Apostila enem



Baixar 46,97 Kb.
Encontro10.09.2018
Tamanho46,97 Kb.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO BEATÍSSIMA VIRGEM MARIA

APOSTILA ENEM









Nome: ____________________________________________________________________________ _____

Querido(a) Aluno(a),

Em poucos meses você terá a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos de acordo com seus objetivos e suas habilidades. Escolha importante para o início de uma caminhada em busca de seus sonhos e de tudo que possa lhe trazer mais alegria e realização.

Acreditando em todo o trabalho realizado desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e também no seu empenho e dedicação, elaboramos essa apostila com o propósito de auxiliá-lo(a) nos estudos preparatórios para a prova do ENEM. As competências e habilidades adquiridas no decorrer de todos esses anos, certamente, terão validade não apenas nessa ocasião, mas em todas as áreas de sua vida.

É com carinho que a Direção, Coordenação, Orientação Educacional e Equipe de Professores do “Beá” desejam a todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio/2016 muita serenidade e sucesso na realização das provas.
Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.

Antonie de Saint-Exupéry

SOBRE O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.

A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implantadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

O Enem é desenvolvido com base nos 5 EIXOS COGNITIVOS utilizados em todas as áreas, sendo descritos como:



  1. Dominar Linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas inglesa e espanhola;

  2. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;

  3. Enfrentar Situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema;

  4. Construir Argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação concreta;

  5. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando diversidade sociocultural.

SOBRE A PROVA

A prova acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro de 2016.

O portão abrirá às 12:00 horas e fechará às 13:00 horas.

O início da prova será às 13:30 horas.

O local da prova deverá ser consultado pelo candidato através do link http://enem.inep.gov.br/participante. Muitos candidatos deixam de realizar a prova por não conhecerem o local/endereço, e acabam chegando atrasados. Lembre-se, a cidade de São Paulo proporciona situações imprevisíveis, por isso, saia da sua casa com antecedência, evitando imprevistos.

A apresentação do DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO É OBRIGATÓRIO. São aceitas: cédula de identidade (RG) e Carteira Nacional de Habilitação com foto. Por isso, certifique-se que seu documento esteja em perfeitas condições e dentro da validade vigente.

No primeiro dia de aplicação, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, cujas disciplinas são História, Geografia, Filosofia e Sociologia; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sendo as disciplinas correspondentes de Biologia, Física e Química. A duração da prova será de 4 horas e 30 minutos, contados a partir da autorização do aplicador.

No segundo dia de aplicação, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, cujas disciplinas são Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; Redação e Matemática e suas Tecnologias. A duração da prova será de 5 horas e 30 minutos, contados a partir da autorização do aplicador.

A prova deverá ser resolvida somente com CANETA ESFEROGRÁFICA TRANSPARENTE COM TINTA PRETA, não sendo permitida a utilização dos seguintes materiais: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos.

Além dos materiais citados acima, o candidato também não poderá portar os seguintes objetos: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.



SOBRE O SISU

O ingresso nas Instituições Federais e atualmente em algumas Instituições Estaduais, como a USP, ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), criado em 2009, gerenciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que utiliza a nota do Enem como seleção dos candidatos à um determinado curso, sendo classificados aqueles com melhor desempenho na prova.

A seleção ocorre duas vezes ao ano, em Janeiro e Junho, normalmente no início de cada mês, entre o 1º e o 10º dia, podendo utilizar a mesma nota obtida na edição do ENEM. Por exemplo, o candidato que realizar a prova do ENEM em 2015, podendo se inscrever em Janeiro e Julho de 2016, utilizando a mesma nota obtida no Exame do ano anterior.

A senha obtida na inscrição do ENEM será utilizada pelo candidato para acessar o sistema do SISU e inscrever-se na vaga desejada, podendo mudar sua inscrição quantas vezes quiser, mas sua classificação será dada pela última inscrição realizada e pela disponibilidade da vaga. Para maiores informações acessa o link http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas.



"Não há tal coisa de 'não posso', apenas 'não vou'.

Se você é qualificado, tudo que é necessário é um

desejo ardente de realizar, de fazer diferença.

Vá em frente, volte.

Custe o que custar!

Mas você não pode culpar outras pessoas ou a

sociedade em geral.

Tudo vem da sua mente.

Quando fazemos o impossível,

percebemos que somos pessoas especiais."

Jan Ashford


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal