A arca da aliança e a presença de Deus o que era a arca e o que ela continha. Hebreus 9: 2-3



Baixar 10 Kb.
Encontro23.08.2018
Tamanho10 Kb.
A arca da aliança e a presença de Deus

O que era a arca e o que ela continha.

Hebreus 9:2-3

2 - Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.

3 - Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,

4 - Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;

Os elementos

A arca – A presença de Deus para seu povo

Êxodo 25:10-22

10 - Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. 11 - E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor; 12 - E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado. 13 - E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro. 14 - E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. 15 - As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela. 16 - Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei. 17 - Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. 18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. 19 - Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. 20 - Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. 21 - E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. 22 - E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.



O Maná – O alimento de Deus para seu povo

Êxodo 16:33-35

33 - Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do SENHOR, para guardá-lo para as vossas gerações. 34 - Como o SENHOR tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do Testemunho, para ser guardado. 35 - E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.



A Lei – Mandamentos de Deus para seu povo

Êxodo 24:12

12 - Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.



A vara – O milagre e a escolha de Deus para seu povo

Números 17:2-5

2 - Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreverás o nome de cada um sobre a sua vara. 3 - Porém o nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça da casa de seus pais terá uma vara. 4 - E as porás na tenda da congregação, perante o testemunho, onde eu virei a vós. 5 - E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.



Aonde Deus se apresenta ao seu povo

  1. A arca desaparece

  2. Jesus é a presença de Deus na terra

  3. Nosso corpo é templo do espírito santo.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal