Ana Paula da Silva – bio



Baixar 12,1 Kb.
Encontro22.03.2017
Tamanho12,1 Kb.
Ana Paula da Silva – BIO

www.anapauladasilva.com
Considerada por críticos brasileiros e europeus umas das melhores intérpretes da atualidade, Ana Paula da Silva, catarinense, em 2016 comemora 20 anos de carreira. Iniciou sua arte com a dança e na trajetória musical com 16 anos, evoluindo de intérprete, a instrumentista e compositora.

Ana Paula compartilhou o palco e realizou inúmeros concertos dentro e fora do Brasil com grandes músicos. Viveu na Áustria por dois anos, lá trabalhou com vários instrumentistas na linha do jazz. Neste período lançou seu disco em parceria com o compositor, arranjador e guitarrista Alegre Corrêa. Gravou no disco de Martin Reiter – ALMA , CD que ganhou Prêmio de melhor disco de jazz em 2008 – Áustria. Realizou ao lado do conceituado músico de jazz Joe Zawinul uma turnê de cinco semanas em 2006, valorizando e conhecendo o uso da voz não somente em canções.

Realizadora de seus projetos, CDs e shows desde o primeiro disco de cinco já lançados Ana Paula da Silva lançou em 2006 Canto Negro e Por causa do Samba (Brasil e Europa), em 2008 o Livro CD Contos em Cantos, em 2009 selecionada pelo Prêmio Pixinguinha onde foram escolhidos dois artistas por estado lançou o álbum Aos de Casa (Brasil-Europa-Argentina) valorizando os músicos e a cultura catarinense conhecida por poucos. Em dezembro de 2010 produziu o quinto trabalho Pé de Crioula, disco inteiramente dedicado ao samba com arranjos e direção musical do ícone carioca Claudio Jorge e com grandes músicos como Mauro Diniz, Carlinhos 7 cordas, Ricardo Silveira, Mário Sève, participação especial de Gabriel Grossi, Robertinho Silva entre outros músicos, mantendo a proposta de apresentar e valorizar novos compositores.

Em 2013 Ana Paula da Silva recebe o presente da amiga e pianista Marisa Toledo, realizou o primeiro Songbook, intitulado Crioula com as composições de Ana, um lindo material com discografia, depoimentos e críticas.

Ana Paula em 2014 fez turnês dentro do Brasil visitando os estados do Paraná com seu projeto de samba e Rio Grande do Sul com as composições autorais também pela primeira vez visitou o estado do Ceará ao lado de Robertinho Silva e Davi Sartori no projeto Raiz Forte pela Caixa Cultural, além de seu estado Santa Catarina o show Raiz Forte chega na Áustria e Itália.

Em 2015, o show Raiz Forte se fortalece e visita mais 10 cidades do Paraná, realizando o Circuito Sesi/PR, cidades de São Paulo e Santa Catarina.

Ana Paula inicia o ano com o prêmio de melhor cantora no Prêmio da Música Catarinense, lança o novo álbum Raiz Forte comemorando 20 anos de carreira e prepara a gravação do primeiro DVD que será gravado no início do segundo semestre. Em 2016 já confirmou turnês na Europa e América do Sul, e show no Brasil.

Destacam-se aqui alguns dos grandes espetáculos realizados:

Por amor ao Brasil – 2003- SC , Festival de Música Popular de Itajaí 2003, Festival de Jazz de Montreux 2004 – Suíça, Turnê - Europa com Joe Zawinul Syndicate - 2006, Turnê Europa com Martin Reiter - 2007 e 2008, Turnê - Áustria Lançamento CD Aos de Casa – 2010, Homenagem JOBIM-VINICIUS – 2010 – Argentina, Raízes da terra de onde venho com Chico Saraiva - 2011(Circuito SESC de Música 25 cidades), Turnê - Lançamento CD Pé de Crioula Argentina-Brasil 2011 – 2012 – Turnê Argentina, Europa – Alemanha, Suiça e Áustria com o CD Pé de Crioula -

2014 – Show Raiz Forte – Caixa Cultural Fortaleza – Circuito SESI Paraná com o show Pé de Crioula 2014 e 2015 (25 cidades) – Shows em São Paulo (SESCs, Auditório Ibirapuera) – Raiz Forte – Auditório Ibirapuera (SP) –Usina del Arte (Buenos Aires) – Teatro Guemes – Porgy & Bess (Viena) – Café Hahn (Alemanha) – The Birds Eye (Suiça) – Festival RAI (Itália)
Em seus álbuns conta com a presença brilhante de grandes músicos como:

Robertinho Silva, Beto Lopes, Arnou de Melo, Davi Sartori, Fábio Hess, Toucinho, Mário Sève, Toninho Ferragutti, Wolfgang Muthspiel, Karl Hodina, Bertl Mayer, Alegre Corrêa, Martin Reiter, Michael Ruzitschka, Cláudio Jorge, Chico Saraiva entre outros.



Prêmios

Contos em Cantos {Livro – CD} Edital Municipal 2008

Aos de Casa {CD e Turnê } Prêmio Pixinguinha FUNARTE 2008

Pé de Crioula {CD} Edital Municipal 2009

CDs Aos de casa e Pé de Crioula { Pré-selecionados para o Prêmio da Música Brasileira}

Destaque Cultural 2012 {por realizar mais de 30 apresentações no exterior levando a Música Brasileira}

2014 Caixa Cultural – Show Raiz Forte

2014 Circuito Sesi/PR – Pé de Crioula

2015 Circuito Sesi/PR – Raiz Forte

2015 Melhor Cantora – Prêmio da Música Catarinense


Imprensa

**Não tem pra ninguém a melhor cantora da nova geração é a catarinense Ana Paula da Silva** (por Luis Nassif, 2011)



**Dueña de una voz dulce y de amplia riqueza tímbrica, la artista mereció varias ovaciones y hasta tuvo que hacer un doble bis...**

( Jornal de La Nueva província- Argentina 2011)


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal