Acadêmicos unidos do bumba meu boi de aracati



Baixar 5,89 Kb.
Encontro21.05.2018
Tamanho5,89 Kb.
ACADÊMICOS UNIDOS DO BUMBA MEU BOI DE ARACATI ”
O Bloco Bumba Meu Boi de Aracati, surgiu em meados do século XX, por um grupo de amigos como forma de diversão onde em suas apresentações trazia à público descontração e cultura de raiz quando se apresentará, a necessidade desses amigos em criar uma entidade que trabalhasse a arte dentro da cidade de Aracati não se limitou apenas a atividades e apresentações isoladas.

No seu longo período de existência grupo passou por muitas direções entre elas o seu fundador e Mestre Antônio Firmino dos Santos, vulgo cajueiro, e em seguida outros ícones da cultura aracatiense Elano Gilo, Diego Felipe e atualmente Cristiano Barbosa da silva.

Tendo em vista a necessidade do resgate do tão saudoso carnaval cultural de Aracati, no ano de 2004 o então prefeito Expedito Ferreira faz o resgate dos blocos trazendo novamente a alegria e o desenvolvimento cultural e mental para o povo desta terra.

Em uma nova formatação o Bloco Bumba meu Boi ressurge em como Escola de Samba trazendo uma nova forma de fazer boi sem fugir de sua essência.

Nos últimos anos a agora chamada de “ Acadêmicos Unidos do Bumba Meu Boi de Aracati ”  passou por mudanças de estilos e variações em suas temáticas preocupando-se  com a produção cultura genuinamente aracatienses tais como: folguedos, cultura raiz,  folclore e manifestações populares, acumulando assim títulos para a escola no decorrer dos últimos anos 3° lugar (2011)/3°lugar  (2013)/1° lugar (2014)/3° lugar (2015). A partir desses resultados se criou novas relações no trabalho desenvolvido com as crianças, jovens, adolescentes e adultos.

A experiência de trabalho com esses jovens vem crescendo a cada dia no município de Aracati, destacando assim a Acadêmicos Unidos Bumba Meu Boi nesses últimos anos, como um ponto de apoio cultural para esses jovens que saem das ruas e vão pra dentro do grupo fazer “arte” fazem teatro, dança, música, artes visuais e mostram a cultura de nossa região de uma maneira mais alegre e espontânea tendo resultados positivos ao longo dos anos  tornando o grupo em um projeto de incentivo a cultura, para desta forma, garantir uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos, tirando-os das ruas, garantindo um maior aprendizado, sendo assim uma entidade não governamental, que trabalha o ano todo com atividades culturais na cidade voluntariamente.



Desta forma buscamos atender todas as necessidade e satisfação que esta atividade requer, na perspectiva do projeto em potencializar o grupo existente, na medida em que garanta o direito a cultura carnavalesca da nossas tão amada cidade.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal