A europa como continente e como península



Baixar 0,91 Mb.
Página1/2
Encontro15.09.2018
Tamanho0,91 Mb.
  1   2
A EUROPA COMO CONTINENTE E COMO PENÍNSULA

1ª Referência: Currículo Oficial de Geografia (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

...a Europa geograficamente é uma península de um continente denominado Eurásia, e só é considerada continente em virtude de ter sido o berço da civilização ocidental”. (Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor 3º ano do Ensino Médio, p.15. SEE (Secretaria da Educação do estado de São Paulo – 2014-2017).



O QUE É UMA PENÍNSULA?

  1. a ​long ​piece of ​land that ​sticks out from a ​larger ​area of ​land into the ​sea or into a ​lake

Tradução: um longo pedaço de terra que se projeta para fora de uma área maior de terra no mar ou em um lago

Fonte: http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/peninsula (Dicionário de Cambridge - Reino Unido)



  1. A piece of land almost surrounded by water or projecting out into a body of water.

Tradução: Um pedaço de terra quase cercada por água ou projetando -se em um corpo de água

Fonte: http://www.oxforddictionaries.com/pt/defini%C3%A7%C3%A3o/ingl%C3%AAs-americano/peninsula (Dicionário de Oxford - Inglaterra)



  1. Porção de terra de certa extensão, cercada de água por todos os lados, salvo por um, através do qual se une a uma área maior de terreno

Fonte: http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=peninsula (Dicionário Huaiss)

  1. Península é uma formação geológica consistindo de uma extensão de terra que se encontra cercada por água por quase todos os lados, com exceção da porção de terra que a liga com a região maior, designada por istmo. Também se pode dizer que uma península é um braço de terra que avança pelo mar, ligando-se ao resto do continente pelo istmo.

Fonte: http://dicionarioportugues.org/pt/peninsula (Dicionário de Portugal)

Portanto, com base no conceito de península e da perspectiva física/geográfica ao regionalizar o espaço mundial em continentes, a Europa é considerada uma península da Eurásia (Europa/Ásia).

DEFINIÇÃO DE EUROÁSIA e EUROPA

Eurásia

Eurásia é a massa que forma em conjunto a Europa e a Ásia. Pode ser considerada como um continente, ou mesmo um supercontinente composto pelos continentes europeu e asiático, separados pela cordilheira dos Montes Urais. Alguns países como a Rússia e Turquia estão nos dois continentes. Sua extensão territorial é de 54.308.580 km². Seus pontos continentais mais distantes são o Cabo da Roca e o extremo sudeste da Península da Malásia, numa distância de cerca de 11.950 km.

Fonte: http://dicionarioportugues.org/pt/euroasia

Europa

Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste pelo divisor de águas dos montes Urais, o rio Ural, o mar Cáspio, o Cáucaso, e o mar Negro a sudeste. A Europa é limitada pelo oceano Glacial Ártico e outros corpos de água no norte, pelo oceano Atlântico a oeste, pelo mar Mediterrâneo ao sul, e pelo mar Negro e por vias navegáveis interligadas ao sudeste. No entanto, as fronteiras para a Europa, um conceito que remonta à Antiguidade Clássica, são um tanto arbitrárias, visto que o termo "Europa" pode referir-se a uma distinção cultural e política ou geográfica. A Europa é o segundo menor continente em superfície do mundo, cobrindo cerca de 10 180 000 km2 ou 2% da superfície da Terra e cerca de 6,8% da área acima do nível do mar. Dos cerca de 50 países da Europa, a Rússia é o maior tanto em área quanto em população e o Vaticano é o menor. A Europa é o quarto continente mais populoso do mundo, após a Ásia e a América, com uma população de 731 milhões, cerca de 11% da população mundial.

Fonte: http://dicionarioportugues.org/pt/europa

O que nos informa os livros didáticos de geografia por meio dos seus autores (doutores, licenciados e especialistas em geografia) acerca da questão: Europa: Continente e/ou Península?


  1. Neiva Torrezani (Profª graduada em geografia pela Universidade Estadual de Londrina) autora do livro: Vontade de Saber Geografia 9º ano. Editora FTD São Paulo, 2012

A divisão política entre Europa e Ásia

A Europa, um dos menores continentes do globo, constitui, do ponto de vista geológico, a maior península do mundo. Afinal, o território europeu é um prolongamento do continente asiático, estando a ele diretamente conectado por via terrestre. O que difere esses dois continentes são as características econômicas e histórico-culturais dos povos que neles habitam.

Em grande parte, por esse motivo, a definição dos limites da Europa oriental com a Ásia sempre foi uma tarefa bastante controversa entre os geógrafos.

Para resolver essa questão, foi necessário “dividir” o território russo entre os dois continentes: por meio deles, em sentido longitudinal (norte-sul), passa os Montes Urais, uma antiga cordilheira, já bastante desgastada, ao longo da qual se estabeleceu uma linha fronteiriça, imaginária, que separa a Europa da Ásia.

Península: prolongamento de terras do continente que se encontra rodeado de água por todos os lados, exceto por aquele que se une ao continente”. (p.11)

  1. Projeto Telaris Geografia 9º ano Ed. Ática – São Paulo, 2013. Autor: J. Willian Vesentini (Prof. Dr. Em Geografia Humana da Universidade de São Paulo).

No conjunto de terras chamado Velho Mundo, a Europa, do ponto de vista físico ou geológico, é apenas uma península da Ásia. Do ponto de vista histórico-social, no entanto, a Europa é um continente, pois ao longo dos séculos desenvolveu uma cultura que a diferencia da Ásia”. (p.11)


  1. Livro Observatório de Geografia – Territórios da globalização. Autora: Regina Araújo... (Profª Drª em Geografia Humana da Universidade de São Paulo). Ed. Moderna – São Paulo, 2013.

A Europa é um continente?

Continentes são grandes conjuntos de terras emersas cercadas por oceanos. Considerando esse conceito, a Terra apresenta os seguintes continentes: Eurásia, América, África, Oceania e Antártida. Dessa perspectiva, a Europa não é exatamente um continente, mas uma penínsu8la da Eurásia”. (p.86)

Península = porção de terra cercada de água por quase todos os lados, com exceção de uma porção de terras denominada istmo, que se liga ao continente”. (p.84)



Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste pelo divisor de águas dos montes Urais, o rio Ural, o mar Cáspio, o Cáucaso, e o mar Negro a sudeste.

http://dicionarioportugues.org/pt/europa



Do ponto de vista histórico-social, no entanto, a Europa é um continente, pois ao longo dos séculos desenvolveu uma cultura que a diferencia da Ásia”

EUROPA EM MAPAS

http://www.plantsgalore.com/plants/types/maps/00M-Map-Eurasia.htm

Eurásia (também denominada Euroásia) é a massa que forma em conjunto a Europa e a Ásia. Pode ser considerada como um continente, ou mesmo um supercontinente composto pelos continentes europeu e asiático, separados pela cordilheira dos Montes Urais.

http://dicionarioportugues.org/pt/euroasia

Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste pelo divisor de águas dos montes Urais, o rio Ural, o mar Cáspio, o Cáucaso, e o mar Negro a sudeste.

http://dicionarioportugues.org/pt/europa






MONTES URAIS ESCANDINÁVIA







  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal