1, Completo por Extenso2, Segundo Autor Nome Completo por Extenso3, Terceiro Autor Nome Completo por Extenso



Baixar 37,32 Kb.
Encontro06.11.2017
Tamanho37,32 Kb.
Modelo para elaboração do resumo expandido – Título em português¹
Primeiro Autor Nome1, Completo por Extenso2, Segundo Autor Nome Completo por Extenso3, Terceiro Autor Nome Completo por Extenso4, Quarto Autor Nome Completo por Extenso5, Quinto Autor Nome Completo por Extenso1,2, Sexto Autor Nome Completo por Extenso1,4, Sétimo Autor Nome Completo por Extenso1,2,3, Oitavo Autor Nome Completo por Extenso4,5
1 Tipo de vínculo, Instituição X, Endereço; 2 Tipo de vínculo, Instituição Y, Endereço; 3 Tipo de vínculo, Instituição Z, Endereço; 4 Tipo de vínculo, Instituição W, Endereço; 5 Tipo de vínculo, Instituição K, Endereço;
Resumo: Este artigo descreve o estilo e normas a serem utilizadas na confecção de resumos expandidos para publicação nos anais do XII Congresso Nordestino de Produção Animal. O Resumo e Abstract devem conter, no máximo, 400 palavras. Devem ser redigidos de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução e material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões, sem equações, citação bibliográfica ou abreviação não definida. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente. O texto deve ser justificado, começando por Resumo: seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda. Deixar uma linha em branco após o resumo (Abstract).
Palavras-chave: Registrar entre três e seis palavras-chave. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, após o Resumo. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final e não devem repetir palavras já contidas no título
Título em inglês


Abstract: Texto com as mesmas informações do Resumo e obedecendo a mesma formatação e estilo.


Keywords: Registrar entre três e seis keywords. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, em inglês, após o Abstract. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final e não devem repetir palavras já contidas no título

Introdução

O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo (parágrafo) de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar um breve histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de enfatizar os motivos da pesquisa, terminar a seção apresentando os objetivos do pesquisador. Os autores devem lembrar que Resumos Expandidos com número superior a três páginas serão recusados. Deixar uma linha em branco logo após a Introdução.


Material e Métodos

O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo (parágrafo) de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar de maneira clara e objetiva as metodologias utilizadas bem como a obtenção das amostras, caracterizar o material estudado e a análise estatística utilizada. Deixar uma linha em branco logo após o Material e Métodos.


Resultados e Discussão

O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo (parágrafo) de 1,0 cm da margem esquerda. Destacar os principais resultados, fazendo chamadas pertinentes para Tabelas ou Figuras, que deverão ser inseridas, sequencialmente, no texto. Deve-se evitar o uso de abreviações não consagradas e de acrônimos, tais como: “o T4 apresentou desempenho superior ao T2 que por sua vez diferiu do T1 e T3”. Este tipo de redação, embora seja cômodo para o autor no momento da elaboração do resumo, é de difícil compreensão para o leitor. Quando apropriado, apresentar análise estatística dos dados. Analisar de maneira crítica os resultados ante o conhecimento atual, evitando o excesso de comparações com a literatura. Deixar uma linha em branco logo após os Resultados e Discussão.


Conclusões

Deverá explicar claramente, sem abreviações, acrônimos ou citações, o que os resultados da pesquisa permitem concluir, utilizando frases curtas, separadas por parágrafos. Esta seção não deve ser confundida com um resumo dos resultados, e deve destacar o progresso e as aplicações que o trabalho proporciona. Deixar uma linha em branco logo após a Conclusão.


Agradecimentos

Tópico optativo que deverá conter os principais agradecimentos. O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo (parágrafo) de 1,0 cm da margem esquerda. Deixar uma linha em branco logo após os Agradecimentos.
Referências

Apresentar cinco referências, no máximo, em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT NBR 6023: 2002, que estão resumidas em INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS.






©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal