1º Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção



Baixar 3,04 Mb.
Encontro28.10.2017
Tamanho3,04 Mb.




1º Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção

10º Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção



8 a 10 de novembro de 2017 - Fortaleza - Ceará - Brasil




instruções para PREPARAÇÃO de artigos de congresso – sibragec-SBTIC 2017 – FORTALEZA - CE

SOBRENOME01, Nome (1); SOBRENOME02, Nome (2); SOBRENOME03, Nome (3)

(1) Titulação, instituição de vínculo, telefone, e-mail: fulano.tal@dominio.br (2)Titulação, Instituição de vínculo, e-mail: sicrano.ta.@dominio.br, (3) Titulação, instituição de vínculo, e-mail: beltrano.tal@dominio.br

resumo


Este documento apresenta instruções para formatação de artigos de congresso para análise do Comitê Científico do 10o Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção – SIBRAGEC 2017 e 1º Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção – SBTIC 2017, organizados como um evento de maneira conjunta. O resumo deverá conter, no máximo, 300 palavras, apresentando de forma concisa e em parágrafo único o objetivo do artigo, método adotado para o desenvolvimento do estudo e resultados alcançados ou contribuições do trabalho.

Palavras-chave: Formatação, Instruções, SIBRAGEC–SBTIC 2017.

abstract


This document provides instructions to authors for preparing a paper to be submitted to the Scientific Committee of the 10th Brazilian Symposium of Construction Management and Economy – SIBRAGEC 2017 and the 1st Brazilian Symposium on Information and Communication Technology for Construction – SBTIC 2017, organized as a join event. The abstract must have a maximum of 300 words, briefly presenting in a single paragraph the objective of the paper, method applied for the development of the study, and results or contributions of this paper.

Keywords: Formatting, Instructions, SIBRAGEC-SBTIC 2017.
  1. INTRODUÇÃO


Neste documento são apresentadas as principais diretrizes para a elaboração do artigo completo de congresso no que diz respeito à apresentação gráfica (tipo e tamanho de caracteres, espaçamento entre linhas e parágrafos, formatação de tabelas e figuras, entre outras), à estrutura e ao procedimento para a submissão dos artigos.

Para facilitar este processo, este documento já possui a formatação de estilos personalizados para a elaboração do texto. O autor pode, portanto, utilizar este arquivo como modelo para esta finalidade.

Os textos em não conformidade com as instruções apresentadas a seguir não serão publicados.

Na etapa de submissão dos artigos para avaliação, os nomes dos autores devem ser omitidos, bem como toda e qualquer informação que possa vir a identificar a autoria do trabalho (nas referências a dissertações e teses que dão origem ao artigo, por exemplo). Essas informações devem ser complementadas após parecer final de aprovação, para envio da versão final do artigo.

Recomenda-se que a introdução apresente, objetiva e claramente, o contexto do estudo desenvolvido, escopo/limitações do mesmo, aspectos metodológicos e objetivo do trabalho.

  1. formatação geral

  2. Número de páginas


O artigo, incluindo figuras, tabelas e referências, não deve exceder 8 páginas e o arquivo digital não deve ultrapassar 3Mb.
  1. Tamanho da folha e margens


O texto deve ser configurado em folha tamanho A4 (210 x 297mm). As margens esquerda e direita devem ter 3 cm, enquanto as margens superior e inferior devem ter 2 cm. A área de impressão corresponderá a um retângulo de tamanho 150 x 257 mm. Procure utilizar toda a área disponível. Exceções podem ser admitidas quando for necessário começar uma nova seção, título, subtítulo ou legenda, podendo, nesses casos, serem alocados no início da página seguinte.

Na primeira página, deverá ser apresentado o cabeçalho contendo a identificação do evento. Na configuração da página deverá ser acertado para que na pasta seja marcado o item e deverá ser assinalado para o cabeçalho . Na pasta referente às margens do cabeçalho, a distância deverá ser igual a <2 cm>.



O título do trabalho deverá iniciar conforme estilo de parágrafo já personalizado para tal finalidade. O título do trabalho deverá estar contido em, no máximo, duas linhas. O título deve ser claro e objetivo de forma a indicar a essência do artigo.
  1. APRESENTAÇÃO GRÁFICA

  2. Versão eletrônica dos artigos


O arquivo com o texto completo deverá ser enviado ainda sem os nomes e afiliações dos autores, para que sejam submetidos ao processo de avaliação por pares do evento.
  1. Caracteres


O texto deverá ser elaborado utilizando-se fonte Times New Roman, com variações no tamanho, estilo e efeito da fonte, conforme apresentado no Quadro 1.

Quadro 1 – Tamanho, estilo e efeito da fonte

Estilo

Tamanho

Estilo

Efeito

Título do trabalho

14

Negrito

Todas em maiúscula

Nome dos autores

12

Negrito

Nenhum

Contato

10

Normal

Nenhum

Títulos do Resumo e do Abstract

12

Negrito

Todas em maiúscula

Corpo de texto do Artigo

12

Normal

Nenhum

Corpo de texto do Resumo e palavras-chave

10

Normal

Nenhum

Corpo de texto do Abstract e keywords

10

Itálico

Nenhum

Títulos primário

12

Negrito

Todas em maiúscula

Títulos secundário e terciário; Título de Tabela, Quadro e Figura

12

Negrito

Nenhum

Cabeçalho da Tabela e do Quadro

11

Negrito

Nenhum

Corpo de texto da Tabela e do Quadro

11

Normal

Nenhum

Nota de fim, indicação de fonte de ilustrações, quadros, tabelas, etc.

10

Normal

Nenhum

Fonte: SIBRAGEC 2011
  1. Alinhamento, espaçamentos entre linhas e entre parágrafos


Como regra geral, o corpo do texto do artigo deverá ser elaborado com alinhamento tipo “justificado”. Os títulos deverão ser alinhados à esquerda, enquanto que o título principal, nome dos autores e forma para contato deverão ser centralizados. Os títulos, sem indicativo numérico, como resumo, agradecimentos e referências devem ser centralizados (NBR 14724, 2011). No Quadro 2 são apresentados os espaçamentos entre parágrafos de cada estilo, sendo que, entre linhas, deve-se utilizar espaçamento “Simples”, independente do estilo.

Quadro 2 – Espaçamento entre parágrafos e tipo de alinhamento

Estilo

Espaçamento entre parágrafos (número de pontos)

Alinhamento

Antes

Depois

Título do trabalho

0

6

Centralizado

Nome dos autores

12

6

Centralizado

Formação profissional, Contato

0

0

Esquerdo

Fonte: SIBRAGEC 2011

Quadro 2 – Espaçamento entre parágrafos e tipo de alinhamento (cont.)

Estilo

Espaçamento entre parágrafos (número de pontos)

Alinhamento

Antes

Depois

Títulos do Resumo e Abstract

20

6

Centralizado

Título primário

18

6

Esquerdo

Títulos secundário e terciário

12

6

Esquerdo

Corpo de texto do resumo, abstract e do artigo

0

6

Justificado

Títulos da Tabela e Figura

12

6

Centralizado

Cabeçalho e corpo de texto da Tabela

2

2

Centralizado

Nota de fim

0

0

Justificado

Fonte: SIBRAGEC 2011

  1. Tabelas, quadros, figuras e equações


Um cuidado adicional deve ser tomado com relação às Tabelas, Quadros e Figuras, pois os arquivos originais poderão sofrer uma redução. Assim, aconselha-se não utilizar caracteres muito pequenos.

Especificamente com relação aos Quadros, aconselha-se seguir o modelo apresentado neste documento. Se necessário, pode-se reduzir a fonte para o tamanho 10, apenas nas tabelas e nos quadros.

As Tabelas, Quadros, Figuras, Fotografias e Equações devem ser numerados. A sua numeração deve ser em sequência de acordo com o título da legenda (Exemplo: Tabela 1, Tabela 2, etc.; Figura 1, Figura 2, etc.). No corpo do texto, estes elementos devem ser citados com letra inicial maiúscula (Exemplo: Tabela 1, Figura 2, Quadro 3, Eq. 4 etc.).

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação deve estar posicionada na parte superior, precedida da palavra designativa (figura, tabela, quadro, gráfico, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título, conforme Figura 1, Quadro 1 e Tabela 1. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver), conforme a NBR 14724 (2011).

Figura 1 – Ciclos de Pesquisa-ação desenvolvidos

Fonte: HIROTA (2001)

As equações devem ser centralizadas e numeradas conforme já exposto anteriormente, sendo que esta numeração deve ser feita entre parênteses, conforme exemplo a seguir.



(1)

onde, IC = indicador de consumo;

QM = quantidade de material;

QS = quantidade de serviço.

Todas as variáveis envolvidas nas equações devem ser explicitadas ao longo do texto ou logo em seguida à apresentação da equação.

  1. ESTRUTURA do ARTIGO


O artigo deverá ser estruturado da seguinte forma:

  • cabeçalho;

  • título do trabalho;

  • nome dos autores;

  • filiação profissional e endereços para contato;

  • resumo de, no máximo, 300 palavras;

  • palavras-chave (de três a cinco);

  • abstract;

  • keywords;

  • texto principal;

  • referências;

  • agradecimentos (opcional);

  • anexos (opcional);

  • nota de fim (opcional).

Importante: não se deve fazer uma folha de rosto, ou seja, deve-se iniciar o texto principal logo após as palavras-chave em inglês.
  1. submissão do artigo


Os trabalhos devem ser enviados à Coordenação do Comitê Científico através do sistema Easychair disponível no seguinte endereço eletrônico:

https://easychair.org/conferences/?conf=sibragecsbtic2017

Ao submeter um resumo ou artigo deve ser escolhido somente um tópico dentre todos os tópicos listados para os dois eventos. O resumo deve ser escrito diretamente no sistema, não sendo necessário sua carga (“upload”).

Outras informações podem ser obtidas no site do evento: www.sibragectic.2017.ufc.br.

  1. recebimento dos artigos


Os textos devem ser enviados até, no máximo, 20 de maio de 2017. O processo de avaliação por parte do Comitê Científico deverá ser concluído até 30 de Junho, com envio de parecer final aos autores. O upload das versões finais dos artigos aprovados deverá ser efetuado até 28 de julho de 2017.
  1. conclusões ou Considerações finais


Solicita-se aos autores seguir rigorosamente as instruções constantes neste documento. Para as situações não atendidas neste documento, sugere-se a adoção de uma resolução que não esteja completamente em desacordo com as diretrizes apresentadas.

Nesta seção, sugere-se que os autores destaquem as contribuições do trabalho apresentado, sintetizando resultados obtidos, amarrando a discussão teórico-conceitual apresentada.


Referências


Observem que neste item devem ser listadas apenas as referências citadas ao longo do texto. A anotação das referências deve estar de acordo com a norma da ABNT: NBR-6023 (2002). Vide alguns exemplos, a seguir:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR-6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 14724: Informação e documentação – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

BERTELSEN, S.; KOSKELA, L. Managing the Three Aspects of Production in Construction. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 10., Gramado, 2002. Proceedings... Gramado: IGLC/UFRGS, 2002.

BRASIL. Lei n.o 8666, de 21 de junho de 1993. Institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2001.

FARAH, M.F.S. Tecnologia, processo de trabalho e construção habitacional. 1992. 297f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

HALTENHOFF, C.E. Discussion the contractor-subcontractor relationship: the subcontractor’s view. Journal of Construction Engineering and Management, v. 120, n. 2, p. 332-333, Sept. 1995.

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE SÃO PAULO (SEBRAE/SP). O desempenho das micro e pequenas empresas (MPEs) da construção civil paulista. Nov. 2000. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2000.

SHASH, A.A. Bidding practices of subcontractors in Colorado. Journal of Construction Engineering and Management, v. 124, n. 3, p. 219-225, May/Jun. 1998.

SOUZA, U.E.L. Projeto e implantação do canteiro. São Paulo: Editora O Nome da Rosa, 2000. 92p.


ORIGEM DO ARTIGO

O presente artigo é originado de uma pesquisa de mestrado (ou de doutorado ou de conclusão de curso de graduação ou de iniciação científica) desenvolvida no programa de Pós Graduação Tal.

AGRADECIMENTOS (Opcional)


Ao CNPq e à CAPES, pelo apoio recebido.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal