Abril despedaçado



Baixar 20,46 Kb.
Encontro13.01.2018
Tamanho20,46 Kb.


Trabalho de Português Profa.Rita de Cássia Data: __ / __ / __ Valor:_____

Trabalho sobre o filme “Abril despedaçado”
I PARTE – Alegoria - é a representação de entidades abstratas por meio de imagens concretas. O elemento material funciona como revestimento que, ao mesmo tempo, oculta e revela o aspecto ideal.
Quais os sentidos que podem ser associados às seguintes alegorias:

a) bolandeira

b) balanço

c) bifurcação da estrada



II PARTE – Análise do Espaço
Na narrativa, o espaço é o lugar onde se passa a ação. Articula-se com as personagens, podendo influenciar suas atitudes ou sofrer transformações provocadas por elas. Os fatos de uma narrativa mantêrm relações com o espaço em dois níveis: físico (ou geográfico) e social.

O espaço físico (ou geográfico). É o lugar onde acontecem os fatos que envolvem as personagens: uma máquina do tempo, uma casa, uma praça, Londres. O espaço pode ser descrito detalhadamente ou suas características podem aparecer diluídas na narração. Quase sempre é possível identificá-lo como espaço aberto ou fechado, urbano ou rural, etc.

O espaço social (ambiente). É o espaço relativo às condições socioeconômicas, morais e psicológicas que dizem respeito às personagens. Alguns estudiosos preferem chamar esse tipo de espaço de ambiente, termo que, segundo eles, engloba dois referenciais: o tempo e o espaço. Assim, o ambiente possibilita, entre outras coisas, situar as personagens na época, no grupo social e nas condições em que se passa a história, projetar os conflitos vividos por elas, fornecer pistas para certo tipo de desfecho.

Tanto o espaço físico quanto o social podem determinar a vida da personagem ou apenas servir de cenário para os acontecimentos narrados. Assim, por exemplo, um ambiente macabro pode refletir a morbidez de uma personagem; uma história de amor pode pedir um cenário romântico; um romance policial, becos e ruas escuras de uma grande cidade.

1) Caracterize o espaço social (ambiente) rural e o urbano apresentados no filme, apontando suas diferenças e sua relação com as personagens.

2) Analise o nome dos principais lugares onde ocorrem os episódios do filme e sua relação com a vida dos personagens:

a) Riacho das almas

b) Ventura



3) Considerando a simbologia apresentada sobre a palavra “mar”, aponte os significados possíveis deste espaço no filme.
Mar - símbolo da dinâmica da vida. Tudo sai do mar e tudo retorna a ele: lugar dos nascimentos, das transformações e dos renascimentos. Águas em movimento, o mar simboliza um estado transitório entre as possibilidades ainda informes, as realidades configuradas, uma situação de ambivalência, que é a de incerteza, de dúvida, de indecisão, e que pode se concluir bem ou mal [...] é ao mesmo tempo a imagem da vida e da morte. (Chevalier, J. & Gheerbrant, A. - Dicionário de Símbolos- p.592)


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal