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ALIVE! ENSINO DE INGLÊS VIVO E VIVIDO 

 

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva



*

 

 



RESUMO 

 

Neste  texto,  apresento  uma  descrição  de  uma  das  coleções  de  inglês  para  o  ensino 



fundamental aprovada pelo MEC para distribuição nas escolas públicas brasileiras.  Os livros 

didáticos  que  compõem  a  coleção  trabalham  com  a  língua  em  uso  por  meio  de  amostras  de 

práticas  sociais  de  linguagem  autênticas  e  incentivam  os  alunos  a  utilizar  o  inglês  para  agir 

com as palavras. 

 

Palavras-chave: Livro didático. Coleção Alive!. Ensino de inglês. 

 

1 ALIVE! ENSINO DE INGLÊS VIVO E VIVIDO 

 

A Coleção Alive! (Fig. 1) é o resultado de uma pareceria entre quatro professores de 



língua  inglesa  e  pesquisadores  em  linguística  aplicada:  a  autora  deste  artigo  Junia  Braga 

(UFMG), Kátia Tavares (UFRJ) e Cláudio Paiva (UFRJ). O título da obra se justifica pelo uso 

do inglês vivo, em uso, registrado em textos orais e escritos. As diversas amostras do uso da 

língua  inglesa  apresentam  situações  vividas  por  diferentes  usuários  e  proporcionam 

oportunidades para que os alunos se engajem em práticas sociais diversas por meio de gêneros 

orais  e  escritos.  A  coleção  inova  ao  inserir  gêneros  ainda  não  encontrados  em  outras  obras, 

como, por exemplo, lista de materiais escolares, regras de uso de brinquedos em parques de 

diversões, dentre outros. 

 

 

 



 

 

                                                 



*

 Doutora em Linguística e Filologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de 

Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do CNPq e da FAPEMIG. 

 

Revista Eventos Pedagógicos  



v.5, n.1 (10. ed.), número especial, p. 29 - 37, jan./maio 2014 

 


 

Página 30 - Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva 

 

Figura 1 – Imagem da Coleção Alive! 



 

Fonte: Vera Menezes, 2014. 

 

O material mostra como agir com a linguagem e um bom exemplo é a unidade 8 (ver. 



Fig. 2), no livro 6, que trabalha com as funções de protestar e aconselhar, cuja abertura se faz 

por  meio  de  cartazes  de  protesto.  Esse  gênero  é  usado  em  inglês  no  mundo  inteiro  para 

chamar a atenção da imprensa mundial. 

 

Figura 2 – Unidade 8, livro 6, da Coleção Alive! 



 

Fonte: Vera Menezes, 2014. 

 

As  atividades  ajudam  o  aluno  a  usar  o  inglês  para  refletir  sobre  os  problemas  que 



afligem  a  sociedade  (ex.  animais  enjaulados,  insensibilidade  de  governantes  com  problemas 

sociais)  e  também  para  atacar  problemas  locais,  como,  por  exemplo,  o  bullying  na  escola. 

Atividades  para  discutir  temas  como  o  bullying  e  pensar  em  propostas  para  combater  essas 

más  práticas  sociais  não  apenas  contribuem  para  a  aprendizagem  do  inglês  como  também  

para a formação de um cidadão mais ético e humano. 


 

 

 



ALIVE! ENSINO DE INGLÊS VIVO E VIVIDO - Página 31 

 

 



Figura 3 – Cena do filme Harry Porter and the Chambers of secrets

 

 



O material traz exemplos de uso do inglês de diferentes países onde a língua é falada e 

inclui  informações  culturais  sobre  o  uso  da  língua  em  contextos  diversos.  As  amostras  de 

língua em uso são sempre retiradas de material autêntico, como é o caso, por exemplo, de um 

trecho do filme Harry Porter para demonstrar uma situação de apresentação: “Hya, Harry. I'm 



Colin Creevey. I'm in Gryffindor too./ Hi, Colin. Nice to meet  you.” Observe que o material 

autêntico coloca o aprendiz em contato com expressões como “Hya”, uma variação de Hello

presente  nesse  excerto  de  Harry  Porter.  Outras  variações  são  encontradas  na  coleção  como 

Yep e Nope.  

O  uso  de  material  autêntico  se  repete  até  mesmo  nos  exercícios  de  gramática,  seja 

através de excertos de textos orais ou escritos ou de imagens reais que contextualizam o uso 

da  língua.  Um  exemplo  é  a  foto  de  George  Bush  dirigindo  sem  cinto  de  segurança  em  um 

exercício em que os alunos devem olhar para as imagens e responder as seguintes perguntas: 

Are  they  right  or  wrong?  What  are  they  doing?  Nesse  exemplo  específico,  espera-se  que  o 

aluno responda George Bush is wrong. He is not wearing a seat belt. Ou He is driving without 



a seat belt

 

 



 

 


 

Página 32 - Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva 

 

Figura 4 – Cenas reais utilizadas em exercícios de gramática 



 

 

O  livro  é  todo  em  inglês  porque  acreditamos  que  compete  ao  professor  escolher  se 



quer e quando quer usar o português e em que quantidade. Entendemos que a língua materna é 

um  bom  auxiliar  para  o  professor,  mas  não  abrimos  mão  de  oferecer  uma  quantidade  de 

insumo em  inglês que  possa, realmente, ajudar o aluno  a aprender o idioma. Os professores 

podem, por exemplo, realizar as atividades de leitura em português, mas, mesmo nesse caso, 

os  alunos  continuarão  tendo  contato  com  as  perguntas  em  inglês  no  livro,  o  que  lhes 

proporcionará mais exposição ao idioma. Quanto mais insumo, mas chance de desenvolver a 

aprendizagem da língua. 

Um  ponto  alto  do  projeto  é  a  proposta  de  um  projeto  anual  que  o  aluno  vai 

desenvolver ao longo do ano. Para o livro 6, a proposta é de um scrapbook (Fig. 5), onde o 

aluno  vai  inserir  ou  colar  suas  produções  escritas,  a  maioria  delas  falando  de  si  mesmo.  No 

livro 7, sugerimos  a criação de um  livreto  turístico, pois  a maioria das  unidades  versa sobre 

temas sobre o entorno do aluno. No livro 8, a ideia é uma revista de variedades e no livro 9, 

um blog sobre artes, já que as unidades falam de temas ligados às artes. 

 

Figura 5 – Orientações para a confecção de um Scrap Book 



 

 

 

 



ALIVE! ENSINO DE INGLÊS VIVO E VIVIDO - Página 33 

 

 



O projeto gráfico de alta qualidade apresenta imagens que circulam na sociedade e que 

representam  etnias  e  grupos  sociais  diversificados.  Há  também  uma  boa  exploração  de 

diversos  tipos  de  arte  e  diálogo  com  outros  conteúdos  escolares.  Um  exemplo  simples  é  o 

vocabulário sobre cores associado ao conhecimento sobre o fenômeno natural do arco-íris.  

A  parte  oral  é  bastante  valorizada,  com  exercícios  criativos  de  compreensão  e 

produção oral. O estudo da pronúncia não é negligenciado e encontra-se distribuído ao longo 

da coleção. Uma inovação é o realce que é dado aos sotaques de diversas nacionalidades. Os 

autores entendem que é importante compreender a pronúncia de falantes não nativos de inglês 

para que a comunicação flua. 

Ao  final  de  cada  parte,  os  aprendizes  têm  contato  com  sugestões  de  estratégias  de 

aprendizagem  e  com  uma  atividade  para  reflexão  sobre  sua  aprendizagem  e  para  auto 

avaliação. Há também sugestões de recursos na web. 

Outro ponto alto da coleção são as canções incluídas em um bom numero de unidades, 

incluindo as de revisão. 

 

Tabela 1 – Lista de músicas da Coleção ALIVE! Por volume. 



Livro 6 

Saturday night 

Another brick in the wall 

Alphabet rap 

We are family 

Just the way you are 

Livro 7 

Nothing’s gonna stop us now. 

Beautiful 

Chiquita bacana 

True friend 

The girl from Ipanema 

Should I stay or should I go 

Livro 8 


Have you ever seen the rain 

Help 


Celebration 

 The rain in Spain 

 

Livro 9 


I don’t wanna miss a thing 

Mr. Cellophane 

Circle of life 

Love Story 

Music 

Starry, starry night 



Fonte: Vera Menezes, 2014. 

 

Ao final de cada volume há um glossário exaustivo (dispensando o uso de dicionários) 



e  quadros  de  referência  gramatical.  Há  ainda  atividades  extras  com  o  mesmo  conteúdo  das 

unidades. O uso da língua em situações lúdicas está também presente nos jogos e projetos de 

arte. 

Nos dois últimos livros,  os alunos encontram uma lista de verbos irregulares. Nesses 



livros, foram incluídas leituras extraclasse, com contos de leitura fácil, para que o aprendiz se 

sinta desafiado a ler textos mais longos, de preferência, fora da sala de aula. 



 

Página 34 - Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva 

 

O ensino de vocabulário é contextualizado e muitos exercícios fazem associações que 



ajudam  na  aprendizagem  do  idioma,  como  é  o  caso  dos  materiais  (ferro,  mármore,  pedra 

sabão etc.) cujos nomes são associados a obras de arte (ver fig, 6). 

 

Fig. 6 – Materiais e obras de arte 



 

 

O  ensino  de  escrita  parte  do  pressuposto  de  que  a  escrita  é  uma  forma  de  ação.  No 



âmbito  individual,  escrevemos  para  refletir  e  registrar  eventos  sobre  nós  mesmos  e  sobre 

nosso  entorno  (ex.  redação  de  perfis  pessoais,  árvore  genealógica,  descrição  da  casa  dos 

sonhos, legendas para fotos). No âmbito social, escrevemos para interagir com outras pessoas 

(exemplo de atividades: mensagem de e-mail, postagem em microblog, pôster com frases para 

interação na sala de aula, anúncio de aluguel de quarto); para organizar nossa vida em  nosso 

contexto social (exemplos de atividades: agenda de telefone, quadro de tarefas, menu); e para 

tentar produzir mudanças e sensibilizar pessoas. Para esse último propísto, veja, na figura 7, 

um exemplo de produção de cartaz de protesto contra bullying.  

 

 

 



 

 

 



 

 

 

 



ALIVE! ENSINO DE INGLÊS VIVO E VIVIDO - Página 35 

 

Figura 7 – Exemplo de atividade de produção escrita 



 

 

Utilizando  uma  abordagem  com  o  foco  em  gêneros,  a  escrita  é  precedida  de  um 



trabalho  de  compreensão  de  textos  que  circulam  na  sociedade.  No  trabalho  com  gêneros,  é 

importante expor os alunos a amostras do gênero em estudo em seu contexto cultural, mostrar 

que  sua  estrutura  é  relativamente  estável  e  que  não  existe  uma  fórmula  única  de  produção 

textual.  Antes  de  iniciar  as  atividades  de  produção  textual  com  um  gênero  específico, 

aconselhamos o professor a verificar se existem publicações sobre esse gênero específico. Um 

estudo preliminar de cada gênero pode ajudar no desenvolvimento das atividades didáticas. 

Com base nos estudos de Paltridge (2001) e em obras organizadas por Abreu-Tardelli 

e  Cristóvão  (2009)  e  Cristóvão  e  Nascimento  (2005),  propomos  quatro  etapas  para  o 

desenvolvimento  do  trabalho  de  produção  escrita  com  base  em  gêneros:  seleção  do  corpus

observação  da  situação  de  ação  de  linguagem  em  que  esse  gênero  é  produzido;  análise  de 



corpus; e produção do texto. 

 

Página 36 - Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva 

 

Na  segunda  etapa,  os  alunos  são  levados  a  refletir  sobre  a  situação  de  ação  de  



linguagem  de  produção  desse  gênero,  observando  os  seguintes  aspectos:  o  tema  do  texto; 

quem  é  o  emissor  e  em  que  papel  social  se  encontra;  a  quem  se  dirige  e  em  que  papel  se 

encontra o receptor; em que contexto é produzido; o suporte que faz o gênero circular (jornal, 

pôster, vídeo, etc.); o local onde o gênero circula; o objetivo ou finalidade. 

Acompanha a coleção um manual do professor onde são apresentados, os objetivos da 

obra,  o  suporte  teórico  que  embasa  as  atividades;  sugestões  de  atividades;  transcrição  dos 

áudios;  sugestões  de  planos  de  curso  e  distribuição  das  aulas;  indicações  de  leitura 

comentadas para alunos e para professores; e indicações comentadas de materiais na Internet. 

 

2 CONCLUSÃO 

 

A  coleção  ALIVE!  oferece  muito  Input,  oportunidades  de  interação  e  de  produção  e 



atividades que funcionam como gatilho para as conexões neurais o que é considerado de suma 

importância para a aquisição de uma língua. Acreditamos que o material estimula professores 

e alunos a aprender mais e a ter experiências inovadoras e prazerosas com a língua inglesa. 

O  ALIVE!  atendeu  a  todos  os  requisitos  do  edital  do  Programa  Nacional  do  Livro 

Didático  (PNLD)  do  MEC  e  foi  um  dos  três  selecionados  para  distribuição  gratuita  para  as 

escolas públicas em 2014.  

As  políticas  educacionais  para  o  ensino  básico,  finalmente,  reconheceram  a 

importância do ensino de línguas estrangeiras e os parâmetros de qualidade exigidos para os 

livros didáticos, certamente, farão avançar a qualidade do ensino. 

Fizemos nossa parte, ao oferecer para o professor e seus alunos um material inovador, 

bonito e sustentado por uma visão complexa da aquisição de línguas. Ficamos felizes com o 

resultado  e  esperamos  que  os  professores  que  confiaram  em  nosso  trabalho  e  aceitaram  o 

desafio de inovar possam colher bons frutos em suas salas de aula.  

 

ALIVE! TEACHING ENGLISH FROM REAL LIFE EXPERIENCES 

 

ABSTRACT

1

 

 

In  this  paper,  I  present  a  description  of  one  of  the  sets  of  English  textbooks  for 



elementary schools which was chosen by the Brazilian Ministry of Education to be distributed 

                                                 

1

 Revisão realizada por Marki Lyons (CTLE – Revista Eventos Pedagógicos). 



 

 

 



ALIVE! ENSINO DE INGLÊS VIVO E VIVIDO - Página 37 

 

in our public schools. The books work with language in use by means of authentic sample of 



linguistic social practices and encourage students to use English to act with words. 

 

Keywords: Textbooks. Alive Series. English teaching.  

 

REFERÊNCIAS 

 

ABREU-TARDELLI,  L.  S.;  CRISTOVÃO,  V.  L.  L.  (Orgs.).  Linguagem  e  educação:  O 



ensino e aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009. 

 

CRISTOVÃO, V. L. L.;  NASCIMENTO, E. L. (Orgs.).  Gêneros textuais: teoria e prática 



II. Palmas e União da Vitória: Kayguangue, 2005. 

 

MENEZES, V. Coleção de inglês para o Ensino Fundamental II – ALIVE! Disponível em: 



. Acesso em: 6 mar. 2014. 

 

PALTRIDGE,  B.  Genre  and  the  language  learning  classroom.  Ann  Arbor,  MI,  The 



University of Michigan Press, 2001. 

 

 



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