13. Adão e Eva… o que é “pecado original



Baixar 1,53 Mb.
Encontro30.09.2017
Tamanho1,53 Mb.
13. Adão e Eva… O que é “pecado original? [Gn 3] / A

< Desde o Antigo Testamento >


Tal como nós agora, os antigos interrogavam-se acerca da origem do mal no mundo. Essa pergunta tentou ser um tanto esclarecida através do “relato bíblico de Adão e Eva”, a maçã e tudo o mais…

Porque as nuvens, as papoilas, os golfinhos… ajustam-se ao plano de Deus com docilidade (!?). Mas o ser humano não. Exactamente porque ele disse “NÃO” é que perturbou a harmonia da Criação. A verdade é que essa era uma alternativa (oh, o valor da liberdade!), mas arrastava consigo a perda do “Paraíso Terreal”.

Apesar disso, na mesma altura do castigo, Deus destapa a púcara da Esperança. A mulher e a serpente nunca mais andarão às boas, mas de candeias às avessas. A descendência de Eva (o Messias Salvador) esmagará a cabeça da “serpente” (o Maligno tentador) …



13. Adão e Eva… O que é “pecado original? [Gn 3] / B

< Desde o “Antigo Testamento” >
Texto Bíblico (Gn 3, 14-19)
Então, o Senhor Deus disse à serpente:

«Por teres feito isto, serás maldita

entre todos os animais domésticos

e entre os animais selvagens.

Rastejarás sobre o teu ventre,

alimentar-te-ás de terra todos os dias da tua vida.

Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar».

Depois, disse à mulher:

«Aumentarei os sofrimentos da tua gravidez, entre dores darás à luz os filhos. Procurarás apaixonadamente o teu marido, mas ele te dominará».

A seguir, disse ao homem:

«Porque atendeste à voz da tua mulher e comeste o fruto da árvore, a respeito da qual Eu te tinha ordenado: ‘Não comas dela’, maldita seja a terra por tua causa. E dela só arrancarás alimento à custa de penoso trabalho, todos os dias da tua vida. Produzir-te-á espinhos e abrolhos, e comerás a erva dos campos. Comerás o pão com o suor do teu rosto,

até que voltes à terra de onde foste tirado; porque tu és pó e ao pó voltarás».





  • É o problema da liberdade humana… O que é ser livre? ... É possível sermos livres… “Independentemente” livres? ...

    • Poderá haver liberdade sem responsabilidade? ...



  • Todo o pecado pode ser definido como a “invasão do terreno de outrem”… É aquilo de «a minha liberdade acaba onde começa a liberdade do outro»… Já tinhas pensado?...



  • E aqui entra o problema (mistério!) da existência do mal no mundo (Porquê?)… Como tal mistério será inexplicável, mas, serias tu capaz de traçar alguma “pista” de luz? ...


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal