A cultura Portuguesa das Artes no séc. (Xix/XX) a arte é um jeito que o ser humano tem



Baixar 7,06 Mb.
Página1/13
Encontro05.01.2017
Tamanho7,06 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13


Índice

- A Cultura Portuguesa das Artes no séc. (XIX/XX) –





"A arte é um jeito que o ser humano tem 

de resgatar sua própria grandeza oculta" 

André Mauraux”

A história da arte é uma disciplina que estuda a evolução das expressões artísticas, a composição e a variação das formas, dos estilos, dos conceitos transmitidos através das obras de arte.

No século XX, encontram-se nomes como: António Areal, cujo trabalho de pintura e escultura se insere no Surrealismo, Abstraccionismo, Neo figurativismo e na Arte Pop; Nadir Afonso, enquadrado no Abstraccionismo; Paula Rego, cujos trabalhos também passaram por várias correntes artísticas, desde o Surrealismo à Arte Pop.”

IMPRESSIONISMO

Foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX, havia algumas apreciações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus comportamentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

Características da arte de Impressionismo

A pintura deve registar as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza modificam-se constantemente, dependendo da incidência da luz do sol, as figuras não devem ter contornos nítidos, porque a linha é uma abstracção do ser humano para representar imagens.



As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado. A primeira vez que o público teve contacto com as obras dos impressionistas foi numa exposição colectiva realizada em Paris, em Abril de 1874. o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios académicos da pintura.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   13


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal