Aula Pratica I sistemas de Controle



Baixar 95,59 Kb.
Encontro08.11.2018
Tamanho95,59 Kb.
Aula Pratica I

Sistemas de Controle

  1. Resolução do TPC (Estudante a escolher)




  1. A figura a baixo é um sistema térmico, ilustra um sistema de malha fechada, controlado por um ser humano. Ela deseja manter a temperatura da água quente em um dado valor. O termómetro instalado na tubulação de saída da água quente mede a temperatura real. Esta temperatura é a saída do sistema. Se o operador observa o termómetro e verifica que a temperatura é maior do que a desejada, ele reduz a quantidade de suprimento de vapor de modo a diminuir esta temperatura. É possível que a temperatura se torne demasiado baixa, necessitando repetir a sequência de operações no sentido oposto.

Apresente este sistema em diagrama de blocos

Entrada de Referencia: Agua fria

Contolador: Operador

Atuador: Dreno

Planta: Tanque

Medidor/Sensor: Termometro


  1. Considere um avião com um sistema automático de navegação (piloto automático). Faça o diagrama de blocos deste sistema. Quais as perturbações que atuam no sistema?

Resposta:

As perturbações que actuam sobre o sistema são:



  • Atrito do ar

  • Altitude

  • Latitude



  1. Considere um automóvel. Este sistema pode ser considerado como um sistema realimentado. Esquematize o diagrama de blocos e analise o comportamento do sistema.




  1. A figura abaixo mostra o diagrama simplificado de um sistema de controle de frequência de uma usina eléctrica. Analise o comportamento deste sistema. Qual o objectivo deste controle? Identifique o controlador, o atuador e o processo. Qual a natureza da perturbação que atua no sistema? O que aconteceria em um sistema eléctrico se não existisse esta malha de controle?



R: Objectivo: Controlar a frequência da usina eléctrica

Controlador: Regulador

Actuador: Servomotor

Processo: Inercia do Gerador



A perturbação tem a natureza ????

Inicialmente este sistema para todos fenómenos externos (Torque da Carga) iriam criar erros na saída, a saída desejada teria naturezas diferentes uma vez que, a todo período de emissão do sinal de entrada o sistema por si so não conseguiria corrigir os erros emitidos pelo Torque da Carga.


Compartilhe com seus amigos:


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal