assustadoras para as mulheres, especialmente. Não, um certificado devia ser dado declarando para a comunidade que o divorciado não está mais vinculado ao casamento. Ela pode se casar de novo, se um parceiro puder ser encontrado.

No Sermão do Monte, Jesus faz um comentário semelhante sobre o divórcio (Mateus 5:31). E está no contexto da luxúria e adultério no coração, e a elaboração de Jesus de uma justiça que excede a dos escribas e fariseus. Há certa questão se este verso representa uma antítese discreta (ouvistes o que foi dito ... mas eu lhes digo) ou continua a dos versos precedentes que falam de adultério. De qualquer forma, esta passagem se concentra mais na definição de adultério.

No evangelho de Marcos, em uma passagem paralela, Jesus responde a uma pergunta ligeiramente diferente, é lícito ao homem divorciar de sua mulher (ver Marcos 10: 1-12)? Jesus responde convidando-os a recordar o que Moisés ordenou. Ele pode ter esperado que eles fossem para o Genesis, mas eles citaram a passagem de Deuteronômio, onde Moisés permite um certificado de divórcio. Jesus então responde como no texto de Mateus, citando Gênesis, mas em termos mais absolutos: qualquer que divorciar de sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela. E se ela divorciar de seu marido e casar com outro homem comete adultério. Isto é impressionante: contra o mesmo pano de fundo como em Mateus 19, mas em resposta à questão colocada de uma maneira diferente, Jesus se recusa a oferecer qualquer base justificável para dissolver os laços matrimoniais.

Novamente, é importante notar o que Jesus não diz. Ele não está dizendo que nunca pode haver divórcio. Ele está dizendo, todo divórcio reflete o resultado trágico da dureza de coração e está em violação do plano de Deus para a vida humana.

Em Lucas 16:18, em uma seção de materiais de ensino, Jesus simplesmente afirma, qualquer que divorciar de sua mulher e casar com outra, comete adultério, e o homem que casar com a divorciada comete adultério. Este dito também é absoluto , mas está faltando contexto específico na história de Lucas. Parece certo assumir o mesmo contexto religioso e social, e o mesmo confronto de entendimentos interpretativos destes problemas, como nos outros textos. Assim, Jesus provavelmente fala daqueles que usam procedimentos de divórcio, a fim de trocar um cônjuge atual por outro (tomar as duas cláusulas como um ato duplo: se divorciar e se casar ou se divorciar, a fim de se casar). Isto é adultério.

Nas cartas de Paulo, os ensinamentos de Jesus são refletidos. Ou seja, alianças de casamento são para ser mantidas, mesmo quando um novo convertido encontra-se casado com um incrédulo. (Por um lado, os crentes não devem se casar com descrentes. No entanto, um cristão que se converteu depois de se casar e agora se encontra casado com um incrédulo ainda deve honrar o pacto que fez para com seu cônjuge, desde que possível, mesmo que ele nunca se converta). Nessas mesmas cartas, o espírito de Jesus e Sua abordagem ao ministério também é refletido. Há situações em que a intenção de Deus para o casamento simplesmente não pode ser sustentada. Em tais casos, outros cursos de ação são prescritos.

O que estou afirmando é isto: A preocupação de identificar as "razões" que legitimam o divórcio e permitem um novo casamento, ou reentrada na vida da igreja ou liderança - é em si estranho à maneira de Jesus como refletido no registro do evangelho.

Graça


De fato, tão importantes quantos textos específicos que mostram as respostas de Jesus às questões de casamento e divórcio, é importante considerar todo o ministério de Jesus, seu foco, orientação e espírito. Entre outras considerações, Jesus reconhece pecado imperdoável, mas o divórcio e os pecados relacionados a ele não são imperdoáveis. Devemos notar como o registro retrata Jesus agindo nessa direção e falando com as pessoas quebradas por desventuras relacionais. Devemos notar Sua mensagem a eles e o Seu chamado para eles. Nunca devemos interpretar e aplicar uma palavra de Jesus de uma forma que nos leve a tratar as pessoas contrárias à maneira e ao espírito de Jesus, especialmente quando temos relatos de respostas reais que Jesus fez.

Contudo, é precisamente o que a igreja tem feito para responder às complexas realidades da desventura sexual, os votos matrimoniais quebrados, divórcio e novo casamento. Grande parte do evangelicalismo conservador na América do Norte lê o Novo Testamento como bons fariseus fariam - a fim de identificar regras ou princípios, que depois são impostas a situações humanas complexas e dinâmicas. O divórcio é um caso em questão.

A igreja procurou por todas as declarações feitas por Jesus e Seus seguidores e tentou viver por elas. Tais declarações se tornaram as novas regras que a igreja não violaria. A orientação tem sido legal e impessoal, e não fundamentalmente relacional, redentora e com base no reino. A abordagem primária da igreja flui de seus melhores esforços para fazer o que Jesus disse em algumas ocasiões sobre o divórcio, ao invés de viver como Jesus viveu e de responder às circunstâncias da vida real de pessoas do jeito que Jesus fez.

Considerando que, uma vez que a igreja pode ter atuado como legalista heroicamente, ou não, nessa questão, inevitavelmente, a igreja aterrissou na condição de todas as pessoas e comunidades que são legais na orientação. Uma orientação legal gera orgulho e rebelião. Para aqueles que estão em conformidade com a lei, não pode haver orgulho. Para aqueles incapazes ou não de se conformar não pode haver rebelião. Rebelião muitas vezes leva a comunidade à acomodação, se as "pessoas certas", ou uma massa crítica de pessoas, estão fora de conformidade. Portanto, a comunidade pode fechar-se contra a impiedade da cultura e de igrejas-irmãs liberais, enquanto não notar a sua própria condição real de descumprimento. Assim, é comum na igreja dos Estados Unidos congregações estarem cheias de pessoas que se divorciaram, antes e depois de sua conversão a Cristo. A maioria das igrejas é "contra" o divórcio e "pelo" o casamento. Uma vez que o divórcio ocorre, contudo, as duas posições de recuo mais comuns são: ou - avaliar o divórcio e as pessoas que o experimentam de acordo com "as regras", questionando se existem motivos e autorizando ou permitindo um futuro com base na resposta. Ou, para que a igreja não pareça ser legalista ou condenatória ou perca muitos de seus membros ou candidatos a membros, a igreja desliza em um tipo de negação não oferecendo nenhuma resposta substanciosa à exceção talvez de confortar os feridos. Nenhuma posição de recuo honra o espírito de Jesus e as intenções de Jesus para o Seu povo.

O que propomos é uma afirmação clara, consistente e forte da boa ideia de Deus - desde o início, um homem deixa ... se une à esposa ... e torna-se uma só carne para a vida toda. Em seguida, propomos um reconhecimento de que quase desde o início este plano experimentou o fracasso por causa do pecado humano e coração duro. Moisés reconheceu isso e consentiu processos que certificaram o fracasso e forneceram proteção para os cônjuges, especialmente as mulheres. Um divórcio devidamente processado ​​era em si a liberdade para se casar novamente. Entre o povo de Deus alguns tentaram trabalhar o sistema, para dobrar as regras, a lei, para realizar seus próprios desejos. Talvez todos tenham essa tendência.

Em contraste, a obra salvadora de Jesus inclui graça e poder para redimir o pecado humano em todas as suas manifestações. Jesus não ofereceu menos e muito mais do que é afirmado explicitamente na primeira aliança. Casamentos fracassam, por vários motivos típicos, mas sempre envolvendo alguma medida da dureza de coração Moises reconheceu. Essa condição de coração muitas vezes impede as pessoas de procurar ajuda para suas vidas quebradas e casamentos. A graça e poder de Deus podem trazer cura para qualquer fragilidade relacional quando os corações estão abertos. Jesus acolheu os quebrado e maltratados, fossem suas lesões resultado de uma escolha pessoal ou o abuso de outros. Jesus agiu para curar e restaurá-los. Jesus queria que eles tivessem uma vida nova. Dentro dessa redentora intenção todas as bênçãos que Deus planejou, desde o início, mais uma vez veio ao seu alcance, incluindo o casamento. Divórcio - Certamente o divórcio processado sob a primeira aliança, mas também o divórcio de traços de estratégias de abuso pecaminoso, não é imperdoável e por si só não desqualifica um do plano de Deus para a vida humana, o que inclui a possibilidade de (re) união. Divorciados devem receber cuidados pastorais, graça de cura, e seja o que for que Deus possa conceder-lhes no futuro. A igreja deve exercer discernimento piedoso para conduzir as pessoas divorciadas do quebrantamento para a integridade.

*********************************

Nossas respostas à ameaça, fracasso e recuperação do casamento incluem as seguintes características:

Afirmar a intenção de Deus desde o início.

Afirmar que o pecado humano e rebelião têm frequentemente levado ao fracasso conjugal.

Afirmar que todo divórcio é primeiramente uma violação à intenção de Deus, envolvendo algum elemento de dureza de coração humano, e muitas vezes levando a várias tentativas de lançar a culpa e se auto justificar (que em si é outra manifestação da dureza de coração).

Afirmar que o fracasso conjugal - por qualquer razão - deixa a família quebrada e ferida e clama pelos ministérios de cura da igreja em nome de Jesus.

Afirmar que o fracasso conjugal - por qualquer motivo, pode ser a ocasião para o poder divino e graça transformadora resgatar o relacionamento, que a igreja deve procurar e apoiar como primeira e sustentada resposta ao fracasso.

A igreja acolhendo pessoas divorciadas na família de Deus e sua própria irmandade como quaisquer outros pecadores. Sua fragilidade relacional em toda sua complexidade, incluindo as escolhas pecaminosas e as respostas que fizeram e as feridas pecaminosa que sofreram de outros, devem estar na agenda de discipulado enquanto eles continuam a seguir a Jesus.

A igreja tratando de seus próprios membros, cujos casamentos fracassam, considerando-os responsáveis por quaisquer percalços que tenham ocorrido em sua aliança como membros, e oferecendo-lhes os mesmos ministérios de cuidado, cura e discipulado como recebem as pessoas que se divorciaram antes da sua conversão a Cristo .

Pessoas que sofreram fracasso conjugal podem se casar de novo com a bênção do Senhor e a provisão da Igreja: eles entenderam como o fracasso anterior (s) ocorreu, identificaram as maneiras pelas quais eles contribuíram, arrependeram-se de qualquer cumplicidade pecaminosa no fracasso, experimentaram cura para suas feridas e a graça transformadora que capacita relações centradas em Cristo em suas vidas, e pretendem se casar no Senhor e honrar a intenção de Deus para o seu casamento.

A Igreja deve ser uma comunidade de prestação de contas e de cura para pessoas quebradas pelo fracasso conjugal e deve de capacitá-los para se tornarem tudo o que Deus os criou e redimiu para serem.

[1] Os membros da comunidade de Jesus não deveriam ser legalistas. Em vez disso, eles ganharam vida nova de cima, sob o governo de Deus. O Reino estava à mão, presente e acessível, e aqueles que entraram começaram a viver uma nova vida. Esta nova vida contrastava muito com as outras formas e estratégias de vida identificadas pelo povo de Deus no mundo do primeiro século.

Como representadas no Novo Testamento essas outras estratégias foram enraizadas em uma compreensão da Torá como interpretadas pelas várias comunidades de professores. Separadas da conexão viva para uma aliança guardada por Deus – as aplicações deles se tornaram legais, em vez de relacional na orientação. A vida no judaísmo do primeiro século foi guiada pelos comandos, como é entendida pelos professores principais. As diluições populares desta orientação básica "na rua" levou a mais ou menos rigorosa aplicação da lei. No caso do divórcio, o casamento poderia muito bem ser dissolvido em determinadas circunstâncias. Moises proveu essa possibilidade (Deuteronômio 24), mas suas disposições foram abertas à interpretação variada. Se um homem encontra algo errado em sua esposa - uma ameaça mortal para a integridade do vínculo do casamento - ele pode dispensar sua esposa, mas não sem um certificado de divórcio. O certificado certificava para a comunidade que os dois não eram casados, não eram mais uma só carne, e agora estavam livres para se casar com outra pessoa. É fundamental ter em mente essa intenção sócio-jurídica - o certificado sinalizava para a comunidade que os parceiros não estavam mais presos pelo casamento e, portanto, pelo menos potencialmente, disponível para (re) casar.

A disposição na Torah para dissolver um casamento foi entendida de maneiras estreitas e largas. Nos extremos, o estreito (rabino Shamai) considerou que apenas os piores crimes de improbidade sexual justifica a demissão da esposa. Aqueles de uma mente mais liberal (Rabino Hillel), considerou que um homem pode acabar com um casamento durante a maior parte de qualquer falha ou defeito que viu em sua esposa. Esta controvérsia fornece o cenário para as perguntas dirigidas a Jesus sobre as chamadas condições para o divórcio. Pode-se sair de um casamento por qualquer coisa decepcionante que um cônjuge fizer? Ou, apenas em resposta a um delito sexual grave? No entanto, a questão de motivos para o divórcio foi respondida, ninguém acreditava que um divórcio devidamente executado impedia alguém de recasar e de ter plena participação dentro da comunidade.



COPYRIGHT. Texto de autoria do bispo David Kendall. Todos os direitos reservados. Reprodução neste site autorizada, mediante cessão gratuita. Proibida a reprodução sem autorização do autor. Tradução de Arlete Simões,  à partir do original em língua inglesa localizado em http://fmcusa.org/blog/2011/07/10/pastoral-responses-to-marital-failure/







Compartilhe com seus amigos:


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal