Alegria no sofrimento



Baixar 28,22 Kb.
Encontro16.10.2017
Tamanho28,22 Kb.

alegria no sofrimento


Fp 1

12 Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do evangelho.

13 Como resultado, tornou- se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.

14 E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.

15 É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade.

16 Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho.

17 Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.

18 Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro.

De fato, continuarei a alegrar- me,

19 pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.

20 Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte;

21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

22 Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!

23 Estou pressionado dos dois lados:desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;

24 contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.

25 Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,

26 a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.

introdução


  1. O sofrimento , seja ele de que ordem seja , não é agradável. Por isso se pudéssemos , saltaríamos as etapas da vida que nos geram dor .

  2. Quando penso nisto me sinto confortável ao lembrar que o próprio Cristo, quando na carne , orou : “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! (Mt 26:39 RA)

  3. Mas foi também o Senhor que nos ensinou que nem sempre podemos ter esta oração atendida e teremos que beber o cálice de sofrimento em algumas ocasiões em sua vida .

  4. É por isso que o apóstolo Paulo nos versículos que lemos nos afirma que ainda que estejamos bebendo o cálice do sofrimento podemos experimentar a alegria sempre que a visão do Reino estiver em nós

  5. Paulo não estava filosofando , mas testemunhando porque a visão do Reino podia trazer alegria ao seu coração

  6. Não sei o que você está vivendo , mas gostaria de dizer a você como a visão do Reino pode trazer alegria ao seu coração

i . A visão do Reino nos trás alegria porque o Evangelho é pregado também através de nosso sofrimento .


12 Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do evangelho.

13 Como resultado, tornou- se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.

14 E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.

15 É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade.

16 Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho.

17 Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.

18 Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar- me,.

  1. Paulo era um homem impregnado pela visão do Reino e isto tem a ver com os processos da sua conversão .

  2. Você se lembra que ele foi um perseguidor da igreja ?

  3. Ele perseguia porque acreditava que a fé em Jesus era uma contradição às doutrinas Judaicas que lhe foram ensinadas e das quais era mestre .

  4. Mas foi no caminho para Damasco, na missão de prender cristãos, que Jesus lhe apareceu em visão, de pois desta visão ele ficou cego.

  5. Era como se Jesus estivesse a lhe mostrar que o que ele cria ser a visão de Deus até este momento em sua vida nada mais era do que cegueira.

  6. Mas foi na visita de Ananias que ele foi curado e uma nova visão de vida e valores lhe foi dada por Jesus . Uma visão do Reino de Deus .

  7. Não apenas a visão da vida , dos sucessos a serem buscados , do dinheiro a ser ganho , mas do propósito eterno de Deus para ele e para todos os homens.

  1. Foi esta visão de propósito, comunhão com Deus através de Jesus e de missão nesta terra para levar o reino de Deus ao coração de todo o homem que movia este homem de Deus

  2. e a primeira razão porque a visão do reino poderia trazer alegria ao seu coração era porque seus sofrimentos na prisão em Roma estavam contribuindo para a pregação do evangelho do Reino

    1. Os soldados da guarda pretoriana , a guarda pessoal do imperador, estavam ouvindo a mensagem do evangelho e estavam se convertendo.

      1. Eu posso imaginar como este homem não queria perder tempo pois ele só possuía 24h para pregar o evangelho para aquele soldado

      2. Ilustração do Miguel na prisão 24h de pregação

    2. Os crentes se sentia motivados a pregar com mais ousadia pois um dos seus líderes estava na prisão  ninguém pode deter a força do evangelho que é vivido na alma , pois a boca fala do que o coração está cheio .

      1. Posso imaginar os mais jovens pensando , se o velho apóstolo pode pregar com ousadia até para a guarda pretoriana eu também posso falar do Reino de Deus nesta terra para as pessoas de minha casa , meus amigos , meus colegas de trabalho.

      2. Posso imaginar os mais velhos com ousadia falando do Reino

      3. E quando Paulo recebeu notícias desta revolução de coragem na proclamação a alegria do Reino encheu o seu coração

    3. Mas não parou ai , até os adversários de Paulo, os crentes judaizantes , vindos de Jerusalém que desejavam obrigar os não judeus a guardarem todas as leis judaicas para poderem exercer sua fé em Jesus . Quando souberam que Paulo estava preso, pregaram com mais intensidade para aproveitar o vazio da sua presença com fim de aumentar o numero de adeptos da sua denominação cristã .

      1. Mas Paulo , apesar de não concordar com a sua motivação, se alegrava em saber que o Reino de Deus estava avançando e que o evangelho estava sendo pregado , mesmo que com motivações erradas , porque o mais importante era que o Reino se instalava no coração das pessoas .

  3. A grande lição aqui é que nossos sofrimentos, quando permitidos por Deus , contribuem de alguma maneira para o avanço do Reino .

  4. Ontem aprendemos com Daniel que as vezes Deus permite que seus servos desçam à cova dos leões para salvar uma nação!

  5. Isto fica claro nas palavras de Paulo aos Colossenses :

Cl 1

24  Agora eu me sinto feliz pelo que tenho sofrido por vocês. Pois o que eu sofro no meu corpo pela Igreja, que é o corpo de Cristo, está ajudando a completar os sofrimentos de Cristo em favor dela.

25  E Deus me escolheu para ser servo da Igreja e me deu uma missão que devo cumprir em favor de vocês. Essa missão é anunciar, de modo completo, a mensagem dele

  1. Não era a prisão que trazia alegria , mas visão do reino que crescia, a percepção de que mesmo que ele não pudesse mais fazer as viagens missionárias , os frutos que ele deixou estavam produzindo ainda mais frutos do que ele mesmo poderia produzir .

  2. Que alegria vem ao coração de um servo de Deus ao ver que mesmo em meio a sua própria dor um filho seu se converte , ou um filho na fé se torna um discipulador!

  3. Certamente a alegria vem !

  4. Quando o evangelho cresce na nação , não importa qual a denominação, pois não somos competidores mas cooperadores do Reino de Deus .

  5. Mas se você não pode viver esta alegria talvez seja porque a visão do Reino ainda não passou a ser a sua visão .

  6. Talvez você esteja como Paulo antes, achando que via mas era cego. Uma cegueira que só é curada pela visão de Jesus e o toque de acolhimento da Igreja dele .

  7. Hoje ele quer lhe dar a visão do seu reino . Você quer ?

ii A visão do Reino nos trás alegria por causa das certezas de nossa fé


19 pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.

20 Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado.

  1. A visão do Reino nos trás certezas que são alicerçadas em nosso coração pela fé que temos em Jesus , nosso Senhor!

  2. Mas quais eram estas certezas que traziam alegria ?

    1. Que as orações tem efeito em nossa vida

      1. Ele sabia que não somente a Igreja em Filipos , mas a Igreja de Cristo estava intercedendo por ele .

      2. Você sabe o que acontece quando uma igreja ora ?

      3. O fogo santo do altar de Deus desce sobre a terra em resposta as nossas orações .

Ap 8

3 Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou- se e se colocou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono.

4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos.

5 Então o anjo pegou o incensário, encheu- o com fogo do altar e lançou- o sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto

    1. Que o Espírito Santo é presente auxiliador

      1. Jesus ensinou que o Espírito Santo , o consolador estaria conosco .

      2. E Paulo estava afirmando isto

      3. O mesmo Espírito Santo que esteve com ele na prisão de Filipos e que abriu as cadeias na madrugada em meio aos louvores

      4. Era o Espirito que o guardava em Roma

        1. O consolava em todas as coisas

        2. Mandava a sua Igreja levantar sustento para ele

        3. Enviava emissários não só de Filipos , mas como de Colossos , Alexandria etc...

        4. Ele estava sobre os cuidados diários e permanentes do Senhor

        5. Mesmo se a igreja se esquecesse dele , o Espírito Santo não se esquece .

Is 49

15 “Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê- lo, eu não me esquecerei de você!

16 Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos

    1. Que aquele que se humilha debaixo da potente mão de Deus a seu tempo será exaltado “Em nada serei humilhado “

      1. A terceira certeza tem a ver com uma promessa : Que aquele que se humilha debaixo da potente mão de Deus a seu tempo será exaltado

      2. Se tentarmos entender a história sem que ela tenha chegado ao fim certamente perderemos a moral desta história .

      3. A moral da história é que Deus pode permitir que sejamos lançado na cova dos leões , ou na fornalha ardente , mas ele fecha a boca dos leões, nos protege do fogo e através de seus atos em nós , revela a sua glória

      4. Ele nos exalta , porque ele é exaltado pela manifestação do seu poder em nossas vidas .

      5. Ainda que faraó tenha recrudescido os sinais e maravilhas do Senhor revelaram até aos magos de faraó que era o dedo de Deus que agia .

      6. Esta é a nossa certeza : a mão de Deus não esta encolhida que não possa nos abençoar , antes , será o dedo de Deus que se revelará em nós e através de nós .

    2. Que sua libertação acontecerá pela intervenção do Senhor .

      1. Por fim a alegria estava em seu coração porque ele tinha uma certeza que só o Espírito Santo poderia dar a ele . No tempo certo a libertação viria

    3. Porque nossa vida é eterna

20 Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte;

21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

22 Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!

23 Estou pressionado dos dois lados:desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;

24 contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.

25 Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,

26 a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.

      1. Este era o maior segredo: Viver é Cristo , morrer é lucro!

      2. O que pode trazer tristeza a alguém que entende que está só de passagem e que a verdadeira vida é a eterna ?

      3. O máximo que o homem poderia fazer era tirar-lhe a vida , mas na verdade nem isso poderiam fazer porque em Cristo ele tinha a certeza da vida eterna

      4. Ele tinha a certeza do céu que o aguardava .

      5. Ele tinha certeza de que o Reino era muito maior e que ele era herdeiro deste reino

      6. Ele tinha certeza que o seu verdadeiro tesouro esta lá e não aqui

      7. Aqui ele vivia pela missão

      8. Mas ele desfrutaria da plenitude do Reino que pregava

  1. Hoje o Senhor quer colocar estas certezas no seu coração

  2. Certezas que só podem ser alicerçadas em sua alma pela fé

    1. A certeza do poder da oração  Está alguém aflito, diz a bíblia , ore!

    2. A certeza do consolo do Espírito Santo  Vc está na palma da mão de Deus

    3. A certeza de que quando nos submetemos ao Senhor ele nos exalta

    4. A certeza de que a vitória é nossa pela fé .

    5. A certeza da vida eterna por Jesus .

Paschoal Piragine Jr 16/10/17


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal