4.º Encontro de Psicologia em Contexto Educativo Politécnico de Leiria reúne especialistas para debater a importância da psicologia em contexto educativo



Baixar 23,7 Kb.
Encontro11.10.2018
Tamanho23,7 Kb.


4.º Encontro de Psicologia em Contexto Educativo

Politécnico de Leiria reúne especialistas para debater a importância da psicologia em contexto educativo

O Politécnico de Leiria reúne cerca de uma centena de psicólogos no 4.º Encontro de Psicologia em Contexto Educativo, para debater a importância da psicologia em contexto educativo. O encontro pretende criar oportunidades de reflexão sobre a emoção e a cognição, dois eixos “tão fundamentais quanto interdinâmicos”, “pensando os diversos contextos com que os agentes educativos se confrontam diariamente”. Reforçar a importância da ação do psicólogo na esfera educativa, atualizar competências e dar a conhecer as novas ferramentas e estratégias de intervenção do psicólogo são alguns dos objetivos do encontro, que decorre a 29 de abril na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria).

O encontro, uma iniciativa única na região, dá destaque à “relevância crescente da prevenção primária numa série de problemáticas socioeducativas, como por exemplo o bem-estar e a capacidade de atenção na sala de aula, ou o suicídio na adolescência”, temáticas abordadas pelos especialistas presentes. Organizado pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPLeiria, o Encontro conta com a colaboração de psicólogos escolares, e com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e aborda este ano temas como a avaliação da inteligência, o mindfulness, psicodrama, condutas suicidas na adolescência, entre outros.

Graça Seco, coordenadora do SAPE/IPLeiria, membro da Comissão Organizadora explica que «o encontro pretende responder às sugestões deixadas na última edição, porque queremos ir ao encontro das expectativas dos participantes, para que seja um evento realmente útil à sua atuação no dia-a-dia». O encontro dirige-se a psicólogos que desenvolvem a sua atividade em escolas, instituições e em consultório.

O evento tem início marcado para as 9h30, com a abertura a cargo de Nuno Mangas, presidente do IPLeiria, Samuel Rama, diretor da ESAD.CR, e Íris Guerra, presidente da Delegação Regional Centro da OPP, e prossegue às 10h00 com a palestra “Ferramentas para a educação”, por Francisco Miranda Rodrigues, da Ordem dos Psicólogos.

As condutas suicidas na adolescência são o tema da palestra de Carlos Braz Saraiva, médico psiquiatra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina, que decorre às 11h00. Segue-se, às 12h00, “A avaliação da inteligência: novos modelos à prova dos psicólogos escolares portugueses”, por Leandro de Almeida, professor catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Após o almoço, às 14h30, têm início diversas oficinas de formação simultâneas. “Cultivar a atenção plena (mindfulness) em contexto educativo”, oficina dinamizada por Joana Sampaio de Carvalho, psicóloga educacional e investigadora, pretende introduzir aos psicólogos participantes a prática do mindfulness, que se foca no momento presente e na atenção centrada num único aspeto ou atividade que se está a realizar, de forma a torná-la mais eficaz e, ao mesmo tempo, diminuir o nível de stresse e de emoções negativas associadas.

“Propostas de avaliação cognitiva na infância e na adolescência e implicações psicoeducativas” é a oficina dinamizada por Gina Lemos, investigadora, e Lurdes Brito, psicóloga escolar e investigadora. A psicóloga e formadora Isidra Costa é a responsável pela oficina “Psicodrama – a escola como palco”, que consiste numa psicoterapia de grupo de género teatral, cujo objetivo é a exploração das emoções e da psique humana.

Após o encerramento do encontro decorre uma sessão “extra” da responsabilidade da Ordem dos Psicólogos, “Sentir a Psicologia”, às 18h30, na Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, nas Caldas da Rainha.

Convidamos os senhores jornalistas a acompanhar o 4.º Encontro de Psicologia em Contexto Educativo, a decorrer a 29 de abril, a partir das 9h30, na Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria, nas Caldas da Rainha.



Leiria, 21 de abril de 2016

Para mais informações contactar:

Midlandcom – Consultores em Comunicação



Ana Frazão Rodrigues * 939 234 508 * 244 859 130 * afr@midlandcom.pt

Maria Joana Reis * 939 234 512 * 244 859 130* mjr@midlandcom.pt


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal