1 tdp da Equipe Roboime para a categoria ieee standard Educational Kit (sek) Arturo de Souza



Baixar 452,32 Kb.
Página1/2
Encontro01.09.2018
Tamanho452,32 Kb.
  1   2


1

TDP da Equipe RoboIME para a categoria IEEE Standard Educational Kit (SEK)

Arturo de Souza, Bruno B. A. Ruas, Carlos A. D. Pinto, Efísio R. Neto, Lucas B. Germano, Lucas de Brito dos Reis, Nicolas S. de M .M. de Oliveira, Paulo Ferreira Rosa

Instituto Militar de Engenharia(IME) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
email: arturossouza@gmail.com, bruno.barbosa.ismart@gmail.com, carlos.adpinto@gmail.com, efisioneto2@gmail.com, lucasbg97@hotmail.com, lucas.brito.reis@hotmail.com, nico14142@gmail.com, rpauloime@gmail.com.



Resumo — Neste artigo serão apresentadas informações sobre dois robôs que serão utilizados para participar da LARC/ CBR 2016 na categoria IEEE Standard Educational Kit (SEK), com explicações das ideias centrais e ilustrações de componentes que serão utilizados.

  1. Introdução


Este documento refere-se a informações da equipe RoboIME para a participação da categoria Standard Educational Kit (SEK) na LARC / CBR 2016, competição que tem por objetivo incentivar e desafiar alunos de graduação a construírem robôs móveis autônomos capazes de realizar a tarefa proposta de cada ano.

A equipe da RoboIME será composta por alunos da graduação do Instituto Militar de Engenharia, cursando o curso básico da instituição.

Para a organização do documento, serão apresentadas três partes, sendo elas: A competição, robô coletor principal e robô coletor secundário.

  1. A Competição


Para a competição deste ano de 2016, foi preparada uma tarefa que consiste no resgate de bonecos específicos, que no contexto criado, são seres de outro planeta que devem ser resgatados, pois características do planeta em que sem encontram ameaçam suas vidas. Para isso, foram estipuladas as regras descritas abaixo.

Para a competição, haverá uma arena dividia em cinco áreas, três áreas maiores, e duas áreas menores. As áreas menores são os locais de partida do robô e os locais onde os mesmos deverão deixar os bonecos resgatados. Estas arenas menores são pintadas de uma determinada cor (verde ou azul). Esta cor determina qual a cor dos bonecos que deverão ser levados às respectivas áreas: área verde corresponde aos bonecos pretos, enquanto área azul corresponde aos bonecos brancos.

As áreas maiores da arena possuem características diferentes. Uma delas contém a porta para todas as outras áreas, sendo que cada porta se encontra em uma aresta diferente (quatro portas para as quatro outras áreas). Outra área, possui, além de uma parede em cada aresta, uma parede fixa, porém de posição indeterminada. Esta parede, porém, sempre irá ter uma de suas extremidades em uma aresta ou vértice da área. Na terceira região, existe um círculo preto, onde se encontram bonecos vermelhos. Estes bonecos nunca deverão ser retirados da referida área. Em qualquer uma dessas áreas grandes, podem ser encontrados bonecos pretos ou brancos.

O objetivo da competição é resgatar o máximo de bonecos da cor correta para a sua área menor. Dois times competirão na mesma arena ao mesmo tempo, verificando-se, ao final de 10 minutos, qual time conseguiu mais pontos.



Considerando o desafio proposto nessa competição, é possível visualizar algumas tarefas importantes a serem realizadas: identificar os bonecos a serem salvos, não tentar salvar bonecos indevidos e levar os bonecos para suas devidas áreas. Tendo em vista tais tarefas, a equipe pensou em construir dois robôs distintos, que serão especificados abaixo, um robô coletor principal e um robô coletor secundário.

Figura 2.1 - Arena da competição[1]


  1   2


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal