1- qual o objetivo da escola científica da administração?



Baixar 16,07 Kb.
Encontro04.01.2018
Tamanho16,07 Kb.
1- Qual o objetivo da escola científica da administração?

A organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade. Com intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.



2- Quem foi Taylor?
 É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completado trabalho. Para ele, a Administração e a organização devem ser estudadas de maneira científica e não empírica.


3-Explique o conceito de homo economicus.
O homo economicus, ou, homem econômico é aquele ser que é basicamente influenciado por recompensas econômicas, salariais e materiais. Ele não faz um trabalho por que gosta, mas pela necessidade de receber dinheiro para viver. Assim, os incentivos salariais e os prêmios de produção fazem com que o homem dê o máximo de si para obter um ganho maior.

.
4-Explique a divisão do trabalho e especialização dos operários, segundo Taylor. Dê exemplos de profissionais especializados.



A divisão do trabalho é a definição das tarefas que todos os indivíduos deve fazer para cumprir as atribuições de seu cargo. Ela corresponde à soma dos atributos de cada um na organização. A consequência da Divisão do Trabalho é a especialização do operário, onde cada um deve fazer as suas tarefas de maneira mais eficiente e eficaz possível. A divisão corresponde ao que fazer enquanto a especialização determina como fazer, partindo-se do pressuposto de fazer cada vez melhor, independente de ser no sentido qualitativo quanto quantitativo.


5- Para o administrador, quais as vantagens e desvantagens da especialização do trabalho?

As vantagens: A especialização de tarefas pode levar ao aumento do alcance de controle dos níveis mais altos da hierarquia organizacional, uma vez que o número de subordinados pode ser maior com a especialização. Explorar vantagens comparativas: A especialização de tarefas permite a empresa a combinar os funcionários com as tarefas baseadas com suas habilidades e interesses. Menores despesas com treinamento: Com tarefas especializadas cada empregado é treinado para completar apenas uma função, reduzindo os custos de treinamento. A não especialização de tarefas faz com que os empregados sejam treinados para mais de uma função o que pode ser mais caro. Os trabalhos são menores e podem ser feitos de maneira eficiente.

As desvantagens: Menor possibilidade de explorar sinergias (complementaridades) entre tarefas. Custos de coordenação: A atividade dos empregados especializados tem que ser coordenadas e isso podem levar à sobrecarga de supervisores e também desenvolver procedimentos para coordenar as atividades pode ser muito caro. Menor flexibilidade para realocar pessoas para outras funções e/ou departamentos. Miopia funcional: empregados especializados tendem a focar em suas funções individuais. Segundo Daft, “com muita especialização, os funcionários são isolados e fazem apenas um único serviço entediante”. Muitas empresas estão aumentando os serviços para proporcionar maiores desafios ou atribuindo equipes às tarefas para que funcionários possam circular entre os vários serviços desempenhados pela equipe.

6-Segundo Fayol, quais são as atividades realizadas pelo administrador? Explique cada uma delas.


  • Prever: visualizar o futuro e traçar um programa de ação que tenha unidade, continuidade, flexibilidade e precisão.

  • Organizar: constituir o organismo material e social da empresa.

  • Comandar: dirigir a equipe para atingimento dos objetivos globais.

  • Coordenar: unir e harmonizar as atividades do negócio, sincronizar coisas e ações, adaptando os meios aos fins.

  • Controlar: verificar se o realizado está de acordo com o previsto (regras e planos).


7- Quais os princípios da administração segundo fayol?
Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação do interesse particular ao interesse geral, Remuneração do pessoal, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade, Iniciativa, União do pessoal.

8- Explique a Teoria Clássica da administração desenvolvida por Fayol.

É uma escola de pensamento administrativo caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização operacionais e gerenciais, bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção).



9- Qual a Principal característica da Administração Científica?

a. Ênfase nas tarefas.
b. Ênfase na estrutura.
c. Ênfase no planejamento.
d .Ênfase no controle.
e. Todas as alternativas.
10- Duas origens da Abordagem Clássica da Administração são:
a. Crescimento acelerado e desorganizado das empresas e necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações para enfrentar a competição.
b. Crescimento acelerado e desorganizado das empresas e necessidade de maquinizar a indústria e aumentar a produção.
c. Necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações para fazer frente à competição, a necessidade de aproveitar a experiência da organização militar.
d. Necessidade de aproveitar a experiência da organização militar e o crescimento acelerado e desordenado das empresas.
e. Nenhuma das alternativas.

11- Qual a Principal característica da Teoria Clássica?

a. Ênfase nas tarefas.
b. Ênfase na estrutura.
c. Ênfase no planejamento.
d. Ênfase no controle.

12-Para os autores clássicos, os elementos da administração são também chamados:


a. Funções do administrador.
b .Funções da empresa.
c. Departamentalização.
d. Princípios gerais da administração.
e. Nenhuma das alternativas.

13- Fayol pertenceu:

a. A corrente dos engenheiros da administração.
b. A corrente da Administração Científica.
c. A corrente da anatomia e fisiologia da organização.
d. A Teoria das Relações Humanas.
e. Nenhuma das alternativas.


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal