A orquestra Villa-Lobos é o resultado do trabalho de educação musical desenvolvido há 25 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos



Baixar 16,45 Kb.
Encontro20.08.2018
Tamanho16,45 Kb.


CMPA – Fl. 0|__
PROC. Nº 2192/17

PR Nº 045/17

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

A Orquestra Villa-Lobos é o resultado do trabalho de educação musical desenvolvido há 25 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos. A iniciativa tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens do Bairro Lomba do Pinheiro o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras, promovendo a autoestima, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando as possibilidades de participação na sociedade.


A orquestra é mantida pelo Município e tem parcerias com várias instituições e empresas, entre elas, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Santander Cultural, Grupo CEEE, Ministério da Educação, Criança Esperança e Rede Globo, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Petrobras.
Em parceria com o Instituto Cultural São Francisco de Assis, organização não-governamental, garante mais de oitocentos atendimentos gratuitos por semana em sete locais da comunidade, com oficinas de música: canto-coral, cavaquinho, contrabaixo elétrico, expressão corporal, flauta doce, gaita ponto, musicalização infantil, percussão, piano, prática de orquestra, sapateado americano, teatro, teoria e percepção, viola, violão, violino e violoncelo. O grupo artístico é composto por 45 adolescentes.
A Orquestra tem dois CDs gravados: “O Trenzinho do Caipira” (2002) e “Olhos Coloridos” (2008). Além disso, também tem o livro “Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma” (2012) e o DVD “Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo” (2013). Recebeu menções importantes, tais como:
- Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara Municipal de Porto Alegre;

- Troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia - Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho;

- Dois prêmios Líderes & Vencedores – Destaque Comunitário 2009 e Referência Educacional 2013, concedido pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS;

- Certificações pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, e pelo Prêmio Itaú Unicef 2011, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade;

- Menção Especial do júri do Prêmio Açorianos de Música 2012;

- Prêmio Educação RS 2013, categoria projeto, pelo SINPRO-RS;

- Três indicações (DVD, espetáculo e arranjadores) para o Prêmio Açorianos de Música 2013;

- Destaque Cultura no Prêmio Destaque Panvel Em Cena 2014; e



- Medalha Cidade de Porto Alegre, conferida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2015.
A Orquestra Villa-Lobos já ultrapassou a marca de mil concertos no Brasil (RS, RJ, DF, BA, PB) e Mercosul (Argentina e Uruguai), para um público superior a trezentas mil pessoas.
A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que, entre outros prêmios, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul a Medalha do Mérito Farroupilha, por sua atuação frente à Orquestra.
Para homenagear essa brilhante história de trabalho educacional, artístico, cultural e social, propomos a concessão do Troféu Câmara Municipal à Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, pela criação e manutenção da Orquestra Villa-Lobos.
Sala das Sessões, 10 de agosto de 2017.
VEREADORA SOFIA CAVEDON

PROJETO DE RESOLUÇÃO


Concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, pela criação e manutenção da Orquestra Villa-Lobos.

Art. 1º Fica concedido o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, pela criação e manutenção da Orquestra Villa-Lobos, com base na Resolução nº 2.083, de 7 de novembro de 2007, e alterações posteriores.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

/JEN


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal