2º Ano – 06/03/2017 ciências humanas questão



Baixar 2,38 Mb.
Página1/17
Encontro02.07.2017
Tamanho2,38 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   17

2º Ano – 06/03/2017



CIÊNCIAS HUMANAS
Questão (Enem 2012) Após o retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I fora recebido com grande frieza, seus partidários prepararam uma série de manifestações a favor do imperador no Rio de Janeiro, armando fogueiras e luminárias na cidade. Contudo, na noite de 11 de março, tiveram início os conflitos que ficaram conhecidos como a Noite das Garrafadas, durante os quais os “brasileiros” apagavam as fogueiras “portuguesas” e atacavam as casas iluminadas, sendo respondidos com cacos de garrafas jogadas das janelas.

VAINFAS, R. (Org.). Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 (adaptado).

Os anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro revela

a) estímulos ao racismo.

b) apoio ao xenofobismo.

c) críticas ao federalismo.

d) repúdio ao republicanismo.



e) questionamentos ao autoritarismo.

COM


O Primeiro Reinado foi marcado pelo confronte entre “portugueses”, partidários do Imperador, que governava de forma autoritária e centralizado a partir da Constituição outorgada, e “brasileiros”, que faziam oposição ao imperador e utilizaram diversas formas de pressão para dificultar a acabar com seu reinado.
Questão 02 (Ufu 2010) Para responder a questão, leia o seguinte texto.

O universal é o conceito, a ideia, a essência comum a todas as coisas (por exemplo, o conceito de ser humano). Em outras palavras, pergunta-se se os gêneros e as espécies têm existência separada dos objetos sensíveis: as espécies (por exemplo, o cão) ou os gêneros (por exemplo, o animal) teriam existência real? Ou seriam apenas ideias na mente ou apenas palavras?



(ARANHA, M. L. A. & MARTINS, M. H. Filosofando. 3ª edição. São Paulo: Moderna, 2003, p. 126.)

A resposta correta à pergunta formulada no texto acima, sobre os universais, é:



a) Segundo os nominalistas, as espécies e gêneros universais são meras palavras que expressam um conteúdo mental, sem existência real.

b) Segundo os nominalistas, os universais são conceitos, mas têm fundamento na realidade das coisas.

c) Segundo os nominalistas, os universais (gêneros e espécies) são entidades realmente existentes no mundo das Ideias, sendo as coisas deste mundo meras cópias destas Ideias.

d) Segundo os nominalistas, os gêneros e as espécies universais existem realmente, mas apenas na mente de Deus.

COM

Para os nominalistas, o universal é apenas um conteúdo expresso da nossa mente, expresso em um nome, ou seja, os universais são apenas palavras, sem nenhuma realidade específica correspondente.




Questão 03 Uma característica do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão longitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba, até o extremo oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de 4.319 quilômetros.

Uma característica socioespacial do Brasil resultante do fator acima apresentado é:

a) elevada variação climática

b) presença de domínios naturais diversificados



c) existência de vários fusos horários

d) acentuada unidade topográfica

e) facilidade para o deslocamento rodoviário

COM


A grande distância do ponto de visto longitudinal (leste/oeste) do país não interfere em fatores que dependem da latitude, como o clima, que influencia a presença e os tipos de vegetação. Nesse caso, a grande consequência é a diferença de fusos horários, demarcados oficialmente a partir de quatro diferentes horas legais.
Questão 04 (Ufu 2000) "300 milhões. - Como o senhor da foto virou milionário ...O mérito de Menin foi ter vislumbrado uma oportunidade e apostado suas fichas nela. ... Percebendo que ali podia estar sua galinha dos ovos de ouro, Menin resolveu projetar um negócio para atender aquela clientela. Primeiro, construiu pequenas casas em bairros populares de Belo Horizonte. Depois, passou a vender apartamentos semipadronizados com preços até 25% mais baixos. Após definir seu nicho de mercado, Menin elaborou uma cartilha que a empresa segue à risca até hoje."...

(Veja. N. 15, 12/04/2000, p. 148)

Max Weber define uma tipologia da ação social que é apresentada nas afirmativas abaixo. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de ação social descrita no texto.



a) Ação social racional com referência a fins.

b) Ação social afetiva.

c) Ação social tradicional.

d) Ação social racional com relação a valores.



  COM

O caso apresentado no texto corresponde a uma ação social com referência a fins. A ação de Menin corresponde a um cálculo racional com interesses econômicos. Com o intuito de lucrar, ele criou o negócio de vender os apartamentos populares e alcançou o seu fim: o lucro. Esse tipo de cálculo corresponde à principal manifestação racional da sociedade capitalista



CIÊNCIAS DA NATUREZA
Questão 05 . (Ufpr 2017) Poucos meses antes das Olimpíadas Rio 2016, veio a público um escândalo de doping envolvendo atletas da Rússia. Entre as substâncias anabolizantes supostamente utilizadas pelos atletas envolvidos estão o turinabol e a mestaterona. Esses dois compostos são, estruturalmente, muito similares à testosterona e utilizados para aumento da massa muscular e melhora do desempenho dos atletas.

Quais funções orgânicas oxigenadas estão presentes em todos os compostos citados?

a) Cetona e álcool.

b) Fenol e éter.

c) Amida e epóxido.

d) Anidrido e aldeído.



e) Ácido carboxílico e enol.


Questão 06  

 Experiência – Escrever uma mensagem secreta no laboratório


Materiais e Reagentes Necessários

- Folha de papel

- Pincel fino

- Difusor

- Solução de fenolftaleína

- Solução de hidróxido de sódio ou solução saturada de hidróxido de cálcio


Procedimento Experimental

Utilizando uma solução incolor de fenolftaleína, escreva com um pincel fino uma mensagem numa folha de papel.

A mensagem permanecerá invisível.

Para revelar essa mensagem, borrife a folha de papel com uma solução de hidróxido de sódio ou de cálcio, com o auxílio de um difusor.

A mensagem aparecerá magicamente com a cor vermelha.

Explicação

A fenolftaleína é um indicador que fica vermelho na presença de soluções básicas, nesse caso, uma solução de hidróxido de sódio ou de cálcio.



  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   17


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal