20 de março de 2013



Baixar 30,55 Kb.
Encontro16.01.2019
Tamanho30,55 Kb.

20 de março de 2013

Renault inaugura nova Fábrica e conclui mais uma etapa de seu plano de crescimento no Brasil


A inauguração da nova fábrica de veículos da Renault representa mais um importante passo na evolução da marca no mercado e reafirma o seu compromisso com o Paraná e com o Brasil. Nos últimos três anos, a Renault cresceu bem acima do mercado brasileiro e este resultado é fruto de uma estratégia baseada em três pilares: renovação e ampliação da gama de produtos; expansão da rede de concessionárias e aumento da capacidade produtiva. Trabalhando em três turnos desde maio de 2011, esta inauguração é fundamental para que a Renault atinja suas metas de produção e vendas e continue a crescer nos próximos anos.

A conclusão desse projeto, que resulta de investimentos de R$ 500 milhões e fazem parte de um plano total de R$ 1,5 bilhão para o período 2010-2015, representa o compromisso assumido pelo presidente mundial do Grupo Renault, Carlos Ghosn, em outubro de 2011, de ampliar a capacidade de produção do Complexo Ayrton Senna e gerar novos empregos. Este projeto faz parte do Programa Paraná Competitivo, uma iniciativa do governo do Estado do Paraná para incentivar os investimentos no setor produtivo da região.

A finalização da obra eleva a capacidade produtiva da Renault - do qual fazem parte as fábricas de automóveis, de comerciais leves e de motores - de 280.000 para 380.000 veículos por ano. A fábrica de automóveis, responsável pela produção dos modelos Duster, Sandero e Logan, aumenta a capacidade de produção de 220.000 para 320.000 unidades anuais. A fábrica de comerciais leves mantém sua capacidade em 60 mil veículos por ano.

A conquista de novos patamares de produção vem acompanhada também da geração de novos empregos. Desde 2011 foram abertos 1.200 novos postos de trabalho, que conta hoje com 6.500 colaboradores. Este número deverá continuar crescendo este ano, na medida em que o ritmo da produção aumentar para atender as demandas do mercado. Vale lembrar que o parque de fornecedores da Renault no Paraná também gera outros 25.000 empregos indiretos.

Todas as fases do processo produtivo foram contempladas pelos investimentos, tais como estamparia, carroceria, pintura, montagem, logística, bem como grande parte da infraestrutura interna do Complexo, como estacionamentos, restaurantes, ambulatório, entre outras áreas de suporte.

A área de Estamparia, onde se inicia o processo de fabricação, ganhou uma linha de cortes totalmente nova, com capacidade para 180 mil peças por mês. Sua função é cortar as bobinas de aço em chapas adequadas ao uso nas prensas. Sua inauguração aconteceu em meados de 2012.

Na área de Carroceria, área onde são unidas as peças estampadas que formam as carrocerias dos veículos, foram instalados 64 novos robôs e 295 pinças de solda, além de outros equipamentos. Entre eles, um dispositivo giratório de troca de ferramentas, cuja tecnologia permite a montagem das laterais de modelos diferentes no mesmo módulo de trabalho. Com isso, a nova linha pode operar com duas plataformas de veículos e quatro modelos diferentes.

O processo de Pintura é totalmente novo. A área ganhou 42 novos robôs, dos quais 24 destinados à aplicação de tintas e vernizes e outros 18 para aplicação da massa de vedação e antirruído nas carrocerias. Além disso, foi instalado mais um tanque de desengraxe das carrocerias e aumentado o de banho anticorrosão de 250 m³ para 280 m³.

A área destinada à Montagem, que representa a fase final do processo de produção, foi aumentada em 75%, ou seja, passou de 16.000 m² para 28.000 m², tornando-se, inclusive, uma das mais rápidas entre as unidades do Grupo Renault. Totalmente novo, o sistema de transporte aéreo de carrocerias conta agora com mais de 1 km de extensão. Foi instalado ainda um novo sistema de casamento do conjunto composto pelo motor, caixa de velocidades, escapamento, tanque de combustível e suspensão dianteira e traseira com a carroceria, gerando mais desempenho. A área ganhou também uma moderna linha de montagem de rodas com capacidade de 330 unidades /hora.

Para garantir a estocagem, controle e movimentação peças e componentes que abastecem as linhas de produção, foi necessária a construção de um Centro de Preparação Logística (CPL) totalmente novo. Com área de 35.000 m² e 12 metros de altura - equivalente a um prédio de 4 andares – o centro recebe peças e componentes de mais de 140 fornecedores, em um movimento médio diário de 200 caminhões e 25 contêineres.

As operações de movimentação de cargas dentro do Centro são realizadas por modernas empilhadeiras com câmeras de vídeo que permitem a visualização das prateleiras superiores e ainda realizam o gerenciamento da entrada e saída de peças enviando informações através de um sistema wi-fi. Com o controle automatizado das prateleiras é possível otimizar as operações de alimentação das linhas.

O projeto de expansão da capacidade de produção foi um verdadeiro desafio tecnológico. Construir “uma nova fábrica dentro da fábrica”, exigiu um trabalho de engenharia de alto nível e contou com a participação de mais de 120 empresas do Paraná e de outras regiões do Brasil, envolvendo cerca de 1.500 pessoas. Trata-se, portanto, de um projeto brasileiro, ousado e corajoso, jamais realizado em nenhuma outra fábrica da Renault no mundo e que contou com o que existe de melhor do know-how da Aliança Renault-Nissan.

“A conclusão dessa obra reafirma nosso compromisso de continuar investindo no Paraná e no Brasil, e também de oferecer produtos sempre renovados e concebidos ao estilo e ao gosto do consumidor brasileiro”, destaca Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil.

Renault anuncia novas ações em responsabilidade social


Durante a cerimônia de inauguração da sua Nova Fábrica de Automóveis, a Renault anuncia também importantes ações de responsabilidade social de iniciativa do Instituto Renault. Em reconhecimento ao trabalho social da médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, a Renault faz uma homenagem especial dando seu nome ao novo Centro Médico do Complexo Ayrton Senna. Falecida em janeiro de 2010, no Haiti, Zilda Arns foi uma personalidades marcantes no cenário mundial por sua dedicação às causas sociais.

O Presidente da Renault, Olivier Murguet, anuncia ainda a doação de um prédio e de um terreno para a Associação Borda Viva, para abrigar um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Com capacidade para atender aproximadamente 120 crianças, o Centro será instalado e administrado pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. As instalações, totalmente novas, possuem 416 metros quadrados de área construída, em um terreno de 1.390 metros quadrados.

A Associação Borda Viva, de quem a Renault é parceira desde 2010, é uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças, jovens e mulheres da região, caracterizando-se como um núcleo de desenvolvimento social da Comunidade Borda do Campo. Anualmente, cerca de 7.000 pessoas são beneficiadas por seus projetos. Os Cmei desenvolvem ações de educação e cuidados para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos de idade, além de fornecer alimentação, segurança e higiene e atividades de recreação e literatura, entre outras.



No âmbito da parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), a Renault realiza a doação de dois veículos para uso da entidade: um Novo Master Furgão, para o transporte de doações recebidas, e também um Fluence, para facilitar os deslocamentos das equipes no estado.

O Provopar atua em parceria com a sociedade civil e órgãos governamentais, colocando em prática programas de natureza social através de ações de caráter emergencial, mediante políticas compensatórias e de caráter estrutural e apoio aos projetos de geração de renda.

Outro momento importante é o anúncio da homologação do Laboratório de Emissões Veiculares da Renault pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Através dele, fica atestada a competência técnica do laboratório tanto do ponto de vista dos recursos humanos como de equipamentos. Este fato proporciona mais autonomia à Renault na realização de seus ensaios e testes com motores.

Instituto Renault: investimento no desenvolvimento social da região


O Instituto Renault, lançado em 2010, atua em quatro eixos de trabalho – Educação, Segurança no Trânsito, Desenvolvimento Social e Diversidade, e Sustentabilidade Ambiental e Mobilidade. Suas ações já impactaram, direta ou indiretamente, cerca de 300.000 pessoas.

A parceria do Instituto com o projeto Borda Viva merece destaque. Focado na comunidade do Bairro Borda do Campo, vizinha do Complexo Ayrton Senna, este projeto atende crianças, jovens e adultos com atividades socioeducativas, espaço de convivência e formação profissional para geração de renda.

As atividades voltadas para a diversidade também têm contam com atenção especial. O Women’s Fórum for Economy and Society, realizado pela primeira vez no Brasil em 2012, foi patrocinado pela Aliança Renault-Nissan. O evento reuniu mais de 400 participantes – entre empresários, políticos e personalidades – para promover novas redes brasileiras e internacionais de ações e oportunidades voltadas às mulheres, para impulsionar negócios, a economia e a sociedade em geral.

No eixo de sustentabilidade ambiental, vale destacar que a Renault possui uma das maiores reservas ambientais do Brasil entre as empresas do setor: 60% de seus 2,5 milhões de m2 são de mata nativa preservada, com presença de mais de 140 espécies de mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis. No Complexo Ayrton Senna 100% dos resíduos são gerenciados: 95% são enviados para reciclagem e 5% são reprocessados. Em 2012, 64 mil toneladas de materiais como isopor, borra de óleo, papel branco, madeira, papelão, plástico e lodo da pintura foram reciclados. Todas as fábricas da Renault são certificadas com a ISO 14.001 desde 2003.



::CONTATOS ASSESSORIA DE IMPRENSA::

Caíque Ferreira – Diretor de Comunicação

Email: caique.ferreira@renault.com

Tel.: (41) 3380-5222 – 3380-3751
Ubirajara Alves - Institucional

Email: ubirajara.b.alves@renault.com

Tel.: (41) 3380-1340
Adriana Costa - Institucional

Email: adriana.costa@renault.com

Tel.: (11) 2184-9420
Glenda Pereira – Produto
E-mail: glenda.pereira@renault.com
Tel.: (11) 2184-8340
Arthur Santos – Produto
E-mail: arthur.santos@renault.com

Tel.: (41) 3380-2109





©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal