Acentuando o papel do enfermeiro ao paciente no PÓs-operatório imediato de cirurgia cardíaca



Baixar 10,21 Kb.
Encontro10.03.2017
Tamanho10,21 Kb.


Acentuando o papel do enfermeiro ao paciente no PÓS-OPERATÓRIO imediato de cirurgia cardíaca.

Juillana Kessia da Silva Camelo¹

Larissa Teles Farias¹

Mila Cavalcante Colares¹

Patrícia Azeredo Sales Prata¹

Patrice Vale Falcão²

INTRODUÇÃO:

O pós-operatório (POI) de cirurgia cardíaca é o período durante o qual se observa e se assiste a recuperação do paciente em pós-anestésico e pós-estresse cirúrgico, sendo então marcado pela vulnerabilidade do quadro clínico do paciente, repleto de especificidades, principalmente por se tratar de um período de cuidados críticos (DUARTE, 2012). Dessa forma, o POI de cirurgia cardíaca exige da equipe de saúde, principalmente dos profissionais de enfermagem, que estes sejam capacitados para que possam prestar uma assistência direta ao paciente de forma individualizada e qualificada visando minimizar possíveis complicações durante as primeiras 24 horas pós cirurgia (DUARTE, 2012). É importante o enfermeiro reconhecer as necessidades dos pacientes cardíacos, proporcionando o restabelecimento do equilíbrio hemodinâmico e ofertar condições de sobrevivência com qualidade. (MELO,2012).



OBJETIVO:

Identificar na literatura científica, quais os principais cuidados de enfermagem prestada no Pós operatório imediato de cirurgia cardíaca.



METODOLOGIA:

Trata-se de uma revisão de literatura, realizada nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), utilizado como descritores: Procedimentos Cirúrgicos Cardíaco, Cuidados de Enfermagem, período pós-operatório imediato. A partir dessa consulta, foram encontrados 47 artigos. Como critérios de inclusão adotou-se ter sido publicado nos últimos 5 anos, em português, com texto completo disponível e ter pelo menos um enfermeiro como autor. Encontraram-se atendendo a esses critérios 6 artigos. Os artigos foram organizados em categorias e analisados de acordo com a literatura.



RESULTADOS:

O POI constitui um período que necessita de uma monitorizarão cautelosa e rigorosa, assim como uma intervenção de forma rápida e precisa, buscando o restabelecimento das funções vitais do paciente (MELO, 2012). Neste estudo identificamos os principais cuidados de enfermagem para os pacientes em POI de cirurgia cardíaca como: monitorização cardíaca, balanço hídrico, oxigenoterapia e ausculta do paciente. A importância da pratica do enfermeiro frente ao paciente possibilitara identificar lacunas e/ou falhas na realização desse cuidado e, diante destes, propiciar estratégias de enfrentamento, com consequente melhoria da assistência (LIRA, 2012).



CONCLUSÃO:

O estudo caracterizou a Assistência de Enfermagem ao paciente no pós operatório imediato de cirurgia cardíaca relacionando os dados evidenciados na literatura. Ressaltou-se a importância do processo de enfermagem em favorecer ao paciente o retorno a sua família e melhoria da qualidade de vida. Portanto, o enfermeiro juntamente com a equipe multiprofissional de saúde deve estar apto a atuar no processo de tratamento da doença, promovendo um cuidado direcionado para o paciente.



REFERÊNCIA:

DUARTE, SCM; et al. Cuidado de enfermagem no pós operatório de cirurgia cardíaca: estudo de caso. Esc Anna Nery (impr.) 2012 out - dez; 16 (4):657 – 66.



LIRA, A.L.B.C; et al. Mapeamento dos cuidados de enfermagem para pacientes em pós operatório de cirurgia cardíaca. Rev Rene. 2012; 13 (5):1171-81.
MELO, H.C; et al. O ser enfermeiro em face do cuidado à criança no pós operatório imediato de cirurgia cardíaca. Esc Anna Nery. 2012 jul -set; 16 (3): 473 -47.


  1. Graduandas de Enfermagem da Universidade de Fortaleza.

  2. Enfermeira mestre em enfermagem educação e saúde. Professora do curso de graduação em enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal