A advocacia



Baixar 17,05 Kb.
Encontro12.11.2017
Tamanho17,05 Kb.
DISCURSO NA SOLENIDADE DE ENTREGA DE CARTEIRA DE ADVOGADO
Autoria: Alexandre Bruel Stange, OAB/SC 43.492
A ADVOCACIA é talvez uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento, haja vista que todo o homem é dotado de direitos e obrigações. Se na sociedade antiga já se precisava de advogados, atualmente a necessidade é ainda maior, em face das complexas relações interpessoais que a vida impõe a todos nós, e do nível de civilização a que chegamos.

 
Uma das referências históricas mais emblemáticas sobre a importância da missão do advogado que está em uma frase de Napoleão Bonaparte, que dizia PREFERIR CORTAR A LÍNGUA DOS ADVOGADOS A PERMITIR QUE ELES A UTILIZASSEM CONTRA O GOVERNO.

Esse tipo de pensamento demarca que a advocacia definha nas sombras do autoritarismo, porque o confronta, e só prospera dentro do Estado democrático de Direito.


Graças a DEUS EM NOSSO PAÍS, HOJE:

“O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”
Este Texto esta no Art. 133 da Carta Magna da Nação Brasileira nossa querida Constituição Cidadã, que apesar das cries pela qual a nação passa hoje, já possui seus 27 anos de históricas conquistas garantindo inclusive que “advogado algum tenha sua língua cortada”.
A advocacia é a única profissão encartada na Constituição Federal de 1988 como um de seus pilares de sustentação! Atraindo portanto significação e importância impar a esta nobre profissão!
Etimologicamente a palavra ADVOGADO vem do latim “advocatu”, que quer dizer, AQUELE QUE É CHAMADO PARA AJUDAR!
Advogar significa ainda, INTERCEDER A FAVOR DE ALGUÉM, protegendo os seus interesses e direitos garantidos pela legislação.
Mas não é só na esfera privada que o advogado é importante: ele exerce papel fundamental na formação da sociedade quando busca a preservação do direito à liberdade de expressão, do direito à propriedade, do direito a liberdade na forma de construção das relações familiares, no direito ao modo de atuação do mercado econômico e até mesmo na atuação do Estado. 

A sociedade atual, por ser complexa, exige diariamente associações, contratos, obrigações, e nesse espaço entra o profissional do direito como “decifrador” do emaranhado normativo, como conselheiro, como defensor dos direitos, posto que, conforme sabemos, na vida em sociedade, a liberdade de alguém termina quando começa a do outro. 

Sendo assim, o advogado cumpre função essencial à justiça, sendo chamado a pautar sua conduta em busca da JUSTIÇA, efetivamente buscando ser JUSTO, servindo como elo entre a parte desprotegida e o direito que a cerca.

O advogado EXERCE INESTIMÁVEL FUNÇÃO SOCIAL AO CUMPRIR O MISTER DE SUA PROFISSÃO, é defensor do estado democrático de direito, é defensor da cidadania, é defensor da moralidade pública, é defensor da justiça e da paz social.

Apesar de existir situações onde a presença do advogado é facultativa, a indispensabilidade do advogado vem do fato de ser pessoa atrelada ao atendimento de valores sociais e políticos que resultem não só no acesso ao judiciário, mas, também, “no acesso à justiça”, combatendo as violações dos direitos humanos, afastando qualquer forma de injustiça e discriminação em desfavor do cidadão, fazendo valer seus direitos!



Quanto a buscar nossa valorização nesta nobre profissão convoco a todos que pacificamente e dia-a-dia busquemos propalar dentro do sistema de Justiça e no seio da sociedade, que o Advogado seja visto como parte igualitária no processo, juntamente com o Juiz e o Promotor de Justiça, compondo a tríade para a produção da decisão judicial. É necessário que toda a sociedade entenda que estes três atores do processo exercem funções COORDENATIVAS e não SUBORDINATIVAS, sendo todos igualmente importantes para a sociedade.

Pode-se dizer que, assim como o médico dedica-se à preservação da vida de seu paciente, o advogado dedica-se à manutenção dos direitos de seu cliente. 

É natural pensar que não se confia a vida a determinado profissional só porque ele é mais barato, mas sim àquele que impõe confiança, tenha um bom desempenho em suas demandas e seja experiente no que faz.

Podemos dizer que EXPERIÊNCIA não é SINÔNIMO de tempo no mercado e sim, SABER FAZER COM EXCELÊNCIA O QUE SE DISPÕE A FAZER.

Portanto nós advogados somos os únicos capazes de orientar e fazer valer os direitos dos cidadãos perante a justiça e temos GRANDE RESPONSABILIDADE NO NOSSO CENÁRIO LOCAL e ATÉ NO CONTEXTO MUNDIAL!



PARA FINALIZAR gostaria de pedir licença e fazer alguns agradecimentos em nome dos colegas recipiandários de hoje:

  • Agradecemos aos Integrantes da OAB/SC subseção Blumenau pelo acolhimento e pelos inestimáveis serviços prestados a todos os Advogados desta subseção até hoje.

  • Queridos e amados familiares vocês são fundamentais para que possamos alcançar o exercício pleno da ADVOCACIA em nossas carreiras que simbolicamente começam hoje. Muito obrigado pelo que vcs fizeram e suportaram até agora e muito obrigado pelo que ainda farão e suportarão conosco e por nós no futuro que nos espera!

  • Por fim Agradeço a DESUS por tudo que nos propiciou até hoje e rogo a Ele para que nos abençoe, nos guarde e para que nos conceda sabedoria e discernimento para que possamos bem viver e exercer o bom e correto MISTER da ADVOCACIA!

Novos Advogados e Advogadas, ATENTEM E AVANTE, sempre!

MUITO OBRIGADO!


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal