Acertamos os dois temas enem 2016!!!



Baixar 223,39 Kb.
Página1/2
Encontro22.01.2017
Tamanho223,39 Kb.
  1   2
ACERTAMOS OS DOIS TEMAS ENEM 2016!!!

O tema da prova de 4 de dezembro foi praticamente o de um dos nossos simulados do primeiro semestre, cuja redação os alunos tiveram oportunidade de fazer e corrigir, além de terem recebido outra redigida por nossa equipe! Foi uma das redações cuja releitura recomendamos em outubro!



NOSSO TEMA: RACISMO CONTRA AFRODESCENDENTES NO BRASIL

TEMA DA PROVA: CAMINHOS PARA COMBATER O RACISMO NO BRASIL

NOSSO SIMULADO:



SIMULADO 14 2016.1

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema RACISMO CONTRA AFRODESCENDENTES NO BRASIL. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Uma definição

O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras.

Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas.

Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.


Diferenças entre Raça e Etnia

Embora seja dito muitas vezes como sinônimos, existem certas diferenças entre raça e etnia. Raça se expressa nas características visíveis da pessoa, ela engloba as características físicas, tais como tonalidade de pele, formação do crânio e do rosto e tipo de cabelo.

A etnia também refere-se a isso, mas ela vai além das características físicas da pessoa, ela inclui a cultura, nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e tradições.

(https://www.google.com.br – racismo contra afrodescendentes no Brasil)


Exemplos lamentáveis

Uma cliente que se recusa a ser atendida por uma funcionária negra. Um homem negro que entra em uma loja e é seguido pelo segurança. Um goleiro é chamado de “macaco” pela torcida adversária ou uma menina que tem o cabelo afro chamado de “cabelo ruim”. Situações como essas são vividas diariamente por muitos afrodescendentes no Brasil. Os negros são 50,7% da população brasileira, mas 126 anos após a edição da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil, o país ainda enfrenta o preconceito racial de parcela da sociedade.


  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal