1. Qual a principal causa das guerras entre árabes e judeus, que se verificam no Oriente Médio?



Baixar 171,02 Kb.
Encontro15.09.2018
Tamanho171,02 Kb.

1.Qual a principal causa das guerras entre árabes e judeus, que se verificam no Oriente Médio?

2.A economia do Oriente Médio sofre influência direta do clima, solo e topografia do terreno. Quais as principais atividades econômicas da região?

3.A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Cite exemplos de alguns países que compõem o Oriente Médio.

4.A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicação das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua “Cidade Santa” (Jerusalém) na Ásia Ocidental. Que religiões são essas?

5.Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. O que motivou a Guerra dos Seis Dias?

6. “A primeira lição é que a Primavera Árabe é um processo, e não um evento. Nunca ninguém poderia imaginar que os governantes árabes, e as elites que os sustentavam, um dia cairiam ou morreriam. O papel do Ocidente sempre foi ambivalente. Ele sempre esteve nos dois lados – ansioso por encorajar as novas democracias, mas sem derrubar as velhas autocracias”.

HARDY, R. Democracia ou desordem? As quatro lições da Primavera Árabe. BBC Brasil, 11 jul. 2013. Acesso em: 17 ago. 2015.

Diante das considerações acima expostas, qual a posição dos países ocidentais em relação à Primavera Árabe?

7.O que motivou a guerra de Yom Kippur?

8-A questão religiosa é um dos fatores que fundaram as zonas de instabilidade no Oriente Médio. A cidade de Jerusalém é considerada sagrada para quais religiões?

9-A ocupação e colonização da Faixa de Gaza, Cisjordânia e das Colinas de Golan por Israel sobre seus vizinhos árabes, foi iniciada a partir de que guerra?

10-Qual o interesse dos Estados Unidos em fazer de Israel seu aliado?

11-O descontentamento gerado pela repressão israelense à população palestina da Cisjordânia e da Faixa de Gaza desencadeou diversas manifestações civis. Conceitue intifada.

12-A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. O que explica essas situações conflituosas?

13-Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Entre esses atritos também merece destaque a Guerra de Yom Kippur, de que forma aconteceu essa guerra?

Sobre a crise do petróleo de 1973, leia as afirmativas abaixo:

I - Em 1973, o valor do barril se manteve estável por meses, causando imensos prejuízos aos exportadores de petróleo;

II - A crise entre os produtores orientais de petróleo e o bloco capitalista piorou com o estouro da Guerra do Yom Kippur, resultando no aumento do preço do barril;

III – Após a guerra do Yom Kippur, as nações árabes vizinhas a Israel, produtoras de petróleo, organizaram um boicote contra toda a nação que apoiasse a causa dos israelenses.

Indique a alternativa:

a)se apenas a afirmativa I estiver correta.

b)se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

c)se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

d)se apenas a afirmativa III estiver correta.

e)se todas as alternativas estiveram corretas.

14- (UnB) As discordâncias entre árabes e israelenses apresentam as seguintes características, EXCETO:


a) controle de rotas marítimas
b) interesses industriais
c) interesses raciais e religiosos
d) interesses ideológicos
e) n.d.a.
15-A crise do petróleo de 1973 foi deflagrada após o conflito árabe-israelense do Yom Kippur e o embargo dos países que produziam a matéria-prima aos países que a consumiam e que tinham apoiado os israelenses no referido conflito. Qual o nome da organização que congrega os países produtores de petróleo?

a)ONU


b)NAFTA

c)OPEP


d)ALCA

e)Commonwealth


16.. (UENP) Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira.

I. A Caxemira é uma região disputada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, em virtude de localizarem-se, nessa área, as nascentes dos rios Indo e Ganges, além de outras razões.

II. Índia e Paquistão travaram três guerras desde a independência da Inglaterra, em 1947. Duas delas foram por disputas da Caxemira.

III. A Índia controla 40% da Caxemira; o Paquistão, um terço; a China, o resto.

IV. Os muçulmanos são maioria na região e há 12 anos eles começaram a lutar pelo separatismo, num conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propõe um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional.

Estão corretas:

a) todas as assertivas

b) apenas I e II

c) apenas II e III

d) apenas III e IV

e) apenas I e IV

17- (UEA) Índia e Paquistão disputam a região da Caxemira desde 1947. Os intensos conflitos armados entre esses países os levaram a uma acirrada corrida armamentista que culminou com a sua entrada no grupo de países detentores de armas nucleares. As causas dos conflitos na região da Caxemira estão relacionadas

(A) ao imperialismo francês, que colonizou a região e juntou povos com diferentes religiões e culturas.

(B) A sua posição geográfica estratégica, localizada no sul da Índia, sendo a principal rota marítima das grandes embarcações.

(C) As diferenças religiosas entre a Índia, de maioria hindu, e a região da Caxemira, de maioria muçulmana.

(D) As rivalidades milenares entre povos paquistaneses, de origem báltica, e os indianos de origem muçulmana.

(E) A presença de fartas reservas de petróleo, que torna a região estratégica para o desenvolvimento da Índia.

18-(Uneal) A Caxemira é um dos focos de conflito na atualidade. Ela é o pivô de uma disputa entre os seguintes países:

a) China e Índia.

b) Paquistão e China.

c) Paquistão e Índia.

d) Índia, Paquistão e Afeganistão.

e) China, Índia e Paquistão

19-(Uece) Localizado no sudoeste do continente asiático, o Oriente Médio é um território limitado pelosmares Negro, Mediterrâneo e Vermelho, pelo Golfo Pérsico e pelo Mar Arábico, no Oceano Índico. Em termos geopolíticos é considerado como um barril de pólvora devido ao complexo e explosivo clima político, fundamentado por princípios religiosos que orientam permanentes conflitos. Sobre o território em questão, assinale o INCORRETO.

a) Nele se concentra a maior riqueza do continente asiático. Localizados no Golfo Pérsico, os seus lençóis petrolíferos são considerados os maiores do globo terrestre.

b) A Faixa de Gaza e a Cisjordânia constituem as principais áreas de conflitos entre árabes e judeus, palcos de sangrentas manifestações travadas entre radicais islâmicos, bem como, de radicas israelitas que não desejam a formação de um estado palestino.

c) O fundamentalismo islâmico, cujo ideário é a revogação dos costumes modernos e a aplicação da lei corânica à vida cotidiana, bem como, uma rejeição completa ao mundo moderno, galgaram o cenário político do Oriente Médio, a partir da Revolução Xiita iraniana, em 1979.

d) Com exceção do Líbano, onde a maioria da população segue o judaísmo, os demais países do Oriente Médio professam o islamismo como religião

20.- Ao limitar a maioria dos casais da China continental a um filho, a Comissão Nacional de População e Planejamento Familiar afirma que cerca de 400 milhões de nascimentos foram prevenidos de 1979 em diante.

"Os nascimentos prevenidos na China também são significativos para a preservação dos recursos naturais e meio ambiente em todo o mundo", diz o professor Yuan Xin, do Instituto de População e Desenvolvimento, parte da Universidade Nankai. "Mas esse mérito poderia ser desperdiçado caso a população chinesa viesse a consumir de modo incansável, como fazem os ocidentais, dado o tamanho da população do país".

Os dados oficiais demonstram que o consumo per capita chinês é 20% inferior ao dos Estados Unidos. Caso fossem iguais, o uso total de energia na China seria quatro vezes maior que o norte-americano.

De acordo com Yuan, o governo chinês reconheceu o potencial de consumo excessivo e adotou políticas que encorajam uma economia e estilo de vida "verdes". Promoveu o fechamento de indústrias poluentes e que consomem energia intensamente, desencorajou a compra de automóveis por meio de diversas medidas, promoveu a separação do lixo reciclável e a conservação de água e energia, e proibiu a distribuição de sacolas plásticas.

O texto revela os resultados das práticas de controle do crescimento e do modo de vida da população chinesa promovidas pelo governo. Entretanto, como um possível problema ou efeito colateral futuro dessa política, podemos citar:

a) O aumento das disparidades econômicas entre as diferentes regiões chinesas.

b) Problemas relacionados à previdência social e à aposentadoria, em virtude da inversão da pirâmide etária da população.

c) Diminuição do nacionalismo chinês em virtude do aumento da influência da globalização, o que poderia provocar a fragmentação do território da China.

d) As estratégias de redução de consumo podem provocar aumentos excessivos de inflação na economia chinesa.


20-Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries), também conhecidos como "Tigres Asiáticos". São eles:

a) Coreia do Sul, Coreia do Norte, China e Taiwan (Formosa).

b) Hong Kong, Taiwan (Formosa), China e Coreia do Sul.

c) Taiwan (Formosa), Cambodja, Coreia e China.

d) China, Coreia, Hong Kong e Cingapura.

e) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura.

21-.Os Novos Tigres Asiáticos são países subdesenvolvidos que recentemente, em razão de investimentos estrangeiros, têm atingido altos níveis de industrialização. Os países que formam esse grupo são:

a) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura.

b) Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Vietnã.

c) Indonésia, Coreia do Sul, Taiwan, Filipinas e Cingapura.

d) Malásia, Tailândia, Hong Kong, Cingapura e Vietnã.

e) Brasil, México, Malásia, Vietnã e Hong Kong.

22- (USJT) Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coréia do Sul são países que nos últimos anos têm mostrado forte crescimento econômico caracterizado por uma economia aberta e com grande parte da produção destinada à exportação. Esses países são conhecidos como:

a) os quatro grandes


b) os leões orientais
c) os quatro gigantes
d) tigres asiáticos
e) templos de consumo

23-Os Novos Tigres Asiáticos são países subdesenvolvidos que recentemente, em razão de investimentos estrangeiros, têm atingido altos níveis de industrialização. Quais os países que formam esse grupo?

24-Qual a principal característica do desenvolvimento industrial dos Novos Tigres Asiáticos?

25-Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries), também conhecidos como "Tigres Asiáticos". Que países são esses?

26- A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. O que motivou esse desenvolvimento acelerado?

27-(UEMT) “A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram as entraves das condições iniciais.” O texto se aplica a que país?

28-Esta etapa da história do Japão foi marcada por um veloz processo de modernização, que culminou na transformação deste país em potência planetária. Ao longo deste reinado a nação japonesa não esteve isenta de ser convertida em um mero fantoche do Ocidente, ou em uma colônia da Europa ou dos Estados Unidos.

O fato acima tem relação com que Era?

29-"...grandes conglomerados empresariais originados dos clãs familiares, como a Mitsubishi, a Mitsui, a Sumitomo, a Yasuda, dentre outros, que passaram a dominar cada vez mais a economia japonesa, atuando praticamente em todos os setores industriais"
Como são denominados esses conglomerados empresariais?

30- É correto afirmar que as dominações europeias e japonesas, na China, foram facilitadas pelo atraso tecnológico? Explique.

31-Após o desenvolvimento industrial da Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura, outros países asiáticos receberam altos investimentos financeiros e consequentemente obtiveram um desenvolvimento econômico. Esses países ficaram conhecidos como os novos Tigres Asiáticos. Que nações são essas?

32-Por apresentarem quais características Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura receberam a denominação Tigres Asiáticos?



33-Cite razões importantes que concorreram para o grande desenvolvimento industrial do Japão, após a Segunda Guerra Mundial

34-A pode ser associada a captação de maciços investimentos dos EUA pelo Japão, após a Segunda Guerra Mun­dial?

35-A população chinesa é uma mistura de 56 nacionalidades. Qual o dialeto oficial?

36-Explique o que são chaebols.

37- O que foi o “ milagre japonês”?

38- Caracterize a Era Meiji.

39- Onde há a maior concentração humana no Japão?

40- Apesar de ser um país desenvolvido o Japão possui algumas deficiências, quais seriam elas?

41-As principais indústrias que se instalaram nos Novos Tigres Asiáticos foram:

a) Têxteis, alimentícias, de calçados, brinquedos e eletrônicas.

b) Naval, petroquímica, construção civil e têxteis.

c) Alimentícias, automobilísticas, eletrônicas, madeireiras e siderúrgicas.

d) Mecânica, cosméticos, farmacêuticas, petroquímicas e construção civil.

42- Por apresentarem quais características Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan (Formosa) e Cingapura receberam a denominação Tigres Asiáticos?

43- Quais fatores contribuíram para ascensão econômica dos Tigres Asiáticos?

44-Como é distribuída a população chinesa em seu território?

45-Que estratégias econômicas foram adotadas no China durante o governo de Deng Xiaoping?

46- O que são as Zonas econômicas especiais chinesas?

47- Como a economia chinesa pode ser caracterizada?

48- Diferencie China Continental e China Insular.

49- Os países conhecidos como Tigres Asiáticos, que se destacam por uma grande pujança econômica, caracterizam-se, basicamente, por:

a) exibirem elevados índices de produção de petróleo e aço.

b) serem altamente industrializados, porém muito dependentes de matérias-primas.

c) apresentarem economia baseada no setor primário com emprego de numerosa mão


de obra.

d) apresentarem elevada produção industrial destinada essencialmente ao mercado interno. 

50-Um dos principais desafios enfrentados pelos Novos Tigres Asiáticos é:

a) Conseguir competir com os preços internacionais.

b) Diminuir a influência estatal na economia.

c) Atrair mais investimentos estrangeiros para dinamizar a economia.



d) Diminuir os conflitos políticos internos e externos que prejudicam o desenvolvimento econômico dos países que integram esse grupo.

e) Diminuir a dependência em relação ao capital estrangeiro por meio do fortalecimento de suas empresas locais.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal