As figuras da segunda vinda de Cristo – as jóias da Coroa



Baixar 16,77 Kb.
Encontro04.10.2017
Tamanho16,77 Kb.




AS figuras da segunda vinda de Cristo – AS Jóias da Coroa

Zc 9


16 Naquele dia o SENHOR, o seu Deus, os salvará como rebanho do seu povo, e como jóias de uma coroa brilharão em sua terra.

introdução


  1. O Estudo do Capítulo nove de Zacarias nos mostrou cenas proféticas que falavam de um futuro próximo , mas também distante

  2. Vimos :

    1. A intervenção divina quando da conquista de Alexande o Grande

    2. A derrota dos Selêucidas na guerra dos macabeus

    3. E o juízo eterno de Deus na segunda vinda de Cristo

    4. Hoje voltamos ao tema da segunda vinda de Cristo para falar de mais uma figura que aqui aparece

  3. As jóias da coroa de Cristo

  4. O que esta figura tem a nos ensinar ?

as joias da sua coroa v. 16


16 Naquele dia o SENHOR, o seu Deus, os salvará como rebanho do seu povo, e como jóias de uma coroa brilharão em sua terra.


  1. A próxima figura é representada pelas Jóias da Coroa do nosso salvador

  2. Estas jóias são um símbolo dos que estão sendo salvos

  3. Se as vinhas da ira representam o inferno

  4. As jóias da sua coroa representam que o nosso resgate se torna em glória para o nosso Senhor

  5. Mas como esta glória será revelada ?

    1. E por isso participamos do seu céu

Ap 21

21.1 Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu.

2 E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo.

3 Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse:— Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles.

4 Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.

5 Aquele que estava sentado no trono disse:— Agora faço novas todas as coisas! E também me disse:— Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança.

6 E continuou:— Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida.

7 Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos.

8 Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte.

      1. Ainda que a bíblia traga descrições deste lugar , o mais importante não é como ele pode ser representado mas sim o que ele significa

        1. Mesmo porque , as representações são meras comparações usando a linguagem e as imagens de um tempo como o de João e as palavras são as que ele conhecia em sua época

          1. Ex. Ouro transparente

Ap 21

21 As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era de uma só pérola; e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro.

      1. O significado deste céu e que faz com que sejamos as jóias da sua coroa é poder viver com Deus e ve-lo face a face

3 Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse:— Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles.

      1. Toda a lágrima será enxugada

4 Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.

    1. E celebraremos com ele a sua vitória sobre todo o poder do mal e o estabelecimento da sua justiça e glória por toda a eternidade

Ap 22

3 E não haverá na cidade nada que esteja debaixo da maldição de Deus. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o adorarão.

4 Verão o seu rosto, e na testa terão escrito o nome de Deus.

14 Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida e de entrar na cidade pelos seus portões!

15 Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações.

16 — Eu, Jesus, enviei o meu anjo para anunciar essas coisas a vocês nas igrejas . Eu sou o famoso descendente do rei Davi. Sou a brilhante estrela da manhã.

17 O Espírito e a Noiva dizem:— Venha! Aquele que ouve isso diga também:— Venha! Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida.

    1. Reinaremos com ele , ele nos fará herdeiros do seu Reino

Ap 22

5 Ali não haverá mais noite, e não precisarão nem da luz de candelabros nem da luz do sol, pois o Senhor Deus brilhará sobre eles. E reinarão para todo o sempre.

Lc 12

32 Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.

    1. Receberemos o galardão

      1. Ainda que nossa salvação seja pura graça , ele vai premiar os seus servos na medida da nossa solicitude em obedecer

12 — Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito.

13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

conclusão


  1. Nossa vida é uma prova do seu amor , poder e salvação , por isso somos as jóias da sua coroa

  1. A grande lição desta figura é que nossa salvação é participar da vitória de Cristo e glorificar o seu nome em toda a eternidade .

  2. A glória de Jesus , seu poder , santidade , amor e justiça tanto podem ser reveladas nos seus juízos quanto nas suas bênçãos .

  3. Tanto pelo inferno , quanto pelo céu

  4. Mas é só no céu que podemos ser as jóias da sua coroa , ao mesmo tempo em que nós receberemos com ele as nossas coroas .

  5. Mas quem conseguirá ficar com elas sem lança-las aos seus pés , pois a Ele e só a ele pertencem toda honra , glória e louvor

Ap 4

10 os vinte e quatro líderes caíam de joelhos diante dele e o adoravam. Atiravam as suas coroas diante do trono e diziam:

11 “Senhor nosso e nosso Deus! Tu és digno de receber glória, honra e poder, pois criaste todas as coisas; por tua vontade elas foram criadas e existem.”

  1. A única maneira de sermos jóias da coroa do salvador e participar do seu céu é quando , pela fé , com profundo temor do Senhor , nos arrependemos do nossos pecados , permitimos que ele nos lave com o seu sangue vertido na cruz e selados pelo Espírito Santo , nos deixamos ser moldados por ele para viver para a sua glória

  2. Pois a única vida que permanece é a que se vive para glória de nosso Senhor Jesus Cristo



Compartilhe com seus amigos:


©bemvin.org 2019
enviar mensagem

    Página principal